<body>

sábado, 8 de setembro de 2007 por Flávio Fly

 

Orkut = Fonte de Inspiração?!



Você com certeza já se deparou com algumas fotos... digamos... excêntricas pelo Orkut e já se perguntou de onde sai tanta inspiração para as mesmas, não é verdade?!

A hilaridade existente em muitos álbuns de membros da rede é realmente indiscutível. Boa parte deles gosta de mostrar seu (pseudo) lado artístico através de poses, caras e bocas, cenários notáveis e (até) uma pitada de Photoshop.

Freqüentemente, a linha do bom senso é ultrapassada e muitas gargalhadas surgem ao navegarmos pela comunidade online. Mas convenhamos, sem isso, o Orkut não seria tão atrativo e divertido quanto é. Sendo assim, os ataques extremos de “estrelismo” são muito bem-vindos.

E quanto a você, que está lendo isso e é membro do Orkut, essa inspiração já surgiu na sua vida (fotográfica)?! Você tem alguma foto artística, daquelas que todos elogiam, mas no fundo estão chamando de bizarra?! Se não tem, está esperando o quê?! Solte o Paulo Zulu ou Gisele Bündchen que há dentro de você!

::comente:: |

Sobre o surrealismo, Buñuel e o cão andaluz.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007 por João Marcos (tomate)

 


Texto: João Ernesto



As cenas são colocadas montando uma incógnita. A idéia de sonho é imposta pelo espectador. A trilha sonora se confunde com o ritmo das imagens tornando difícil saber quem dá o tom. O Surrealismo de Buñuel é, além de um marco, uma forma de abrir espaço para as variadas formas de se fazer cinema.

O manifesto surrealista, assinado por André Breton em 1924, pretendia fazer do “instinto um ponto de partida para uma nova linguagem artística”. Foi esse movimento que impulsionou, 5 anos depois, o lançamento de “Un chien andalou”(“Um cão andaluz”), primeiro filme do diretor espanhol Luís Buñuel em parceria com Salvador Dalí.

Na primeira cena somos familiarizados com o poder de Buñuel em fazer o espectador se angustiar, incitando nossos pensamentos e nossa capacidade de aceitar o que está sendo colocado a nossa frente. Um homem que afia sua navalha em noite de lua cheia, um corte num globo ocular feminino e o choque criado por uma cena que entrou pra história do cinema. De forma magistral o filme se impõe e nenhuma explicação plausível pode ser imposta (a não ser por métodos psicanalíticos). A angústia dá lugar ao prazer proporcionado pela maneira espontânea como filme se mostra.

Cada cena com sua essência e sem nenhuma explicação, como já foi dito, tudo pelo prazer de fazer cinema, de transcender o surrealismo à sétima arte. Robert Short, artista surrealista, disse uma vez que “o surrealismo chega ao seu auge quando faz o dia-dia estranho”, Buñuel consegue isso de maneira surpreendente em seu primeiro filme. “Um cão andaluz” marcou a história do cinema, pois foi impulsionado pela situação do mundo que se encontrava de cabeça para baixo no período entre guerras. Luís Buñuel não via porquê em fazer algo com sentido em um mundo que estava fora de ordem. Esse argumento é universal e constantemente atualizado, vivemos em um mundo louco e desordenado, no entanto queremos explicações para tudo que nos cerca. A ausência de sentido é vista com preconceito e aversão pela maioria do público, que logo rotula qualquer manifestação surrealista como algo fútil e banal, e esquecendo que qualquer manifestação artística tem o poder de falar por si e que o Surrealismo é para ser sentido e não entendido.




Curiosidade 1:
- No lançamento de Um cão andaluz, em 1929, Buñuel encheu seus bolsos de pedras por medo da reação do público,para sua surpresa o público adorou o filme e ele teve que descarregar os bolsosdiscretamente.

Curiosidade 2:
- A parceria de Buñuel com Salvador Dali durou apenas dois fimes. Um cão andaluz e A idade de ouro. Após o último filme Dalí se dedicou a ganhar dinheiro e a menosprezar seus velhos amigos, o que fez a amizade acabar de forma melancólica.


Curiosidade 3:
- Um chien andalou nasceu de um sonho de Buñuel e outro de Dalí. Algumas imagens dos sonhos são colocadas no filme, como “a nuvem cortando a lua como que cortando um olho” e “umamão rastejante, com formigas”.

Curiosidade (isso ta parecendo “Superinteressante”) 4:
- É de Buñuel a frase “sou ateu, graças a deus”.








P.S.: Darwin sempre com suas lembranças e seu comprometimento com o blog. Esse menino é divino, com rima ou sem rima.


::comente:: |

"Una furtiva lagrima"*

por Ingrid Baquit

 


Italiano de Módena, Luciano Pavarotti nasceu no dia 12 de outubro de 1935. Cantor lírico, interpretava as obras de Verdi, Puccini e Donizetti, entre outras.

Começou na ópera em abril de 1961. Teve tanto sucesso, que começou a ser requisitado em vários países da Europa. Estreou na América em 1965, em Miami, ao lado de Joan Sutherland, substituindo outro tenor. Desempenhou tão bem o papel, que passou a realizar turnês com seu novo parceiro, Sutherland.

Seu maior êxito foi em 1972, em Nova York, que o coloca como um dos maiores da música erudita. Canta uma ária de Puccini na copa do mundo de 1990, na Ítalia. No mesmo ano, junta-se com dois maravilhosos tenores espanhóis: Plácido Domingo e José Carreras. "Os três tenores", como são conhecidos, acompanhados do maestro Zubin Mehta, repetem recitais por 3 copas do mundo: 1994, nos EUA; 1998, na França e 2002, no Japão. Juntos, têm o álbum de música clássica mais vendido do mundo.

Pavarotti anuncia sua turnê final em dezembro de 2004, com mais de 4 décadas emocionando. Canta na abertura dos jogos de inverno de Turin, em fevereiro de 2006. Ausenta-se por motivos de doença (câncer no pâncreas), sendo operado em julho. Seu estado se agrava no verão de 2007, e é internado no hospital. Morre na madrugada de 6 de setembro de 2007, deixando saudades e boas lembraças para aqueles que apreciavam sua envolvente voz, seu carisma e suas parcerias.




* música interpretada por Pavarotti

::comente:: |

Ceará Original SoundFashion

quarta-feira, 5 de setembro de 2007 por Darwin

 



A união entre os vários tipos de mídia já foi discutida nessa coluna, e é consenso que o mundo caminha nesse rumo, a exposição Ceará Original Sound Fashion, em cartaz no Centro Referencial do Professor vem ratificar essa tese. A fusão entre música, moda, e artes plásticas é sedutora e instigante. Representar através de fotos a sonoridade das músicas de artistas cearenses é mais uma maneira de procurar uma identidade artística cearense.


“Trazendo artistas como modelos, paisagens como cenários e peças do estilista Mark Greiner como figurino. Ceará Original Soundfashion é a reunião de uma nova geração cearense de artistas visuais traduzindo graficamente as faixas da coletânea Ceará Original Soundtrack II”.

A coletânea Ceará Original Soundtrack II lançada na exposição, une artistas ligados à tradição como Dona Zefinha e Zabumbeiros Cariris a outros com uma proposta inovadora como Montage e Karine Alexandrino. indo de um extremo a outro a coletânea consegue mostrar (mesmo que sem profundidade) o que está sendo produzido aqui, a diversidade musical cearense é a marca registrada da coletânea.

“É o resultado do que essas duas forças criativas (música e moda) podem trazer a luz quando reunidas: a diversidade, a beleza, a delicadeza, a ousadia, a generosidade, a vontade, o passado, o futuro”.



o cd
George Belasco& o Cão Andaluz
Herlon Robson
Montage
Antônio Hortêncio
Cidadão Instigado
O Sonso
Fossil
Dona Zefinha
Dj Fil
Blues Label
Facada
Chico Paes
Costa a Costa
Dj Natal
Zabumbeiros Cariris
Macula
Geraldo Júnior
A Pessoa Bob
Karine Alexandrino
Heriberto Porto
Dona Maria

Fotos
Filipe Acácio, Dadá Petrole, Nicolas Gondim, Lia de Paula, Maíra Ortins, Fred Teixeira, Patrícia Araújo e Charles W.



serviço
Exposição Ceará Original Soundfashion
De 31 de agosto a 22 de setembro
Galeria Antonio Bandeira
Av. Conde D'Eu, 560 - Centro
Fortaleza-CE
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas; aos sábados, das 10 às 17 horas.
Entrada franca

Marcadores: ,

::comente:: |

Poluição Visual: OAB elabora projeto para criação da lei Cidade Limpa

terça-feira, 4 de setembro de 2007 por Anônimo

 

Não precisa nem andar pelas principais avenidas da cidade de Fortaleza para notar a grande presença de placas, outdoors e outros agentes da poluição visual.
A poluição visual não causa só a desordem na paisagem da cidade como, também, admite a especialista em combate à poluição visual pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) Maria Luiza Távora, contribui com o aumento do stress cotidiano. Já a escritora Rocélia Santos do jornal O Povo acrescenta "é tanta publicidade em um curto espaço que não dá tempo nem de checar, mais profundamente, o que está se querendo anunciar". Sem falar que a maioria das publicidades são irregulares.
Foi tendo conhecimento desses fatos que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, apresentou, na última terça-feira, à prefeitura de Fortaleza o projeto para criação da lei Cidade Limpa, lei que já entrou em vigor no estado de São Paulo.
A LEI 8221-98 ant. 9o. proibe a colocação de engenhos de publicidade sobre qualquer forma. O projeto consiste em impôr a lei em locais que já tenham publicidade/propagandas em excesso. Também está na lei a censura de volantes ou folhetos com incorreções de linguagens, ofensas, etc.
Nós, publicitários (ou futuros), precisamos direcionar nossa criatividade para novas formas de fazer propaganda e não mais necessitarmos dos agentes poluidores visuais.

Marcadores: ,

::comente:: |

:: o blog ::

  

Um blog mantido por estudantes de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. O tema do blog é a comunicação em si. Uma abordagem informal sobre as principais formas de comunicação social.

 

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online