<body>

CQC! Será que custa muito?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008 por Roger Pires

 

Para marcar a reestréia do Blog EmFormação, rersolvi escrever sobre um programa televisivo chamado Custe o Que Custar, ou simplesmente CQC, como é mais conhecido. Antes de começar, é importante ressaltar que as colunas de Jornalismo e Publicidade foram extintas, mas esta coluna, COMUNICAÇÃO, propõe tratar os dois assuntos numa forma de revezamento. Mas vamos lá...
O CQC é composto por 7 homens que, de alguma forma, já participavam do cenário do humor e/ou da televisão nacional. Os sete são: Marcelo Taz, Rafinha Bastos, Marco Luque, Rafael Cortez, Oscar Filho, Danilo Gentili e Felipe Andreoli. Cada um desempenha um perfil no programa e o principal deles, sem dúvida, é o experiente Marcelo Taz, ou o cara do "POR QUE SIM NÃO É RESPOSTA" da castelo ra-tim-bum, que, além de ser o principal apresentador, está por trás da idealização dos quadros.
O programa CQC é um humorístico, ai já aparece sua marcante característica: muitos consideram o tipo de humor praticado no programa como humor inteligente. Humor inteligente né? É aquele que é mais difícil de entender? Aquele que para rir você tem que ser mais informado? Ah tah! Um humor para elite cultural! Que bom! Se eu defendo elitismo? Não, não... Apenas entendo que se esse tipo de humor vai forçar as pessoas a se informarem mais para entender, isso é ótimo para a formação da população. Temas variados são tratados no programa, política e seus representantes, por exemplo, são bem alfinetados pelo componentes do CQC.
Outra coisa que me chamou muita atenção na pesquisa desse texto, foi a recorrente comparação ao programa Pânico na TV, e concordo com a idéia de que o CQC não limita-se a fazer rir, mas a inserir críticas.O quadro PROTESTE JÁ, no qual uma problemática que interessa à sociedade é abordada com o intuito de resolver o problema, usa o humor sátiro para causar uma mudança. Já o Pânico, se faz muito superficial e efêmero, apesar de muito criativo. O CQC Brasil é apenas uma adaptação de um programa internacional, nesse ponto ele perde muito no fator originalidade. No quesito edição, o panico perde. O CQC é muito bem montado e os efeitos inseridos na tela são bem mais criativos; o pânico usa um estilo mais trash.

O Quadro mais interessante, na minha opinião, é o Repórter Inexperiente, conduzido por Danilo Gentili, nele é feito uma crítica severa aos repórteres "preguiçosos". Danilo se passa por um repórter que está fazendo sua primeira entrevista e comete gafes monstruosas, muitas vezes irritando o entrevistado. Mas é exagerado o que ele faz né? Isso não existe na realidade jornalística...
Outra diferença percebida no CQC é a liberdade que os apresentadores têm de falar sobre qualquer assunto e pessoa, assim, inteligentemente, usam o tom de brincadeira para "apertar as buchechas" de alguém ou fazer um comentário pessoal.
Para concluir, deixo minha crítica altamente positiva para esse programa e indico a quem não assistiu ainda, aproveitar que hoje é segunda-feira e sintonizar na BAND às 22:15 ou clicar nos lins abaixo e ver pelo youtube mesmo.

Quanto ao título, será que custa muito fazer um programa diferenciado e que proponha, no mínimo, algum tipo de reflexão ou mudança? Acho que não, o que falta é interesse nisso. É bem mais fácil apenas entreter, fazer rir abestalhadamente e estimular o consumismo.

links:

REPÓRTER INEXPERIENTE - DANILO GENTILI X AGNALDO TIMÓTEOhttp://www.youtube.com/watch?v=mNttVSvCt3M

PROTESTE JÁ - VAGAS PARA DEFICIENTEShttp://www.youtube.com/watch?v=VdWLyBla2dc

SITE OFICIAL DO PROGRAMA: http://www.band.com.br/cqc/



::comente:: |

:: o blog ::

  

Um blog mantido por estudantes de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. O tema do blog é a comunicação em si. Uma abordagem informal sobre as principais formas de comunicação social.

 

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online