Sábado a Noite
sábado, 1 de setembro de 2007 por Darwin
Tentativa de fazer um crítica de cinema sobre "Sábado a Noite" de Ivo Lopes de Araújo
“Um filme sobre fortaleza”, é o que está escrito no anúncio, com esse título alguns desavisados podem esperar um filme sobre as atrações turísticas de Fortaleza ou coisa assim... Eu esperava isso... A proposta do filme é mostrar um novo olhar sobre essa cidade feia e suja, a fotografia em preto e branco mostra esse lado esquizofrênico da cidade, onde o rústico e o moderno brigam por espaço a cada instante. Em alguns momentos o espectador tem a impressão de está assistindo uma performance em uma exposição de artes plásticas.
O roteiro é conduzido pelos habitantes, eles decidem se o filme entra em suas vidas, mas o personagem principal é a cidade. As pessoas são responsáveis pelo caráter emocional do filme, crianças brincando em uma rodoviária deserta, um casal de namorados, uma vendedora de revistas entediada...
O som é um dos elementos que se destacam, é um retrato sonoro da cidade, a quase total ausência de diálogos é angustiante, os ruídos têm uma musicalidade estranha, uma música que ouvimos todos os dias, mas preferimos deixar de lado.
O filme começa na BR e segue até a rodoviária, é ali que a história se desenrola e onde entram as pessoas que guiaram a câmera. Eu não sei como esse filme foi visto pelos que não conhecem Fortaleza, mas por não está acostumado com o cinema cearense é normal que as pessoas tentem descobrir onde fica cada local da filmagem.
“Sábado a Noite” causou grande polêmica não só por seu estilo inovador que desagradou a alguns, mas também pelo fato de ter ganhado o edital do programa DOC TV e recebido dinheiro público para fazer o filme, bem o problema é que a forma como todo esse dinheiro foi gasto não está muito clara no filme, que tem uma estrutura bem simples.
Pra quem não viu o filme e é aluno do Curso de Comunicação Social da UFC ele está disponível no DATA, pra quem não é aluno de lá... Procure um aluno e assista ao filme com ele!
Agradecimentos
A Domitila pela infra-estrutura e ao João Ernesto pelas discussões que levaram a esse texto.
Nota
O Cineclube precisa de ajuda para ser mantido! Quem estiver disposto a participar fique atento a comunidade http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=350651&tid=2544096495229162996&na=1&nst=1 ou apareça terça-feira 19h na Casa Amarela!
Marcadores: cinema, Darwin Marinho
Efêmeras como a própria vida..
quinta-feira, 30 de agosto de 2007 por Ingrid Baquit
Já vi acontecer tudo
Não ouvi fala de mudo,
Mas vi reza de ateus
E vi dança de entrudo
Mais um caso cabeludo
Bem longe dos Pirineus
Dessas que gostam de festa
Samba, forró e seresta,
Não se faz nem de dengosa
Com um fogo da mulesta
Ela dança que nem presta
E diz que é carinhosa.
Toda hora que se vê
Ela só vive a dizer
Que está beijando muito.
Não sei se vai se perder
Pra não se arrepender
Ela sonda o intuito.
Ninguém vai adivinhar
Sua vida é só dançar,
Basta alguém dizer o mote
Quando menos esperar
Vê logo ela se esbaldar
Dançando o forró no pote.
Proibições na Propaganda Brasileira
terça-feira, 28 de agosto de 2007 por Saulo Lima Lemos
Ultimamente, você deve ter visto algumas comerciais “anti-álcool” na televisão. Pois bem, saiba que tudo não passa de uma campanha do governo contra a propaganda de bebidas em tal meio de comunicação.
Ele pretende reduzir os prejuízos causados pelo excesso consumo de bebidas alcoólicas, mostrando o lado ruim do produto. “A propaganda evidentemente mostra só o lado da alegria, da felicidade do congraçamento entre os amigos, da paquera, mas não mostra o outro lado, os riscos envolvidos no consumo abusivo do álcool”.
Levando em consideração todo o “pacote”, eu tenho que discordar da medida do governo. É certo que alguns podem estar pensando “Mas isso vai dar certo. Já funcionou uma vez, quando proibiram as propagandas do cigarro. Muita gente deixou de fumar por isso, então, muita gente vai deixar de beber por isso”. Sim, isto é verdade. É o lado bom de toda a questão, mas, eu, como futuro publicitário, tenho que “defender meu espaço no mercado”. Se os empregados não poderem colocar mais suas propagandas, o que eles deveriam fazer? Sim, a bebida tem seus males, se consumida em EXCESSO. É Tanto que em todas as propagandas aparece um pequeno aviso “beba/aprecie com moderação”. E não é verdade também dizer que o aviso é pequeno demais e que ninguém percebe e que as empresas não se importam com a vida das pessoas, e sim em ganhar dinheiro. A Skol já fez uma campanha que usou toda uma propaganda para dizer que quando se bebe, não dirige.
Cabe a nós tomarmos isso como exemplo, e não exagerar no consumo, pois, é principalmente contra isto que o governo está lutando. Apreciem com moderação e, se beberem, não dirijam.
Fonte:
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/08/10/Brasil/Governo_quer_regulamentar_a_propa.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=tHqOaCt9h0I
Marcadores: Publicidade, Saulo Lima
Assunto : Rádio
segunda-feira, 27 de agosto de 2007 por Roger Quentin Pires
O Rádio é um meio prático, de grande alcance, pode passar a notícia quase em tempo real e é praticamente um companheiro que te informa. Porém, com a popularização da Televisão e o advento da internet o público do rádio foi significativamente reduzido. Existem poucos rádio-jornais atualmente. No fim deste texto, indico alguns.
Nesses últimos dias fiz uma espécie de pesquisa perguntando a um público variado três perguntas simples sobre o assunto:
1. O QUE VOCÊ OUVE NO RÁDIO?
2. VOCÊ JÁ OUVIU ALGUM PROGRAMA JORNALÍSTICO NO RÁDIO?
3. O QUE TE FARIA OUVIR RÁIDO COM MAIS FREQUÊNCIA?
A maioria das respostas da primeira pergunta foi MÚSICA e, por conseguinte, na segunda, a resposta predominante foi NÃO. Concluo então que poucas pessoas sabem da existência de programas jornalísticos nas rádios, quiçá escutam algum tipo de jornalismo. Quanto à terceira questão, muitos me responderam que programas com formatos diferentes (leia-se menos monótonos), conteúdos mais diversificados e mais praticidade os fariam utilizar mais esse veículo.
Acredito que a internet é a principal aliada para ‘’revitalizar’’ o Rádio e o rádio-jornalismo. A web proporciona uma melhor transmissão do sinal e também fornece variadas ferramentas.Por exemplo, no caso de pessoas que não tem o horário livre para ouvir os programas de dia podem baixar os programas gravados quando acessarem a rede ao chegar do trabalho. E , por fim, uma renovada geral na programação acompanhada por uma forte campanha; programas com novos formatos e novos temas juntamente com a divulgação dessas novidades.
AM CBN 1010 – Programação diária de notícias http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/home/index.asp
Jornal da Manhã - Jovem Pan 94.7 FM
Noticiário Nacional - Seg. à Sáb. A partir das 6:00
Alerta Geral – SomZoon sat. 90.7 FM
Noticiário local (Ceará ) - Seg. à Sáb. das 7:00 às 8:00
Nenhum recado novo?! Ninguém no MSN?! Ouça rádio pela internet ou ligue seu aparelho! Tem muita coisa boa!
Marcadores: Jornalismo, Roger Q. Pires
Sobre os preços dos livros no Brasil
domingo, 26 de agosto de 2007 por Beatriz Jucá
É sério, porque eles são tão caros? Quer dizer, publicar um livro com uma capa legal, um papel de alta qualidade e com um projeto gráfico bacana não deve sair muito barato ( ainda mais levando em conta que as vendas não serão lá isso tudo, já que estamos falando do Brasil). Então pra quê isso? Por que não publicar edições mais simples para vender por um preço mais acessível?
Marcadores: Literatura