<body>

"Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair"

sábado, 7 de julho de 2007 por João Marcos (tomate)

 


Sebastião Salgado (1944 - ) pode ser definido como um fotógrafo que sabe dosar a arte com as causas sociais. Nascido em Aimorés, Minas Gerais, formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo. Começou a carreira de fotógrafo no início dos anos 70.

Em 1986, lançou o primeiro livro, “Outras Américas”, sobre as condições de vida dos pobres da América Latina. Suas obras mais conhecidas são: “Trabalhadores” (1996), um registro do trabalho manual em vários países; “Terra” (1997) com imagens que denunciam a luta pela posse da terra no Brasil e “Êxodo” (2000), um retrato do sofrimento de refugiados ao redor do mundo.

É esse engajamento social que move sua fotografia. Tem preferência pelo preto & branco, porque segundo ele, pode “concentrar a emoção e permitir que a imagem seja interpretada pelo que é.” Sabe mexer perfeitamente com a contraluz, técnica muito difícil da fotografia. Por causa dessa sua rara sensibilidade ganhou muitos dos principais prêmios internacionais da fotografia. Suas imagens mostram a realidade tal como ela é. Nunca precisou pedir ao fotografado um gesto, uma pose. Seu trabalho é feito captando algo naturalmente, sendo essa uma das suas grandes características.

Segundo ele, sua ideologia social se formou quando militou no movimento comunista nos anos 60, levando esse engajamento para o mundo da fotografia.

Em 1997, quando publicou o livro “Terra”, um verdadeiro manifesto em apoio aos trabalhadores sem-terra no Brasil, afirmou: “Os acampamentos de sem-terra à beira das estradas às vezes podem ser mais cruéis que os acampamentos de refugiados sob a proteção das Nações Unidas”. O livro tem prefácio de José Saramago e um CD com músicas inéditas de Chico Buarque.

Atualmente, Sebastião Salgado mora em Paris, com sua mulher e seus dois filhos. Tem ajudado muitas organizações humanitárias como a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional, doando direito de reprodução das suas fotografias para ilustrar campanhas sobre causas sociais. Ele foi nomeado representante especial do UNICEF em 2001.

As fotos são impactantes. Levam as pessoas a reflexão, a identificação com o sofrimento do outro, mas não apela para emoções baratas e sim para uma tomada de posição diante das injustiças sociais.


____________________________________________________________________


Aqui estão algumas fotos que eu considero as melhores:







----- Refugees in the Korem camp, foto da Etiópia (1984).







::comente:: |

Diário do Cinéfilo

sexta-feira, 6 de julho de 2007 por Darwin

 

Recentemente me aventurei a ver um desses filmes que não acrescentam nada a quem está assistindo, tanto que estou fazendo um esforço enorme para lembrar do filme que vi “O quarteto fantástico e o Surfista Prateado”. Mas primeiro vamos falar sobre o que me levou a ver esse filme. Tem dias que não dá para assistir filmes complicados como o 13 homens e um novo segredo (não que seja um filme inteligente o roteiro é cheio de brechas e termos complicados pra dar a sensação de ser um filme inteligente, mas só consegue ser um filme confuso), por sinal nem vi o filme e me contaram qual é o maldito segredo... Mas tudo bem, vivendo e aprendendo a conviver com esse tipo de chato... Retomando o assunto, nesse dia estavam em cartaz no Iguatemi seis filmes ocupando as 12 salas, nenhum deles era brasileiro. Depois de vários sorteios e longas discussões o filme escolhido foi “13 Homens e um novo segredo”. Em menos de 10 minutos de filme resolvi mudar de sala, por conveniência e falta de uma opção decente entrei na que estava passando O quarteto fantástico. Aparentemente as pessoas estavam interessadas em ver o filme, o que já é espantoso... Para justificar ausência de um roteiro interessante o filme é cheio de efeitos especiais e isso vende muito. Conseguiram a proeza fascinante usar todos os clichês das histórias em quadrinhos e do cinema em um único filme... O filme arrecadou US$ 330 milhões no mundo todo, o que é compreensível já que a maioria da população prefere ir ao cinema e ver um filme totalmente alheio a sua realidade, do que ver alguma coisa que a faça pensar e que gere um certo incômodo, a partir desse desconforto vem a discussão e a conscientização. Mas de vez em quando é bom ver um desses filmes inúteis, pra dar umas risadas, falar mal dos produtores e escrever um texto leve e sem compromisso para um blog.

Marcadores: ,

::comente:: |

Os Festivais dos pequenos grandes

quinta-feira, 5 de julho de 2007 por Dan

 

É sabida a grande carência financeira no teatro, ainda mais no Nordeste, onde a arte é ainda menos valorizada. Porém, em contraponto a essa situação, a efervescência cultural local é muito intensa, e a necessidade de se fazer teatro supera esse problema. Esse foi um dos motivos que levou à realização do Festival de Esquetes.

“Esquete [do ingl. Sketch.] S.m. Teat. Pequena cena de revista teatral ou de programa de rádio ou de televisão.” Novo Dicionário Aurélio.

Na foto o ator Silvero Pereira, na esquete Uma Flor de Dama,
que depois tornou-se espetáculo longo.

A esquete é uma cena curta, um mini-espetáculo, com tempo médio de quinze minutos. Tendo curta duração e menor custo que um espetáculo longo, tornou-se uma excelente opção para o fazer teatral. Se hoje, com o teatro ocupando cada vez mais seu espaço, já é difícil fazer e viver da arte que se faz, imagina há onze anos. Nesse tempo não havia nenhum festival de teatro em nossa cidade, e foi por isso que o diretor, ator e produtor Carri Costa criou o FESFORT (Festival de Esquetes de Fortaleza). A idéia era ter um lugar onde os grupos locais pudessem expor seus trabalhos.

O Festival disseminou a idéia das pequenas cenas, e hoje Fortaleza tem três festivais de esquetes de importante alcance: o FESFORT, o FECTA (Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece) e o Festival de Esquetes Bilu e Bila. Foram nesses festivais que grandes grupos de hoje surgiram, como o Bagaceira e o Cabauêba. Hoje os festivais são abertos para grupos dos interiores também, e tornaram-se oportunidades, vezes únicas, de jovens talentos se apresentarem e crescerem.

Os festivais são competitivos e contam com uma equipe que debate os espetáculos com os grupos, possibilitando que pessoas mais experientes possam ajudar no crescimento dos trabalhos. O caráter temporal da esquete, um público garantido pelo festival e essa equipe debatedora deslimita panoramas, levando muitos grupos à ousar e experimentar novas concepções e estilos, trazendo aos palcos, cada vez mais, novos estudos e reciclagens contemporâneas.

É infinita a série de pontos positivos para esses festivais que tanto auxiliam na produção local e engrandecem a arte em poucos minutos. O FESFORT é realizado anualmente no mês de abril, o FECTA está sendo realizado essa semana, e o Festival de Esquetes Bilu e Bila está com inscrições abertas até o dia 20 de julho. Segue a baixo a programação do FECTA para hoje, amanhã e sábado. E para quem se interessar, irei me apresentar hoje às 18:30 no FECTA com a esquete Uma Palavra Por outra. (Merchan)

FECTA – Programação dos dias 05, 06 e 07.


QUINTA FEIRA- 05/07/07

  • 8H- Oficina do som ao silêncio com Tomaz de Aquino
  • 16:30H-TORTURAS DE UM CORAÇÃO- Trupe Artística Clã dos Inhamuns- Tauá (Mostra de Rua Pça Mestre Pedro Boca Rica
  • 17h- ALÔ, ME CHAMO NINGUÉM- Cia Sonhar de Artes Cênicas- Fortaleza (Mostra de Rua Pça Mestre Pedro Boca Rica
  • 17:30H – O ESPÍRITO- Cia Comossomos de Teatro e Performance Fortaleza (Mostra Paralela sala Nadir Papy Sabóia)
  • 18H- ABAJU LILÁS-Grupo Lira Fortaleza (Mostra Paralela sala Nadir Papy Sabóia)

  • 18:30- competitiva- UMA PALAVRA POR OUTRA- Grupo Trama 7 (Teatro Morro do ouro)
  • 19H- competitiva- ALÉM DO PONTO- Grupo Alexandra Marinho (Teatro Morro do ouro)
  • 19:30- competitiva- GLÓRIA E TEREZA DE ÁLBUM DE FAMÍLIA-G. Aspas de Teatro-Fortaleza (Teatro Morro do ouro)
  • 20H- competitiva A IDA AO TEATRO- Grupo Trama 7- Fortaleza
  • 20:30- DEBATE

SEXTA FEIRA- 06/07/07

  • 8H- Oficina de Rua com Pedro Gonçalves – Sala Nadir Papy Sabóia)
  • 16:30-NAS GARRAS DA VERDADE- Grupo Carruagem- Aracati (Mostra de Rua Pça Mestre Pedro Boca Rica)
  • 17H- O AFORTUNADO- Grupo de Teatro do espaço Ser Jovem-Caucaia (Mostra de Rua Pça Mestre Pedro Boca Rica
  • 17:30H – ÍNDIOS- Crianças do projeto Social Formar do Grupo Arte de Viver(Convidado) Fortaleza (Mostra Paralela sala Nadir Papy Sabóia)
  • 18H- A DEMISSÃO- Grupo Moleza Fortaleza (Mostra Paralela sala Nadir Papy Sabóia)

  • 18:30- CANSEI DE SER FRIA- Homenageado GRUPO IMAGENS- (Teatro Morro do ouro)
  • 19h- Competitiva- RERIUS, A ORIGEM DE NOSSA TABA- Cia. Teatral Caras e Bocas- Reriutaba (Teatro Morro do ouro)
  • 19:30- competitiva- BRASIL REAL- Cia. De Teatro Nós- Fortaleza
  • 20H competitiva ESBOFETEADA- Cia. Chorume Teatral- Fortaleza (Teatro Morro do ouro)
  • 20:30- competitiva- BEM ME QUER MAL ME QUER- Arriégua Produções Artísticas –Pacajus (Teatro Morro do ouro)
  • 21H- DEBATE

SÁBADO- 07/07/07- ENCERRAMENTO Teatro das Marias

20H- ONDE CANTA A JANDAIA- Cia. Teatral Acontece
21H- Premiação Mostras: Rua, Paralela e Competitiva
22:30- Festa dançante INFECTANDO com DJ Arlan Elton

Marcadores: ,

::comente:: |

Post EXTRA!!!

por Roger Quentin Pires

 


Aqui vai uma postagem especial para os nossos leitores que, independente da quantidade, tem muita qualidade e representam bastante para nós.
O Blog recentemente fez 40 dias ''no ar'' e vem atendendo nossas expectativas. Um número razoável de acessos, comentários incentivadores, boas críticas... enfim.
Na última semana participamos do seminário do PARC da UFC. Participamos de discussões e fizemos exercícios, enfocando a leitura crítica da mídia em geral. Foi muito enriquecedor.
*tem um texto nosso lá! ''Diagnóstico da oficina de leitura crítica da mídia''
Para terminar, estamos com alguns projetos em andamento para melhorar o blog : player de áudio, player de vídeo e contador por IP. Nosso web-barba já está a par disso. Teremos também duas entrevistas, que já estão programadas.
Continuem nos lendo!!!

Marcadores:

::comente:: |

Isso que você vê é o que realmente vê?

terça-feira, 3 de julho de 2007 por Anônimo

 

Propaganda subliminar vem ao nosso conhecimento através das mensagens subliminares existentes para todos os cinco sentidos: Visão, olfato, paladar, tato e audição. Sendo mais comum através da visão. A mensagem subliminar carrega diversas contradições, mas a maior delas ainda é se existe ou não. Mas essa crença deve ser concluída individualmente.

Para melhor tentar explicar esse fenômeno vou puxar para meios científicos e comprovados quanto à mensagem subliminar visual: Nossos olhos focam sempre o objeto principal da imagem: o que seria responsabilidade da visão central, enquanto que a maior parte ‘do nosso mundo visual’ está na área que chamamos de visão periférica. Geralmente, são essas imagens captadas a nível subliminar, ou seja, captadas e enviadas ao nosso cérebro de forma inconsciente, involuntariamente. Por isso ela ser tão perigosa, não notamos a sua presença.
...Picnic...




A primeira aparição da propaganda subliminar se deu no filme norte-americano Picnic (em 1956 foi publicado o primeiro registro de idéia subliminar. Essa história é antiga, não?), no Brasil, exibido como Férias de Amor. Durante o filme, imagens eram projetadas com a velocidade de três mil para cada segundo – para dar movimento a um filme são necessárias apenas 24 fotogramas por segundo. Eram flashes imperceptíveis ao olho humano que traziam mensagem estimulantes como “coma pipoca” e “beba coca”. Diversas pessoas assistiram sem ter noção da experiência.E num é que deu certo? Foi registrado um aumento de pouco mais de 57% na venda de Coca Cola e 18% na venda de pipocas.




Você não acredita?
...Analisando as cores...



Essa forma podemos encontrar em dois grupos fortes em suas propagandas: McDonald´s e, novamente, a Coca Cola ( Investindo forte mais uma vez em mensagens subliminares).

Coca cola igual a preta e vermelha: onde preto significa abafado e vermelho significa calor. Ou seja, quantas vezes já proferimos a frase: Que calor é esse! Ah, uma coca bem gelada!



Já no McDonald´s,o amarelo significa vazio e o vermelho, calor: provocando a sensação de fome de comida quente.





Talvez você ainda não esteja acreditado, não é?



...“Hare Krishna”...

Um professor interessado em seitas e religiões, durante sua pesquisa, nota algo diferente no movimento “Hare Krishna”. De acordo com suas conclusões, esse movimento possui os cinco sentidos como forma de persuasão.
“Logo na entrada do templo, verifica-se a representação gráfica de vários
deuses, sempre vestidos de roupas muito coloridas. Seus adeptos vestem-se de
roupas igualmente coloridas, cada representação uma posição hierárquica dentro
da seita. O indivíduo imediatamente é inundado por um mar de incensos e ervas
aromáticas. Em seguida, quase que instintivamente é levado a tocar nos de senhos
e pinturas representativas dos deuses. Ao som das cítaras ou outros instrumentos
hindus, o visitante vai saborear o “prasadan”, que é a comida consagrada dos
deuses e que, certamente vai pagá-lo pelo estômago. Não à toa que milhares de
jovens e adolescentes se dispuseram a conhecer o templo e nunca mais voltaram.”
...Nova Schin...

Um comercial de cerveja, transmitido pela TV em setembro de 2003, causou grande polêmica: (Você deve lembrar dessa propaganda)Uma passeata caminha em direção ao apreciador de cerveja, sambista e pagodeiro Zeca Pagodinho. O qual está recusando a cerveja (da marca Nova Schin) que o garçom está servindo. Até que, do meio da multidão, surge um rapaz que fala “Peraí, peraí. Deixa comigo!” e gesticula algo no ouvido do cantor, algo que não é identificável. E Zeca dá um gole na cerveja. Logo depois uma garota se aproxima do cara e pergunta o que ele falou pro artista. O figurante responde “Uai, eu virei pro cara e falei: Experimenta! Experimenta!Será que foi isso mesmo que o cara falou? Um curioso se deu o trabalho de isolar o trecho da fala que se aproxima do Zeca. Diz o curioso que dá para ver nitidamente o que o tal cara fala: Vê se tu bebe isso aí agora, cara ou eu pego essa garrafa e enfio no seu rabo... Dá pra acreditar?*A forma com que se apresenta o apelo para experimentar não é nada subliminar, pelo contrário, está muito é explícito. Porém, devido o nível da mensagem não ser lá essas coisas, a mensagem não deve surtir muito efeito, pois ela está sendo proferida de forma grosseira. (explica um defensor do comercial quando muitos se mobilizaram querendo processar o fabricante da marca pela forma com que se usou não o “experimenta” – induzindo crianças e adolescentes de forma explícita - e sim a forma como que enviaram a mensagem subliminar: ameaçadora).
... RPG? Magic?...


O Role Playing Game que representa “Jogo de Representação/ Interpretação” nasceu nos EUA em 1970. O jogo nasceu da necessidade de humanizar os personagens (vampiros, gárgulas, monstros, lobisomens, demônios que se alimentam de vermes, almas e etc.) que caracterizam-se por sentimentos como medo, depressão, ansiedade, desejo de aventura.. Fazendo do RPG um jogo “psicodramático”, agindo de forma tão envolvente com o mundo real que pode chegar a confundir o jogador quanto ao que só pertence ao universo imaginário. È a parte a qual preocupam-se diversos especialistas, pois há usuários com muita empatia na assimilação das características de seus personagens, envolvendo-se emocionalmente com eles, levando até muitos deles a quadros depressivos caso ocorra a morte do seu personagem. Outro jogo preocupante é Magic. Um jogo de coleção de cartas. Cada carta vem com imgem de um demônio ou lobisomens (entre outras criaturas, pra variar) e seu respectivo poder. É um duelo de mágica que define o vencedor pela quantidade de cartas ou pelas táticas usadas pelos seus adversários. Magic também retém uma grande jogada de marketing, a qual quanto maior o poder de uma carta, mais difícil de achá-la e mais cara. Jogos como esses viram epidemia no mundo contemporâneo. Muitos explicam isso por serem jogos que trazem imagens e mensagens demoníacas sublinarmente.

Outras imagens (como os cards de Magic) possuem formas que colocadas de maneiras diferentes: de lado, contra a luz ou até mesmo analisando seu reflexo no espelho, apresentam formas demoníacas (Transformações bruscas como um desenho de anjo representando uma criatura grotesca). Essas imagens também são observadas em embalagens de alguns produtos, citamos por exemplo a embalagem do xampu SEDA. Acredita-se que esse tipo de jogo é repleto de mensagens subliminares que agem na mente de usuários e os fazem cometer crimes (como os freqüentes suicídios e homicídios) sem terem a noção do que tão fazendo, simplesmente por misturarem a fantasia com a realidade.

Difícil de acreditar. Mas que existe, existe. Qual a sua explicação pra isso, então?
...A propaganda subliminar não é reconhecida pela constituição brasileira...
Na há recurso que proíba, de forma direta, a propaganda subliminar. Porém, de acordo com o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, a propaganda subliminar fere a legislação quando essa impõe que toda mensagem deve ser transmitida de forma assumida e explícita. Esse método publicitário também vai de encontro ao Código de Defesa do Consumidor que proíbe o uso de propagandas disfarçadas. De acordo com o artigo 36: A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
...Formas de indução psicológica da vontade...
-> Concentração da Atenção: Com a ajuda de efeitos subliminares, as publicidades de TV, rádio prende a atenção do consumidor sem que ele saiba, o que impossibilita a ação da faculdade crítica do indivíduo. O que torna ainda mais efetiva que somente uma propaganda de persuasão.
-> Do Efeito Invertido: "Quanto mais tenta-se fazer uma tarefa, mais difícil fica atingir o sucesso." Ou seja, nossos vícios são coordenados por nossa imaginação (um cheiro, uma lembrança), a vontade é só uma consequência, então, quando queremos lembrar de algo, entra em jogo a vontade e a imaginação, prevalecendo a imaginação. Idéias negativas podem vim a se realizarem por elas obedecerem a imaginação.
-> Do Efeito Dominante: A superioridade de uma emoção mais intensa, aidna mais quando essa somada a uma sugestão. Digamos que uma vontade deve ser estimulada, assim como o desejo por relaxamento é estimulado por um toque suave, uma massagem.


A cada momento somos expostos a diversos estímlos, os quais, em sua maioria, não são ligeiramente percebidos conscientemente pelo nosso cérebro, mas essa é uma informação que fica lá guardada. Por isso, devemos tomar muito cuidado nas coisas que nos são apresentadas, nem tudo estar ali só por estar. Nossa imaginação nos apresenta mundos maravilhosos, mas temos que trabalhá-la bem pra que não seja só mesmo uma ilusão , e podermos dá sentido em tudo aquilo que conseguimos captar.

Curiosidade: "A sintetização em laboratório, por exemplo de hormônios e feromônios para serem utilizados em campanhas publicitárias e/ou produtos de consumo já é realidade em muitas áreas. Você seria capaz de imaginar por exemplo o que representaria a a sintetização daquele aroma inconfundível e tão característico de carro zero, ou o feromônio produzido pelas mulheres quando estão nos chamados ‘dias férteis’?
Há pouco tempo lemos uma notícia que dizia que jovens japoneses entavam desembolsando muito dinheiro adquirindo pela internet calcinhas já usadas (e sem lavar ...) por jovens colegiais."
(Texto retirado do site www.mensagemsubliminar.com.br)
Baseado em:Ong Mensagem SubliminarPrograma neuro linguístico de Hipnose e Letargia ministrado em Cuba pelo Dr. Rodrigo Nogueira e pra Dra Christiane Nogueira.



Marcadores: ,

::comente:: |

Texto Maravilhoso Sobre Manchetes !!!

segunda-feira, 2 de julho de 2007 por Roger Quentin Pires

 


***(Não , eu não sou tão convencido assim; no final do texto eu explico o porquê desse título)


____Uma manchete é o título principal, aquela frase que tenta resumir as notícias para o leitor, que após ler a manchete se interessa, ou não, em ler a matéria toda. A palavra-chave é síntese. Há notícias em que se torna difícil resumir as informações em apenas uma frase. Mas se tem jornalistas que resumem sem problemas, por que há outros que se enrolam com isso?! Como denominou Rodrigo Amarante : "Jornalismo Preguiçoso!!!"
____Claro que dá para entender que os comunicadores fazem seu trabalho meio que na correria. Muitas pautas ao mesmo tempo, pressão do editor, preocupações pessoais...ufa! Mas custa reler com atenção a matéria antes de entregar?! Afinal, é seu nome e/ou o da empresa que você trabalha que estão ali, representados por aquele texto e destacados pela manchete.
____Muitos leitores lêem primeiramente as manchetes antes de abrir o jornal, principalmente em razão da dinamicidade e falta de tempo, características do contexto atual. É exatamente por causa disso que as manchetes têm um papel importantíssimo. Elas são parte do atrativo de uma matéria jornalística, uma espécie de ''anúncio publicitário''.

Exemplos de Manchetes:

*ASSUSTADORA : DEGOLA NO PICI
____Degola no sentido de demissões, no caso, de jogadores do time de futebol Fortaleza, que tem sua sede no bairro do Pici .
*PROPAGANDISTA : ALUNA DA UFC É A MELHOR DO BRASIL
____A aluna cearense em questão realmente tirou a melhor média em um exame nacional, porém foi a melhor de seu curso, Direito. Então sendo a melhor aluna do Brasil NO SEU CURSO .
*AMBÍGUAS : PATO COM 4 PATAS FICA PRESO EM CERCA E PERDE UMA PATA
____Essa eu fiquei em dúvida (além de ter rido muito).O Pato estava com 4 patas fêmeas?! Ou ele tinha 4 patas, tipo quadrúpede?! Tire essa dúvida aqui :
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1557105-EI8145,00.html
____Há muitos outros exemplos. E se você prestar mais atenção nas manchetes verá que elas nem sempre são realmente um resumo da notícia. Os Jornalistas, muitas vezes com boa intenção, tentam chamar a atenção para sua matéria, isso é normal e essencial. Porém, as manchetes não devem ser ambíguas e nem transformadas em publicidades [quase apelativas] para matéria, como coloquei o meu título. Na verdade, isso não é um texto maravilhoso, mas se você leu até aqui, minha MANCHETE / TÍTULO funcionou!!!

*Mais Manchetes Engraçadas Aqui -->
http://pt-br.wordpress.com/tag/sn-noticias/


Marcadores: ,

::comente:: |

:: o blog ::

  

Um blog mantido por estudantes de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. O tema do blog é a comunicação em si. Uma abordagem informal sobre as principais formas de comunicação social.

 

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online