Não precisa nem andar pelas principais avenidas da cidade de Fortaleza para notar a grande presença de placas, outdoors e outros agentes da poluição visual.
A poluição visual não causa só a desordem na paisagem da cidade como, também, admite a especialista em combate à poluição visual pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) Maria Luiza Távora, contribui com o aumento do stress cotidiano. Já a escritora Rocélia Santos do jornal O Povo acrescenta "é tanta publicidade em um curto espaço que não dá tempo nem de checar, mais profundamente, o que está se querendo anunciar". Sem falar que a maioria das publicidades são irregulares.
Foi tendo conhecimento desses fatos que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, apresentou, na última terça-feira, à prefeitura de Fortaleza o projeto para criação da lei Cidade Limpa, lei que já entrou em vigor no estado de São Paulo.
A LEI 8221-98 ant. 9o. proibe a colocação de engenhos de publicidade sobre qualquer forma. O projeto consiste em impôr a lei em locais que já tenham publicidade/propagandas em excesso. Também está na lei a censura de volantes ou folhetos com incorreções de linguagens, ofensas, etc.
Nós, publicitários (ou futuros), precisamos direcionar nossa criatividade para novas formas de fazer propaganda e não mais necessitarmos dos agentes poluidores visuais.
Marcadores: Publicidade, Sara Aragão
Escritor por Anônimo,
terça-feira, 4 de setembro de 2007.
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terça-feira, 04 setembro, 2007
SAra
oq será de nós, futuros publicitários?
terça-feira, 04 setembro, 2007
gostei do texto claro e objetivo!
no final vc falou td sara!
vcs futuros pulicitário vaço ter q ser mais criativos e inovadores e procurar soluções pra fazer uma publicidade que seja eficiente e não polua a cidade!