<body>

"Una furtiva lagrima"*

.:voltar:.


Italiano de Módena, Luciano Pavarotti nasceu no dia 12 de outubro de 1935. Cantor lírico, interpretava as obras de Verdi, Puccini e Donizetti, entre outras.

Começou na ópera em abril de 1961. Teve tanto sucesso, que começou a ser requisitado em vários países da Europa. Estreou na América em 1965, em Miami, ao lado de Joan Sutherland, substituindo outro tenor. Desempenhou tão bem o papel, que passou a realizar turnês com seu novo parceiro, Sutherland.

Seu maior êxito foi em 1972, em Nova York, que o coloca como um dos maiores da música erudita. Canta uma ária de Puccini na copa do mundo de 1990, na Ítalia. No mesmo ano, junta-se com dois maravilhosos tenores espanhóis: Plácido Domingo e José Carreras. "Os três tenores", como são conhecidos, acompanhados do maestro Zubin Mehta, repetem recitais por 3 copas do mundo: 1994, nos EUA; 1998, na França e 2002, no Japão. Juntos, têm o álbum de música clássica mais vendido do mundo.

Pavarotti anuncia sua turnê final em dezembro de 2004, com mais de 4 décadas emocionando. Canta na abertura dos jogos de inverno de Turin, em fevereiro de 2006. Ausenta-se por motivos de doença (câncer no pâncreas), sendo operado em julho. Seu estado se agrava no verão de 2007, e é internado no hospital. Morre na madrugada de 6 de setembro de 2007, deixando saudades e boas lembraças para aqueles que apreciavam sua envolvente voz, seu carisma e suas parcerias.




* música interpretada por Pavarotti

“"Una furtiva lagrima"*”

  1. Blogger MaxReinert disse:

    Realmente, um artista fabuloso....
    Mas... é a vida... enquanto ele morre, outros Pavarottis devem estar nascendo por aí... logo saberemos!

     

  2. Anonymous Anônimo disse:

    Realmente o Pavarotti é um destaque nas artes cênicas, afinal ópera não é só canto, pelo menos até onde sei ...
    Faleceu mas deixou uma carreira a ser degustada pelos apreciadores.

    **Acho que faltou uma crítica ou opinião pessoal ,Ingrid.
    =)

     

  3. Anonymous Anônimo disse:

    Pavarotti era o cara, viu...cOncordo com a observação de Roger!

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online