"Una furtiva lagrima"*

Italiano de Módena, Luciano Pavarotti nasceu no dia 12 de outubro de 1935. Cantor lírico, interpretava as obras de Verdi, Puccini e Donizetti, entre outras.
Começou na ópera em abril de 1961. Teve tanto sucesso, que começou a ser requisitado em vários países da Europa. Estreou na América em 1965, em Miami, ao lado de Joan Sutherland, substituindo outro tenor. Desempenhou tão bem o papel, que passou a realizar turnês com seu novo parceiro, Sutherland.
Seu maior êxito foi em 1972, em Nova York, que o coloca como um dos maiores da música erudita. Canta uma ária de Puccini na copa do mundo de 1990, na Ítalia. No mesmo ano, junta-se com dois maravilhosos tenores espanhóis: Plácido Domingo e José Carreras. "Os três tenores", como são conhecidos, acompanhados do maestro Zubin Mehta, repetem recitais por 3 copas do mundo: 1994, nos EUA; 1998, na França e 2002, no Japão. Juntos, têm o álbum de música clássica mais vendido do mundo.
Pavarotti anuncia sua turnê final em dezembro de 2004, com mais de 4 décadas emocionando. Canta na abertura dos jogos de inverno de Turin, em fevereiro de 2006. Ausenta-se por motivos de doença (câncer no pâncreas), sendo operado em julho. Seu estado se agrava no verão de 2007, e é internado no hospital. Morre na madrugada de 6 de setembro de 2007, deixando saudades e boas lembraças para aqueles que apreciavam sua envolvente voz, seu carisma e suas parcerias.
http://www.youtube.com/watch?v=PuYk4dgyJZ8 the three tenors
* música interpretada por Pavarotti
sexta-feira, 07 setembro, 2007
Realmente, um artista fabuloso....
Mas... é a vida... enquanto ele morre, outros Pavarottis devem estar nascendo por aí... logo saberemos!
segunda-feira, 10 setembro, 2007
Realmente o Pavarotti é um destaque nas artes cênicas, afinal ópera não é só canto, pelo menos até onde sei ...
Faleceu mas deixou uma carreira a ser degustada pelos apreciadores.
**Acho que faltou uma crítica ou opinião pessoal ,Ingrid.
=)
sexta-feira, 14 setembro, 2007
Pavarotti era o cara, viu...cOncordo com a observação de Roger!