<body>

Pensando...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008 por Bruno Bacs

 

Estive pensando esses dias no que postar nessa coluna. Pensar é algo que tenho feito bastante, já que dormir tem sido difícil. Em uma das minhas recentes noites em claro me questionei: “Por que os músicos gravam CD’s e os vendem?” A resposta foi até simples, não é exclusivamente para ganharem mais e mais dinheiro, ao contrário do que alguns extremistas possam pensar, pois quem realmente lucra é a gravadora. Então por que eles fazem isso? Divulgação, creio eu. Do mesmo modo os autores de livros, blog’s e tudo o mais. Divulgação de idéias e compartilhamento delas com os outros.

Por que os músicos fazem concertos e os autores literários não os fazem? Ainda não consegui pensar a respeito disso, por isso peço a ajuda de quem me lê. Não seria legal ver um Moreira Campos contando um conto e aumentando um ponto numa casa de leitura? A TV Cultura tem os seus “Contos da Meia-noite”, programa muito bom diga-se de passagem. Mas, por que há essa nossa exigência de se ver um músico executando sua obra (seja lá qual for)? Há pessoas que querem ver o Jimmy Page do Led Zeppelin brincando com sua guitarra ao vivo. Compreensível, o áudio que já existe no CD pode ser reinventado no palco e o cd tem esse recurso mais claro e definido que o livro, pois a trilha sonora do livro está somente na nossa mente. Mas eu achei legal ver Maria Luísa Mendonça interpretando um conto de Moreira Campos no “Contos da Meia-noite”.

Antônio Nóbrega, que já foi assunto nesse blog, disse, numa entrevista a Revista Raiz, que não julga o trabalhador que vive em sua rotina estressante (pega ônibus antes do sol nascer e volta a casa depois do pôr-do-sol, por exemplo) e no fim de semana decide ouvir alguma coisa que permita o corpo relaxar e respirar aliviado. Nem eu o julgaria, pois se tivesse uma rotina dessas e não tivesse acesso a alguma instrução eu quereria mesmo era descansar a mente das idéias e problemas diários no lugar de dar mais trabalho a essa cabeça castigada tentando ler “Os Sete Novos”, muito bons por sinal. Nóbrega define bem: “Em geral, são pessoas de certa rudeza cultural”.

Voltando ao assunto... Pode ser que essa cultura de contar histórias tenha se acabado com a “Sherazad” do “X-Tudo”, com o “Senta, que lá vem a história” do “Rá-Tim-Bum” ou ainda com o Gato Pintado do "Castelo Rá-Tim Bum". Ê saudade da TV Cultura... Retornando... Pense nisso comigo por favor. Eu sei, "Pensar Enlouquece", mas não pensar “emburrece”. Bons Sonhos.

Marcadores: ,

::comente:: |

:: o blog ::

  

Um blog mantido por estudantes de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. O tema do blog é a comunicação em si. Uma abordagem informal sobre as principais formas de comunicação social.

 

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online