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Propaganda subliminar vem ao nosso conhecimento através das mensagens subliminares existentes para todos os cinco sentidos: Visão, olfato, paladar, tato e audição. Sendo mais comum através da visão. A mensagem subliminar carrega diversas contradições, mas a maior delas ainda é se existe ou não. Mas essa crença deve ser concluída individualmente.
Para melhor tentar explicar esse fenômeno vou puxar para meios científicos e comprovados quanto à mensagem subliminar visual: Nossos olhos focam sempre o objeto principal da imagem: o que seria responsabilidade da visão central, enquanto que a maior parte ‘do nosso mundo visual’ está na área que chamamos de visão periférica. Geralmente, são essas imagens captadas a nível subliminar, ou seja, captadas e enviadas ao nosso cérebro de forma inconsciente, involuntariamente. Por isso ela ser tão perigosa, não notamos a sua presença.
...Picnic...
A primeira aparição da propaganda subliminar se deu no filme norte-americano Picnic (em 1956 foi publicado o primeiro registro de idéia subliminar. Essa história é antiga, não?), no Brasil, exibido como Férias de Amor. Durante o filme, imagens eram projetadas com a velocidade de três mil para cada segundo – para dar movimento a um filme são necessárias apenas 24 fotogramas por segundo. Eram flashes imperceptíveis ao olho humano que traziam mensagem estimulantes como “coma pipoca” e “beba coca”. Diversas pessoas assistiram sem ter noção da experiência.E num é que deu certo? Foi registrado um aumento de pouco mais de 57% na venda de Coca Cola e 18% na venda de pipocas.
Você não acredita?
...Analisando as cores...
Essa forma podemos encontrar em dois grupos fortes em suas propagandas: McDonald´s e, novamente, a Coca Cola ( Investindo forte mais uma vez em mensagens subliminares).
Coca cola igual a preta e vermelha: onde preto significa abafado e vermelho significa calor. Ou seja, quantas vezes já proferimos a frase: Que calor é esse! Ah, uma coca bem gelada!
Já no McDonald´s,o amarelo significa vazio e o vermelho, calor: provocando a sensação de fome de comida quente.
Talvez você ainda não esteja acreditado, não é?
...“Hare Krishna”...
Um professor interessado em seitas e religiões, durante sua pesquisa, nota algo diferente no movimento “Hare Krishna”. De acordo com suas conclusões, esse movimento possui os cinco sentidos como forma de persuasão. “Logo na entrada do templo, verifica-se a representação gráfica de vários
deuses, sempre vestidos de roupas muito coloridas. Seus adeptos vestem-se de
roupas igualmente coloridas, cada representação uma posição hierárquica dentro
da seita. O indivíduo imediatamente é inundado por um mar de incensos e ervas
aromáticas. Em seguida, quase que instintivamente é levado a tocar nos de senhos
e pinturas representativas dos deuses. Ao som das cítaras ou outros instrumentos
hindus, o visitante vai saborear o “prasadan”, que é a comida consagrada dos
deuses e que, certamente vai pagá-lo pelo estômago. Não à toa que milhares de
jovens e adolescentes se dispuseram a conhecer o templo e nunca mais voltaram.”
...Nova Schin...
Um comercial de cerveja, transmitido pela TV em setembro de 2003, causou grande polêmica: (Você deve lembrar dessa propaganda)Uma passeata caminha em direção ao apreciador de cerveja, sambista e pagodeiro Zeca Pagodinho. O qual está recusando a cerveja (da marca Nova Schin) que o garçom está servindo. Até que, do meio da multidão, surge um rapaz que fala “Peraí, peraí. Deixa comigo!” e gesticula algo no ouvido do cantor, algo que não é identificável. E Zeca dá um gole na cerveja. Logo depois uma garota se aproxima do cara e pergunta o que ele falou pro artista. O figurante responde “Uai, eu virei pro cara e falei: Experimenta! Experimenta!Será que foi isso mesmo que o cara falou? Um curioso se deu o trabalho de isolar o trecho da fala que se aproxima do Zeca. Diz o curioso que dá para ver nitidamente o que o tal cara fala: Vê se tu bebe isso aí agora, cara ou eu pego essa garrafa e enfio no seu rabo... Dá pra acreditar?*A forma com que se apresenta o apelo para experimentar não é nada subliminar, pelo contrário, está muito é explícito. Porém, devido o nível da mensagem não ser lá essas coisas, a mensagem não deve surtir muito efeito, pois ela está sendo proferida de forma grosseira. (explica um defensor do comercial quando muitos se mobilizaram querendo processar o fabricante da marca pela forma com que se usou não o “experimenta” – induzindo crianças e adolescentes de forma explícita - e sim a forma como que enviaram a mensagem subliminar: ameaçadora).
... RPG? Magic?...
O Role Playing Game que representa “Jogo de Representação/ Interpretação” nasceu nos EUA em 1970. O jogo nasceu da necessidade de humanizar os personagens (vampiros, gárgulas, monstros, lobisomens, demônios que se alimentam de vermes, almas e etc.) que caracterizam-se por sentimentos como medo, depressão, ansiedade, desejo de aventura.. Fazendo do RPG um jogo “psicodramático”, agindo de forma tão envolvente com o mundo real que pode chegar a confundir o jogador quanto ao que só pertence ao universo imaginário. È a parte a qual preocupam-se diversos especialistas, pois há usuários com muita empatia na assimilação das características de seus personagens, envolvendo-se emocionalmente com eles, levando até muitos deles a quadros depressivos caso ocorra a morte do seu personagem. Outro jogo preocupante é Magic. Um jogo de coleção de cartas. Cada carta vem com imgem de um demônio ou lobisomens (entre outras criaturas, pra variar) e seu respectivo poder. É um duelo de mágica que define o vencedor pela quantidade de cartas ou pelas táticas usadas pelos seus adversários. Magic também retém uma grande jogada de marketing, a qual quanto maior o poder de uma carta, mais difícil de achá-la e mais cara. Jogos como esses viram epidemia no mundo contemporâneo. Muitos explicam isso por serem jogos que trazem imagens e mensagens demoníacas sublinarmente.
Outras imagens (como os cards de Magic) possuem formas que colocadas de maneiras diferentes: de lado, contra a luz ou até mesmo analisando seu reflexo no espelho, apresentam formas demoníacas (Transformações bruscas como um desenho de anjo representando uma criatura grotesca). Essas imagens também são observadas em embalagens de alguns produtos, citamos por exemplo a embalagem do xampu SEDA. Acredita-se que esse tipo de jogo é repleto de mensagens subliminares que agem na mente de usuários e os fazem cometer crimes (como os freqüentes suicídios e homicídios) sem terem a noção do que tão fazendo, simplesmente por misturarem a fantasia com a realidade.
Difícil de acreditar. Mas que existe, existe. Qual a sua explicação pra isso, então?
...A propaganda subliminar não é reconhecida pela constituição brasileira...
Na há recurso que proíba, de forma direta, a propaganda subliminar. Porém, de acordo com o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, a propaganda subliminar fere a legislação quando essa impõe que toda mensagem deve ser transmitida de forma assumida e explícita. Esse método publicitário também vai de encontro ao Código de Defesa do Consumidor que proíbe o uso de propagandas disfarçadas. De acordo com o artigo 36: A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
...Formas de indução psicológica da vontade...
-> Concentração da Atenção: Com a ajuda de efeitos subliminares, as publicidades de TV, rádio prende a atenção do consumidor sem que ele saiba, o que impossibilita a ação da faculdade crítica do indivíduo. O que torna ainda mais efetiva que somente uma propaganda de persuasão.
-> Do Efeito Invertido: "Quanto mais tenta-se fazer uma tarefa, mais difícil fica atingir o sucesso." Ou seja, nossos vícios são coordenados por nossa imaginação (um cheiro, uma lembrança), a vontade é só uma consequência, então, quando queremos lembrar de algo, entra em jogo a vontade e a imaginação, prevalecendo a imaginação. Idéias negativas podem vim a se realizarem por elas obedecerem a imaginação.
-> Do Efeito Dominante: A superioridade de uma emoção mais intensa, aidna mais quando essa somada a uma sugestão. Digamos que uma vontade deve ser estimulada, assim como o desejo por relaxamento é estimulado por um toque suave, uma massagem.
A cada momento somos expostos a diversos estímlos, os quais, em sua maioria, não são ligeiramente percebidos conscientemente pelo nosso cérebro, mas essa é uma informação que fica lá guardada. Por isso, devemos tomar muito cuidado nas coisas que nos são apresentadas, nem tudo estar ali só por estar. Nossa imaginação nos apresenta mundos maravilhosos, mas temos que trabalhá-la bem pra que não seja só mesmo uma ilusão , e podermos dá sentido em tudo aquilo que conseguimos captar.
Curiosidade: "A sintetização em laboratório, por exemplo de hormônios e feromônios para serem utilizados em campanhas publicitárias e/ou produtos de consumo já é realidade em muitas áreas. Você seria capaz de imaginar por exemplo o que representaria a a sintetização daquele aroma inconfundível e tão característico de carro zero, ou o feromônio produzido pelas mulheres quando estão nos chamados ‘dias férteis’?
Há pouco tempo lemos uma notícia que dizia que jovens japoneses entavam desembolsando muito dinheiro adquirindo pela internet calcinhas já usadas (e sem lavar ...) por jovens colegiais."
Baseado em:Ong Mensagem SubliminarPrograma neuro linguístico de Hipnose e Letargia ministrado em Cuba pelo Dr. Rodrigo Nogueira e pra Dra Christiane Nogueira.
Marcadores: Publicidade, Sara Aragão
Escritor por Anônimo,
terça-feira, 3 de julho de 2007.
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terça-feira, 03 julho, 2007
A publicidade usa muito a fantasia das cores, principalmente em serviços de alimentação, sempre existira tons de vermelho em alguma parte! no dia que abrirem um estabelecimento com tons verdes somente os vegetarianos irão conseguir consumir. abraço
terça-feira, 03 julho, 2007
Cada vez me certifico q vc tem o dom da escrita... como sempre um texto muito gostoso... e com assuntos polêmicos... adoro falar sobre essas messgens q são impostas pela a mídia pra nos ludibriar...
E como sempre vc soube encaixar muito bem aki o q vc queria passar...
Parabéns viu Sarinha...
Muito sucesso...
Continue sempre espondo suas idéias assim, vc tem uma carreira brilhante pela frente!!
Bjaum!!
terça-feira, 03 julho, 2007
TExto grande
vou nem mentir, nem li todo
soh li ateh a parte da Nova Schin, mas tah bom ele
amanha eu leio o resto
ahuahuahauhauhauhauhauaha
terça-feira, 03 julho, 2007
ADOREI!
sempre gostei desse tema, sei lá, é bom entender que tem muita gente querendo nos controlar!
trouxe muitas coisas que eu não sabia!
o texto tá grande, mas tá ótimo de ler!!
adoro as polêmicas da sara! =]
quarta-feira, 04 julho, 2007
Os recusros que as grandes empresas dispoem para fazer seus produtos venderem são diversos, mas com certeza a lingugem subliminar é a mais digamos perversa e criativa!
=]
quarta-feira, 04 julho, 2007
Sara, vc a cada dia se supera! O texto ficou simplesmente incrível! Bem profissional. Além do mais, adoro essas coisas misteriosas das mensagens subliminares, muito interessante! Parabéns pq vc realmente trabalhou foi muito pra conseguir trazer esse texto massa pra gente. Valeu!
quarta-feira, 04 julho, 2007
o/
taíí!!
beem interessante meesmo!
já tinha ouvido falar do assunto, mas só por cima, agora deu pra saber melhor!
=D
PARABÊNS SARINHAA!!
Escreveu muuuuito bem como sempre!
xD
bjus!
terça-feira, 10 julho, 2007
Sara,
foi um dos textos mais interessantes do blog.
sério mesmo.
Algumas letrinhas foram engolidas; faltou uns links interessantes , mas em resumo ficou mt bom.
esse tema é mt interessante mesmoo0o!!