<body>

O Homem Espetáculo

.:voltar:.





Em 1952, nasceu um artista em Recife. Aos 12 anos ele já tocava violino, instrumento que lhe abriria portas importantes para o cenário musical. Nos anos 1960, nosso artista se torna membro da Orquestra da Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Sua grande habilidade instrumental lhe levou a integrar o Quinteto Armorial, uma das peças do Movimento Armorial, que pretendia renovar cerâmica, tapeçaria, pintura, gravura, teatro, escultura, poesia e música com releituras dessas artes sob a visão da cultura nordestina, recriada pelos inúmeros participantes do movimento, orientado pelo folclorista, teatrólogo e, hoje, membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna.

Nosso personagem, Antonio Carlos Nóbrega, é um dos responsáveis pela brilhante execução e adaptação de peças populares e medievais para os cantares do romanceiro nordestino. A nova roupagem e personalidade dada àquele tipo de música contou com instrumentos caracteristicamente nordestinos: rabeca, pífano, merimbau, viola sertaneja; além de violino, violão e flauta transversa. O Quinteto lança 4 discos e dissolve-se em 1980. Em 1976, Antonio Nóbrega, somando o conhecimento adquirido sobre cultura popular ao musical erudito e às próprias experiências artísticas, desenvolve seu próprio trabalho. O homem espetáculo continuava se formando.

Em 1983, muda-se para São Paulo com sua esposa e "O maracatu misterioso" inaugura sua fase solo. Com Braulio Tavares e Romero de Andrade Lima, Nóbrega, nos espetáculos "Brincante" e "Segundas histórias", dá início a saga de "Tonheta", uma colcha de retalhos de diversos tipos populares que habitam as ruas e praças do Brasil. A epopéia picaresca desse personagem é contada por outros dois: "João Sidurino" e "Rosalina de Jesus" utilizando qualquer linguagem ou forma de comunicação (dança, teatro, música, mímica, circo, ventriloquismo,...)

O multiartista cria com sua esposa, Rosane Almeida, a Escola e Teatro Brincante, centro cultural que promove eventos e cursos. Nos anos 1990, continua ganhando prêmios: dois pelo conjunto de sua obra (Shell, 1994; Mambembe, 1996), outro por melhor show do ano (O Globo, 1996), além do Prêmio APCA de Projeto e Pesquisa Musical do Ano (1996).

Pendendo seu trabalho mais para a música desde 1990, o Antonio Nóbrega lança em 2006 o CD/Espetáculo 9 de Frevereiro¹, trazendo a todos a ciência do centenário do Frevo um ano antes dos festejos.

Superando as acusações de tomar o palco dos verdadeiros mestres populares partindo de pessoas incapazes de diferenciar referências e influências estilísticas de plágio, o homem espetáculo dá continuidade ao trabalho de seu mestre Ariano Suassuna e continua recriando a cultura popular brasileira, perdida em meio a enlatados estrangeiros sem conservantes.


¹ - 9 de Frevereiro é uma alusão à data da primeira aparição do nome frevo na imprensa, no "Jornal Pequeno" no dia 9 de fevereiro de 1907.

Marcadores: ,

“O Homem Espetáculo”

  1. Blogger Beatriz Jucá disse:

    O texto está gostoso de se ler, como sempre. Essa coluna é uma das minhas preferidas por aqui!
    Quanto ao Antônio Nóbrega, ele é um espetáculo de pessoa, de instrumentista, de dançarino, de pesquisador. Seguiu Ariano Suassuna na luta pela nossa cultura. Sem dúvidas, um cara que merece todo esse destaque.
    Na penúltima Bienal do Livro, pude assistir a um espetáculo dele. Puxa, vale muito a pena! Se no início as pessoas estavam acanhadas, no final muitos pares de pés da platéia mostravam sinais, ora tímidos e ora extravagantes, de dança.

    Parabéns, Preá!

     

  2. Blogger Roger Pires disse:

    Cara esse Nóbrega ai, o cara é otimo artista!
    bom vc ter clareado mais sobre a história dele!

    artistas assim devem ser ultra mega valorizados, se naum nossa cultura morre facinho...

    massa!

     

  3. Blogger Fabianny de Alencar disse:

    Não conhecia muito sobre ele. Valeu pelo ótimo texto, moço (:

     

  4. Anonymous Anônimo disse:

    Eu já tava morta de curiosa pra ler esse texto, cê trabalhou e olhae o resultado!
    Mas é difícil mesmo compactar a vida cheia desse cara num texto tão pequenininho, ainda mais porque ele merecia muito mais!
    Virei fã dele por tabela!
    =)

     

  5. Blogger Marina Rosas disse:

    ñ conhecia esse homem espetáculo!
    só tinha ouvido falar de alguns projetos...
    mto bom preá!! adorei o texto!!
    essas pessoas a gente ñ pode deixar de prestigiar no blog!

     

  6. Blogger Dan disse:

    MARAVILHOSO! Gostei muitíssimo do texto Preá! Parece que foi casado propositalmente com o último texto da Bia! Conhecer essas minas brasileiras é magnífico! Contudo acho que, talvez por conta do meio de comunicação que usamos, um Blog, o texto se limita no que diz! Não sei se foi por receio de ficar grande ou por outros motivos, mas ele carecia de mais, uma vez que está, no que se mostra, tão bom!
    Parabéns MESMO, vejo que esse blog é, cada vez mais, uma motivação crística para todos! =D
    Abraço rpz!

     

  7. Anonymous Anônimo disse:

    aeee
    vivendo e aprendendo..
    foi massa saber quem é esse Homem espetáculo...
    esperar agora proxima quarta pra aumentar mais as informaçoes.
    enquanto isso, vo lendo aq tb os otros textos... :P
    abração ae...

     

  8. Blogger Darwin disse:

    bem... não conheço o trabalho do Antônio Nóbrega... mas só em saber que ele promove esse resgate da cultura popular já adorei! e também pq teu texto tá ótimo e mesmo sem ter visto dá pra ver que ele faz um bom trabalho

     

  9. Blogger Ingrid Baquit disse:

    Adoro os textos do Preá, porque ele nos traz personagens da cultura brasileira que não são tão divulgados, mas que são maravilhosos e têm uma boa história p contar..
    Pena que faltou coisa né?! Faz maior próxima vez!

    Bjooo #)

     

  10. Anonymous Anônimo disse:

    Amo d+ Antônio Nóbrega, tive uma grata surpresa ao ver que vc falou de um homem que pra mim é um artista completo e que apresenta o que eu gosto a Cultura Popular Nordestina. Do frevo ao Reisado e todas aquelas coisas que fazem parte desta terra maravilhosa, o texto está ótimo, o assunto maravilhoso, só posso dizer parabéns!

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online