<body>

Pensando...

.:voltar:.

Estive pensando esses dias no que postar nessa coluna. Pensar é algo que tenho feito bastante, já que dormir tem sido difícil. Em uma das minhas recentes noites em claro me questionei: “Por que os músicos gravam CD’s e os vendem?” A resposta foi até simples, não é exclusivamente para ganharem mais e mais dinheiro, ao contrário do que alguns extremistas possam pensar, pois quem realmente lucra é a gravadora. Então por que eles fazem isso? Divulgação, creio eu. Do mesmo modo os autores de livros, blog’s e tudo o mais. Divulgação de idéias e compartilhamento delas com os outros.

Por que os músicos fazem concertos e os autores literários não os fazem? Ainda não consegui pensar a respeito disso, por isso peço a ajuda de quem me lê. Não seria legal ver um Moreira Campos contando um conto e aumentando um ponto numa casa de leitura? A TV Cultura tem os seus “Contos da Meia-noite”, programa muito bom diga-se de passagem. Mas, por que há essa nossa exigência de se ver um músico executando sua obra (seja lá qual for)? Há pessoas que querem ver o Jimmy Page do Led Zeppelin brincando com sua guitarra ao vivo. Compreensível, o áudio que já existe no CD pode ser reinventado no palco e o cd tem esse recurso mais claro e definido que o livro, pois a trilha sonora do livro está somente na nossa mente. Mas eu achei legal ver Maria Luísa Mendonça interpretando um conto de Moreira Campos no “Contos da Meia-noite”.

Antônio Nóbrega, que já foi assunto nesse blog, disse, numa entrevista a Revista Raiz, que não julga o trabalhador que vive em sua rotina estressante (pega ônibus antes do sol nascer e volta a casa depois do pôr-do-sol, por exemplo) e no fim de semana decide ouvir alguma coisa que permita o corpo relaxar e respirar aliviado. Nem eu o julgaria, pois se tivesse uma rotina dessas e não tivesse acesso a alguma instrução eu quereria mesmo era descansar a mente das idéias e problemas diários no lugar de dar mais trabalho a essa cabeça castigada tentando ler “Os Sete Novos”, muito bons por sinal. Nóbrega define bem: “Em geral, são pessoas de certa rudeza cultural”.

Voltando ao assunto... Pode ser que essa cultura de contar histórias tenha se acabado com a “Sherazad” do “X-Tudo”, com o “Senta, que lá vem a história” do “Rá-Tim-Bum” ou ainda com o Gato Pintado do "Castelo Rá-Tim Bum". Ê saudade da TV Cultura... Retornando... Pense nisso comigo por favor. Eu sei, "Pensar Enlouquece", mas não pensar “emburrece”. Bons Sonhos.

Marcadores: ,

“Pensando...”

  1. Anonymous Anônimo disse:

    Tirou umas coisasa do baú, desenterrando mesm a tv cultura...
    mas acabo saindo do foco da musica... mas nao se pode limitar o pensamento, que está no próprio título...
    então bons sonhos :D

     

  2. Blogger Beatriz Jucá disse:

    Me vi no teu texto pelo carinho à literatura. Existem por aí projetos e rodas de leitura, os quais, creio eu, são bastante produtíveis. Realmente seria muito bom ver autores interpretando seus textos. Seria maravilhoso poder sentir nas palavras e nos gestos a subjetividade real do autor. Imagine só poder entender uma obra tal qual ela é, ao invés de apenas buscarmos nos reconhecer nelas!

    Fugiu, sim, do tema musical como elemento único da coluna. Mas eu acho que para discutir as artes, não tem como não haver um diálogo entre elas. E o teu questionamento é, sim, muito válido!

     

  3. Blogger Welton Nogueira disse:

    excelente o blog de vcs.
    só agora nas férias tive tempo de parar pra ler.
    continuem assim.

     

  4. Blogger Si Faustino disse:

    Que bonitinho esse blog. Nunca tinha entrado nele e fiquei animada ao ver que os estudantes de comunicação andam por aí escrevendo coisas além das que são obrigações (leia-se trabalhos e estágios)...

    Quando entrei na UFC, em 2004, a gente tinha poucas, pouquíssimas coisas para se engajar: poucos grupos de estudo, artísticos, rodas de conversa, blogs, zines, jornais...

    Vcs estão fazendo um espacinho bom, repleto do que há de melhor nessa vida: idéias! Gostei particularmente de alguns posts sobre cinema e jornalismo - méritos aos que os escreveram...

    Mas tomem cuidado com a ânsia de ocupar espaços, de expor pontos de vista gratuitamente. Um dos posts mais antigos reflete isso: o de "fotos de criança", acho... Ficou uó.

    Gente, vamos ler mais, conversar mais e pensar antes de jogar coisas rasas e sem sentido. Senão fica igual aos outros 1.564.987.325.478 blogs que tem por aí na internet: só mais um em meio a muitos.

    Sorte pra vcs! :)

    PS: Darwin é tu que escreve sobre cinema? Óia! :P (não estranhem, é que qdo eu conheci esse garoto, ele era um carequinha recém aprovado no vestibular que levava Ruffles pro piquenique - piada interna...)

     

  5. Blogger Wanderley Neves disse:

    Os músicos fazem concertos e os escritores fazem palestras e dão entrevistas, ora!

    Sim, a contação de histórias está minguando entre nós. Os hábitos, inclusive os de leitura, estão cada vez mais individualistas.

    Já que você falou sobre TV Cultura e literatura, não posso deixar de citar o , um dos programas de literatura da casa, que também tem o Letra Livre.

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online