.:voltar:.
O Rádio já teve sua época de ouro. Quando ainda não havia televisão o rádio era o principal veículo de comunicação, conseqüentemente o maior informador da população. As pessoas ligavam os aparelhos geralmente na hora do jantar para escutar as notícias do dia à mesa. Mas o tempo passou e levou consigo a importância desse meio de comunicação.
O Rádio é um meio prático, de grande alcance, pode passar a notícia quase em tempo real e é praticamente um companheiro que te informa. Porém, com a popularização da Televisão e o advento da internet o público do rádio foi significativamente reduzido. Existem poucos rádio-jornais atualmente. No fim deste texto, indico alguns.
Nesses últimos dias fiz uma espécie de pesquisa perguntando a um público variado três perguntas simples sobre o assunto:
1. O QUE VOCÊ OUVE NO RÁDIO?
2. VOCÊ JÁ OUVIU ALGUM PROGRAMA JORNALÍSTICO NO RÁDIO?
3. O QUE TE FARIA OUVIR RÁIDO COM MAIS FREQUÊNCIA?
A maioria das respostas da primeira pergunta foi MÚSICA e, por conseguinte, na segunda, a resposta predominante foi NÃO. Concluo então que poucas pessoas sabem da existência de programas jornalísticos nas rádios, quiçá escutam algum tipo de jornalismo. Quanto à terceira questão, muitos me responderam que programas com formatos diferentes (leia-se menos monótonos), conteúdos mais diversificados e mais praticidade os fariam utilizar mais esse veículo.
Concordo com a maioria. Além de quase toda a programação da FM ser preenchida por programas musicais, os noticiários têm um formato muito cansativo e até sonolento. Na AM a programação é quase 100% composta pelo jornalismo esportivo, e ainda tem aqueles ruídos impertinentes. Tomara que a rádio digital seja implantada logo :‘’Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de serem transmitidos, o que torna possível obter uma melhor qualidade de som e aumentar o número de estações. As rádios AM passariam a ter uma qualidade de som semelhante às rádio FM e as FM uma qualidade semelhantes aos CDs.
E então o que fazer para chamar a atenção de que o Rádio ainda é um veículo útil, jornalisticamente falando?
Acredito que a internet é a principal aliada para ‘’revitalizar’’ o Rádio e o rádio-jornalismo. A web proporciona uma melhor transmissão do sinal e também fornece variadas ferramentas.Por exemplo, no caso de pessoas que não tem o horário livre para ouvir os programas de dia podem baixar os programas gravados quando acessarem a rede ao chegar do trabalho. E , por fim, uma renovada geral na programação acompanhada por uma forte campanha; programas com novos formatos e novos temas juntamente com a divulgação dessas novidades.
Dicas:
AM CBN 1010 – Programação diária de notícias
http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/home/index.asp
Jornal da Manhã - Jovem Pan 94.7 FM
Noticiário Nacional - Seg. à Sáb. A partir das 6:00
Alerta Geral – SomZoon sat. 90.7 FM
Noticiário local (Ceará ) - Seg. à Sáb. das 7:00 às 8:00
Nenhum recado novo?! Ninguém no MSN?! Ouça rádio pela internet ou ligue seu aparelho! Tem muita coisa boa!
Marcadores: Jornalismo, Roger Q. Pires
Escritor por Roger Quentin Pires,
segunda-feira, 27 de agosto de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
segunda-feira, 27 agosto, 2007
Ouvirei teu programa, quando tu tiver um. :D
Mas eu até gosto de rádio, só acho pouco prático. :\
segunda-feira, 27 agosto, 2007
Boa a dica de melhorar a repercussão do rádio através da internet.. Não tinha pensado nisso ;D
Mas eu não me interessaria por programas jornalísticos de rádio... Tudo bem uqe já teve sua importância no passado, mas atualmente temos tantas outras opções.
segunda-feira, 27 agosto, 2007
O texto ficou mto bom!
tu conseguiu compactar bem as idéias, sem deixar o texto cansativo nem passar muito superficialmente as informações e ainda deixou bem clara sua posição sobre sse veículo!
gostei do tema, a tua cara msm! =]
terça-feira, 28 agosto, 2007
o rádio eh um meio de comunicacao extremamente confortavel para o ouvinte, já que nao cansa a vista, não precisa estar parado para ouvi-lo,...
ouvir programas jornalisticos no radio eh meio dificil msm como foi bem explicado no texto os motivos[monotonia].. mas eu scuto o "cbn na madrugada" de vez em qdo.. :D hehe
parabens ro-g.. belo tema, bela abordagem
domingo, 02 setembro, 2007
Eu não sou fã de rádio... Faço parte da pesquisa que somente ouve música, não escuto jornal por ele e acho que a única coisa que faria me segurar mais nele era mais música e, que meu lado profissional não leia isso, diminuindo as propagandas.
Acho que o rádio podia passar por inovações para chamar mais a atenção de pessoas como eu, que não gostam dele!