<body>

No AR, Record NEWS

.:voltar:.


Certo, certo.Meio que do nada aparece um novo canal na TV aberta. Promete jornalismo 24hrs. Algo inédito na TV aberta brasileira. Ainda tem pouco tempo de existência, mas já obteve um certo destaque na mídia, pois, além de ter um perfil inovador, esse canal anda "trocando carinhos" com a Globo. Sobre esse conflitinho, achei um parágrafo legal que saiu numa matéria do Estado de São Paulo:"Afinal, por que a Rede Globo teme tanto a Record News?" A primeira razão seria porque o Globo News, por ser um canal pago, se sentiria ameaçado com a perda de assinantes. A segunda, o temor da concorrência de um outro canal fornecendo notícias de "melhor qualidade". E o terceiro o medo da perda do "monopólio"."
Entre os Programas da Record News, destaco [NEGATIVAMENTE] o ENTREVISTA IMPREVISTA, comandado por Brito Jr. Uma imitaçãozinha do Progama do Jô, só que dez vezes piorada.O programa é igual ao conhecido programa de entrevistas de Jô Soares, da Globo; a única diferença é o apresentador que, apesar de não cortar tanto o entrevistado como o gorducho global, não tem preparo nem conhecimento para conduzir as entrevistas.
Outro ponto que destaco é a programação demasiadamente reprisada. Mas isso não é negativo. Pelo contrário. Proporciona uma maior visibilidade das notícias, já que muitas pessoas poderão assistir; afinal num país em que muitos vivem para trabalhar não sobra tanto tempo livre para ver toda a programação.
Pelo que acompanhei até agora, esse canal é muito parecido com os bla-bla-bla NEWS do mundo; canais que transmitem notícias constantemente. Um verdadeiro bombardeio de notícias, será que toda a população está preparada para ser bombardeada assim?
Em um saldo final, avalio [até o momento] como positiva essa idéia proposta pela Record NEWS. Apesar de bater aquela velha vontade de esculhambar o cara que inventou a maior instituição de lavagem cerebral do país. Desculpem-me os evangélicos da Universal... Ah! Quer saber? Não me desculpem não. Afinal a Record, apesar de inovadora, lá no fundo quer apenas tomar o lugar da Globo e fazer as mesmas coisas.

Marcadores: , ,

“No AR, Record NEWS”

  1. Blogger Yuri Leonardo disse:

    Se a Record News é parecida com a Globo News, que é parecida com a Fox News e por aí vai, disso eu não tenho tanta dúvida. O esquema é simples: mercado e produtividade, coisa que se enxerga na boa parte do jornalismo atual e que, tanto eu quanto você, trabalharemos nisso e vamos nos sobreviver sobre essa lógica de mercado. Essa coisa de descer o cacete na Globo chega a se tornar investida retórica pra impressionar e tá enjoando... Cadê solução pra esse problema?

    Mas que o seu texto está completamente o mesmo blá-blá-blá que se encontra em qualquer outro blog de aspirantes à jornalista, isso é fato...
    Não vi nenhum argumento elaborado de maneira a pôr o leitor numa reflexão maior, nem a óptica do outro lado do acontecimento, nem algo perfeitamente informativo. O que ilustra a sessão de "jornalismo" me parece mais um simples desabafo embasado em Senso Comum - coisa que eu teria numa conversa simplória na fila do banco com duas pessoas leigas em Comunicação. Uma mudança de postura seria interessante, caso contrário a sessao "jornalismo" deveria se chamar Opinião.
    Eu repito: vocês precisam de mais leitura e senso crítico pra escrever sobre essas coisas.

    E são meus conselhos como estudante de Comunicação.

     

  2. Blogger Roger Pires disse:

    "Eu repito: vocês precisam de mais leitura e senso crítico pra escrever sobre essas coisas"

    Talvez não.
    Talvez uma opinião pessoal possa satisfazer as intenções do nosso blog; que não é um site pseudo-intelectual-eu-sei-mais-do-que-os-outros, é apenas um "blog de aspirantes à jornalista"...

     

  3. Blogger Saulo Lima Lemos disse:

    Esse canal é mais comentado doq assistido
    hehehehehehehehe

     

  4. Blogger musicaparaouvir disse:

    huumm
    haueuea gostei do comentario do saulo hehe

    sim ao texto..
    realmente tah bem opinativo, mas nada que o comprometa. A coluna de jornalismo tah bem diversificada: opiniao a respeito de novo canal, destaque do esporte[q eu nao li por sinal =x hehe], colunas sociais...

    qto aos comentarios a globo.. sendo 200% sincero: concordo com o yuri, cansa mesmo. mas no caso desse texto [na minha modesta opiniao] foram ditas verdades.. pq realmente a record qr ser oq a globo eh hj, coisa natural no mundo em q vivemos..* já dizia o cara, Maquiavel: "se quer conhecer uma pessoa dê poder a ela"

    pois eh.. o brito jr tb nao eh o meu jornalista preferido hehe nao assisti ao programa dele, logo nao posso comentar.. mas se copiou.. eh otro fato natural nesse mundo.

    no maais... ficou legal o texto.. linguagem tranquila, sem excesso algum, mostrou q a concorrencia faz bem ao povo [q tem q botar o mercadao a seu serviço e nao o contrario], pois agora a globo pode se preocupar com a sua globo news; o jô realmente atrapalha o proprio programa interrompendo pra fazer piada ser a pessoa mais engraçada do mundo...

    pois eh.. foi bom sim :D

     

  5. Blogger Yuri Leonardo disse:

    Mas, Roger, o fato desse blog ser de "aspirantes à jornalistas" não vai diminuir a responsabilidade daqui como Formador de Opinião - afinal, é conteúdo informativo, está postado pra quem quiser ler. E se fosse de pseudo-intelectual-metido-a-fodão, certamente teria a mesma responsabilidade como blog.

    Meu costume aqui é de tentar postar críticas construtivas, e não de rachar o bico a falar mal sem motivo algum. É dessa maneira que costumo comentar todos os outros blogs que leio. Acho que você acabou levando pro lado pessoal, sei lá como, e não fez lá muita questão de levar em consideração o que eu disse sobre pesquisa.

    Talvez eu tenha sido bem claro no último comentário, então fico por aqui, mas volto caso precise de outro direito de resposta XP

     

  6. Blogger Roberta Felix disse:

    Eu não acompanho este blog continuamente desde o início e sei muito pouco da intenção editorial dele. Tenho lido mais as coisas de poucas semanas pra cá. Vou comentar os últimos comentários, que eu acho que ficaram mais importantes que o post em si. Então vou opinar a partir do que eu entendo: este blog é um exercício pra formação de vocês, que serão comunicadores sociais, certo?

    Se tá escrito por vocês "Quer informações sobre..." e em seguida uma lista de temas, o que se espera é informação sobre os temas. E uma abordagem informal é um diferencial bacana, mas não transforma informação em opinião. É simples. Jornalismo opinativo existe e é tão digno quanto as outras modalidades. Me parece que ficou aqui uma dúvida quanto à intenção do blog: é informativo ou opinativo? Está dito informativo na proposta, mas o que está escrito é opinião.

    E opinião também precisa de embasamento. Me espanta esse ressentimento com as críticas. Aí eu torno a dizer: vocês serão comunicadores sociais, certo? Primeiro, o maior dever do jornalista é informar bem, seja por um texto objetivo ou por uma coluna opinativa. Para isso, pesquisa e leitura são práticas necessárias. Segundo, nós todos estaremos em constante exposição através do que a gente produzir, agora ou depois dos quatro anos de curso. A nossa produção não é pra agradar a um ou a milhares, é pra ser socialmente útil.

    Qual é a proposta, afinal? Se o blog é um site pessoal de estudantes de Comunicação Social sem intenção jornalística, por favor esclareçam.

     

  7. Blogger Mayara Carol Araujo disse:

    Gente, aqui é MayÁ, do 4J.

    Não acompanho muito o Blog de vocês. Na verdade, estou voltando à dinâmica de blogs agora, mas gostaria e fazer algumas considerações:

    Primeiro que é ótimo termos estudantes de jornalismo fazendo blog coletivo. É um puta exercício, sobretudo, pela possibilidade de feedback, que, na hora do "vamo ver" não existe: o que há, do pouco que sabemos, são boas retaliações, nada de conselhos.

    Agora, concordo com Roberta quando ela fala de distinção de termos: explicitar se é opinião ou informação não é só uma questão de nomenclatura, é sobretudo dizer a que veio - uma luta antiga dentro do jornalismo - e é interessante que vocês pensem nessa diferenciação sempre que sentarem pra escrever, por que "lá na frente " essa pequena fronteira vira canyon, e prejudica e gera discussão e frustra e tolhe e dói. Por isso, trabalhar essa diferença desde já.

    Vocês iniciaram esse exercício (de escrever blog), até onde sei, antes mesmo de começarem o curso, o que lhes possibilitava realmente falar como quisessem. Entretanto, estão aprendendo nas aulas e absorvendo conhecimentos de discussões e de pessoas: estão crescendo. E esse crescimento precisa aparecer aqui. Acho meio complicado lhes cobrar coisas que sequer viram ainda, são muito novos na comunicação, mas, o que me preocupa não é nem o conhecimento não aparecer, mas o possivel surgimento da sensação de que já se sabe tudo. E tô falando por que sou pretenciosa e já me aconteceu isso, sim.

    De qualquer forma, uma coisa dentro do curso se aprende do berço (parafraseando Fernanda Meireles): é preciso aprender a ouvir estranhos. Aprender a ouvir e aprender de aprender.

    Desejo sucesso pra esse bicho aqui e que vocês façam muita gente pensar. Mais que isso: que seja esse o desejo de vocês também.

    Tem meu blog aí pra quem quiser conferir o Manzangão e comentar lá, deixar sua crítica, será muito bem vinda, de coração.

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online