<body>

Quadrinho não é literatura

.:voltar:.

Essa foi a conclusão a qual eu cheguei, no final das contas. Quer dizer, inicialmente a minha idéia era meio que deixar a dúvida no ar, se quadrinho é literatura ou não, pra gerar discussão, sabe?! Ia ser legal, e tudo, mas quando eu fui pesquisar... Tipo, não tem como defender que quadrinho é literatura!

Antes que joguem pedras em mim, deixa eu explicar. Olha só o que o Aurélio diz sobre Literatura: "Arte de compôr trabalhos artísticos ( essa redundância tosquíssima é coisa do aurélio, viu?!) em prosa e verso." Já sobre quadrinhos ele fala: " Sequência dinâmica de desenhos (quadrinhos), em geral com legendas, que contam uma história." eu também dei uma fuçada na wikipédia, e lá também não tinha nada que desse a entender essa ligação entre a banda seqüencial (um nome bem chique pra "quadrinhos") e a literatura.

O que ocorre é que nós (pelo menos eu) ainda temos uma mentalidade meio matuta com relação à literatura. Essa palavra nos traz á mente a idéia de algo culto, intelignete e edificante. nesse contexto, defender que quadrinho é literatura é dizer que ler gibi também deixa mais inteligente, e eu concordo plenamente com isso, mas não precisa ser literatura pra ser edificante não. Olha, esse pensamento generalizador é mais comum do que se imagina, viu?! Me contaram uma vez de uma coisa que aconteceu com o Neil Gaiman ( o cara do Sandman). Conta-se que certo trabalho dele ganhou um prémio, daí os críticos disseram: "É tão bom que é quase literatura." Putz! è muita pretensão dos literários! quase literatura... ou é literatura ou não é!

Outra, o quadrinho já é reconhecido como a nona arte, enquanto a literatura é uma das primeiras (eu não sei qual é porque todo mundo só fala na sétima arte, que é o cinema). Ou seja, as duas coisas são artes diferentes, que seguem raciocínios diferentes, e que são confundidas por serem ambas impressas em papéis, por assim dizer.

Enfim, não há motivos pra ficar quebrando a cabeça com isso. HQ não é uma das modalidades da literatura. Ao invés disso, é uma modalidade de arte diferente, que segue suas próprias regras, e que ainda sofre um certo preconceito, ainda é tachada de "coisa pra criança" ou "coisa pra nerd". E uma pena. Quem deixa de ler quadrinhos não sabe o que está perdendo.
Texto: Talles Silva

Marcadores: ,

“Quadrinho não é literatura”

  1. Blogger Yuri Leonardo disse:

    Eu até entendo o motivo que o impulsionou a escrever o texto, Tales, mas, na boa, quadrinho é algo tãaao rico que pode ser, sim, considerado um tipo de literatura e, até mesmo, algo além: um tipo de linguagem.

    Dizer que literatura é só coisa "culta" é ter uma visão completamente elitista sobre o assunto. Mesmo que a Arte - num contexto amplo e geral - tenha sido, originalmente, construída pra atender aos interesses de uma elite cultural, hoje não se deve tomar essa postura como uma bússola. Arte é expressão e ação de mudança da realidade social de qualquer indivíduo...

    Também acredito que respostas objetivas sobre o que é literatura e sobre o que não é liteatura só nos levam à meras institucionalizações da produção artística. Isso talvez não seja tão mais importante quanto a própria produção em si... Trazer delimitações pra esse tipo de coisa só faz barrar a criatividade de quem for produzir.

    E, realmente, quem acha que quadrinhos é algo só pra criança ou pra adolescente tá muito errado. Já peguei muito bate-boca com sujeitinho da Siciliano por deixar Alan Moore e Moebius ao lado do Almanaque do Cascão... Prova desses absurdos é entrar numa livraria e ver um monte de títulos de quadrinhos largados uns sobre os outros numa única prateleira.

    Bom, posso até me candidatar a escrever sobre quadrinhos pra esse blog. Se o pré-requisito não for ser do primeiro semestre, tá lançada a candidatura. ;D

     

  2. Blogger Marina Rosas disse:

    gostei muito do texto e do tema talles!

    POLÊMICAAA! hehehehehehehe

    eu não sou mto fã de quadrinhos, e às vezes julgo ser coisa de nerd msm, mas me toco da idiotice disso e paro!

    tenho certeza q tem mta coisa boa sendo produzida, alguns quadrinhos são melhores que algusn livros que são publicados por aí..

     

  3. Anonymous Anônimo disse:

    Poxa , pelo título pensei que tu iria falar mal de quadrinhos ...
    mas não vi isso não
    pelo contrário , foi uma crítica né?

    enfim...
    eu considero quadirnho literatura, mas vejam bem , eu um pobre imortal-liso-comunicólogo...

    Gostei bastante da linguagem do texto.

     

  4. Blogger Roberta Felix disse:

    não vou defender certos pontos de vista com os quais nao concordo. mas
    quando alguem diz que o quadrinho é tão bom que 'é quase literatura' não deixa de ter um ar de arrogancia... mas talvez a opinião de quem disse estivesse mais bem explicada se fosse algo como "o texto (argumento, roteiro, diálogos e tudo que tá lá escrito) é por si só tão bom que quase não precisa da imagem". é um elogio, malfeito, mas é. e quadrinho precisa de imagem, po.

    quanto ao ser ou não ser literatura. eu defenderia que não é, e até usando o argumento do yuri: é uma coisa tão rica por si só que não precisa estar sob uma etiqueta. literatura pra mim já é uma coisa grande, sabe? seria muito vago colocar sob o mesmo nome obras sem ilustração alguma e obras em que a imagem é recurso essencial, de enorme qualidade e indispensável...

    gente, chamar de literatura não é elogio. é mera classificação, coisa técnica. brigar porque o quadrinho não é chamado de literatura e reclamar de quem usa literatura como coisa elitizada precisa de mais argumento pra convencer... por quê, se são coisas tão diferentes? "arte sequencial que combina texto e ilustração" cai melhor para as hqs.

    gostei do texto e da abordagem, talles :D

     

  5. Blogger Darwin disse:

    nunca vi comentários tão grandes nesse blog! Também Thalles tu foi mecher logo ocm quadrinhos! Cara, quadrinhos já causou polêmica porque diziam que não era arte, hoje já é arte e também acho que não é literatura! A Roberta e o Yuri já disseram tudo que eu gostaria dizer... ou quase tudo...
    agora vou cair nos clichês, escolheu o tem muito bem, ótima abordagem ótimo texto blábláblá...

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online