<body>

Música, Publicidade, Realidade...

.:voltar:.

A publicidade há muitos anos, vem utilizando a musica para suas mais diversas formas de divulgação. Como a música faz a publicidade da própria publicidade?
O que é um jingle?
O jingle pode ser considerado como a canção do consumo. São propagandas cantadas e elas têm o intuito de seduzir o ouvinte para a compra de determinado produto. O jingle reflete a marca e a época em que foi feito.
O primeiro jingle foi gravado em 1935 por Gilberto Martins para a Colgate Palmolive. Nessa época, as gravações eram realizadas com a agulha cortando diretamente o acetato dos discos de vinil. Desde então, a história dos jingles conta com grandes nomes da música popular brasileira como Zé Rodrix, Sá e Guarabira, Tavito e Thomas Roth, entre muitos outros.
Mas do que gostaria de ressaltar é como a música popular brasileira cita a publicidade. Será que acontece uma deterioração da imagem da publicidade?
Temos vários exemplos como a musica Parque industrial de tom Zé que fala de termos como garota-propaganda, aeromoça e ternura no cartaz. Esses termos e a música em si pode significar uma forma de denuncia de como a publicidade atua nesse mundo globalizado.
As musicas críticas denunciam uma realidade que não observamos. Uma realidade coberta pelos vários anúncios e pela publicidade impactante do dia a dia. Será que quando se faz uma propaganda se pensa nas pessoas que não podem consumir o produto ofertado?
Gosto de dizer que publicitários vendem sonhos. E poucos são os que podem comprá-los.
Esse é o grande encanto da publicidade: a vida agitada, a beleza dos jingles, dos anuncios. Toda essa dedicação para a mais completa idealização de algo que se deseja consumir. Esse é o belo.

by, mariana

“Música, Publicidade, Realidade...”

  1. Anonymous Anônimo disse:

    Texto mto bem-feito Mariana. Falou tudo q tinha q falar, de forma bem clara e direta!
    E, particurlamente, eu adorei o último parágrafo, mas acho q sou suspeito pra falar! XD

    "...Publicitários vendem sonhos"! Shooow! =D

     

  2. Blogger Marina Rosas disse:

    mais uma estréi no blog!
    bom tema, mariana, ainda não tinha sido abordado por aqui..

    "publicitários vendem sonhos" uma visão bem poética da profissão..

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online