<body>

A Imparcialidade no Jornalismo não existe !

.:voltar:.



Esse tema de parcialidade no jornalismo causa divergências. Alguns ''pregam'' que o jornalismo deve ser imparcial, ou seja, apresentar as notícias de uma forma neutra com o objetivo de não influenciar ideologicamnete o leitor , ouvinte ou telespectador.


Entretanto , na minha opinião, não é possível essa neutralidade. Afinal, o simples fato de escolher publicar ou não uma matéria já demosntra uma escolha, tendência dos jornalistas e/ou dos meios de comunicação que eles representam.Além disso, em parte das matérias jornalísticas, é notoriamente perceptível a opinião pessoal do autor e a presença de um perfil editorial tendencioso de determinadas ''empresas'' de comunicação.


Uns dos maiores exemplos desse jornalismo tendencioso são a revista Veja e a rede Globo. A primeira revela claramente sua posição política e semanalmente ataca o atual governo brasileiro, além de suas matérias serem muito ''vendidas''( livre interpretação). A segunda , eu diria que de uma forma mais disfarçada, tem um perfil altamente dominador e usa seus tele-jornais como peças importantes para manipular a população.





Acho que o ideal é manter um equilíbrio entre as idéias apresentadas em uma matéria; não ser fanático em hipótese alguma e fornecer argumentos necessários para que o receptor da notícia tenha condições de julgá-la de sua forma particular.O equilíbrio de idéias seria mostrar os pró e contras envolvidos na notícia, pois já vi e li muito por ai matérias em que só é encontrado um lado da moeda, deixando o leitor praticamente sem escolha de análise. Quanto ao fanatismo, acho que nenhum jornalista deve deixar transparecer suas crenças mais profundas. Afinal, lugar de opinião é na coluna. Enfim, o papel do jornalista é passar o máximo possível de informações e apenas inserir opiniões quando for harmoniasamente cabível.



Imparcialidade?!


Duvido.

Marcadores: ,

“A Imparcialidade no Jornalismo não existe !”

  1. Anonymous Anônimo disse:

    acertasse em cheio no tema!

    Isso precisa ser mais criticado pela juventude claramente e por meios que possa atingir outros setores..


    o blogemformação é um meio direto.


    parabéns roger!


    abraço.

     

  2. Blogger Yuri Leonardo disse:

    Bela exposição!
    É incrível ver como tantos programas e jornalistas afirmam ser imparciais. Esse pessoal não cursou Comunicação?!

    O simples ato de escolher qual notícia é IMPORTANTE para ser exibida ao público já remete à parcialidade. É algo lógico.

    Na França e em alguns países europeus já foi desmontada essa concepção de imparcialidade. Lá, por exemplo, existem jornais que se proclamam de Direita, Centro ou Esquerda. Cabe ao leitor escolher o que deseja ler e quais pontos de vista deseja notar (obviamente que um leitor que deseje estar bem informado vai procurar notícias das três fontes).

    E não precisa duvidar não, ô Roger: imparcialidade não existe mesmo. É mais uma dessas coisas do Senso Comum que nos enfiam na cabeça - ou tentam.

     

  3. Blogger Beatriz Jucá disse:

    Imparcialidade em uma notícia é realmente impossível. A própria escolha da pauta já remete a uma parcialidade. Além disso, as próprias pessoas abordam os fatos de formas diferente. Por exemplo, quando duas pessoas fotografam o mesmo evento, raramente as fotografias serão semelhantes. É complicada esta questão da imparcialidade do jornalismo. Entretanto, um jornal pode sim tentar ser menos parcial. Ouvir todos os lados envolvidos em algo é um exemplo disso. Uma coisa é ser tendencioso, outraa é querer impor opiniões aos expectadores a qualquer custo.
    Para os leitores, ler ou assistir vários jornais pode ser uma saída.

     

  4. Blogger Marina Rosas disse:

    os comentários acima abordaram td complementando tes texto.

    mas não existem apenas veículos que falem mal do lula, que também fazem questão de falar bem, tem sempre os dois lados da moeda!
    é o como o yuri flaou que tem lá na europa. só que aqui as coisa ainda são meio mascaradas.

    nós temos que nos considerar prvilegiados, pois estudamos e conseguimos ver as tentativas de manipulação, mas grande parte da população não consegue! e ainda acreditam na lenda que td q passa na globo aconteceu tal q ql a emissora mostra!

    bom tema ro-g! adorei as imagens que ilustraram bem o texto!

     

  5. Blogger Darwin disse:

    o problema não está na imprensa parcial, como o Yuri disse as pessoas tem que saber o que estão lendo, de que lado está aquele jornal, revista, programa de tv... aqui no Brasil a grande imprensa mostra só um lado das coisas, e geralmente é o mesmo...mas sempre á uma alternativa que pode n ter a mesma qualidade técnica mas tem uma melhor abordagem dos fatos...

    ótimo texto

     

  6. Anonymous Anônimo disse:

    Concordo em partes com a Bia, só faltou uma palavrinha aí.. QUASE sempre...

    Acho muito difícil escrever sobre algo e não mostrar sua opinião, até mesm da forma com que expõe tem lá a sua pitada, mas o problema acho que tá nas vendas, na forma de manter o meio de comunicação, daí se faz uso da venda de opinião, infelizmente.

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online