<body>

Colunismo Social, Jornalismo?!

.:voltar:.


O Colunismo social pode ser considerado jornalismo? Pior que pode, afinal está passando informações para população, mesmo sendo um conteúdo questionável.

Saber sobre a vida amorosa, as novas posses e até seguir os passos dos famosos é , no mínimo, fútil. Entretanto o público, principalmente o brasileiro, parece adorar esse tipo de notícia. O povo, sei lá o porquê, gosta de imitar os famosos e por isso buscam sempre notícias atualizadas sobre as personalidades.

Nesse contexto entram os programas de ''fofoca''. O TV fama, por exemplo, é um programa que só fala da vida das celebridades, narrando suas últimas ações. Os pares românticos, as últimas festas, as brigas, quem saiu pelado em revista, enfim...

Insisto: isso é jornalismo?

Os colunistas Lúcio Brasileiro e Lázaro Medeiros são expoentes máximos da inutilidade que o colunismo social leva à sociedade. Eles falam das últimas informações da vida pessoal dos ''chiques'' de fortaleza. Mas, pense comigo, e o que que nós temos com isso? NADA! Não temos e nem devemos saber o que acontece na esfera elitista da nossa sociedade, afinal isso não acrescenta nada em nossa vida.É claro que todos nós gostamos de uma fofoca, mas a minha crítica é: COLUNISMO SOCIAL É JORNALISMO? E O COLUNISMO SOCIAL MERECE TANTO ESPAÇO COMO TEM NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?


BOICOTEI O COLUNISMO SOCIAL!

NÃO ASSISTA O TV FAMA NEM LEIA O BUCHICHO!




Marcadores: ,

“Colunismo Social, Jornalismo?!”

  1. Anonymous Anônimo disse:

    Escolha interessante de tema.
    Acredito, no entanto, que a questão não seja o povo tentando "imitar" os famosos. O caso é muito mais de "projeção" do que de qualquer coisa. O povo "projeta" seus sonhos, o estilo de vida que gostaria de ter, nas chamadas celebridades. Assim, acompanhando com detalhes a vida dos mesmos, exercem o esporte de "viver a vida através da vida dos outros".

    Quanto à questão de considerar o colunismo social uma forma de jornalismo, acharia mais adequado considerá-lo uma forma de entretenimento. Acompanhar a vida das celebridades é visto muito mais como uma diversão do que uma necessidade de se informar, ao meu ver.

    Jota, estado mental: consideravelmente bem-humorado, com pitadas de cansaço.

     

  2. Blogger Yuri Leonardo disse:

    Cara, eu compreendi perfeitamente o texto... Novamente eu repito que as pautas d evocês têm sido muito boas. :D

    Bom se é ou não é jornalismo, eu nao sei - e nem vou me dar o trabalho de discutir epistemologicamente essa coisa... Concordo parcialmente com o Jota quanto a qualificar isso como entretenimento, mas, de alguma forma, informação está se transmitindo ali também - se é útil ou não, aí já é outra história...

    Roger, também lembrei que Colunismo Social tem quase - ou maior - prestígio do público lá na Europa! Tanto é que existe o tal "Jornalismo Rosa", categoria de colunismo social especializada em cobrir a vida de famosos e herdeiros de antigas e poderosas dinastias de aristocratas europeus. Certamente se o colunismo social está com esse espaço é porque há quem leia e não há gente suficiente pra reclamar e pedir outra coisa no lugar... Lembre-se que ainda há muitos "pepetos" que compram jornal para lerem o nome dos seus filhinhos na night e exibirem buchichos e zoeiras em reuniões dominicais...

    Particularmente eu acho um certo desperdício... Não estou querendo desmerecer o trabalho de ninguém, mas o espaço até poderia ser diminuido, porém as pessoas gostam disso - mesmo nao se perguntando por que gostam.

    E sejamos francos: todos nós precisamos de uns quinze minutinhos de futilidade durante a semana ou enlouquecemos. XD

     

  3. Anonymous Anônimo disse:

    Concordo totalmente com o Jota. Acho q Colunismo Social tá mais pra entretenimento que pra jornalismo, afinal (vide "TV Fama") parece não ser tão necessário que uma pessoa seja formada em comunicação social pra apresentar um programa do tipo.
    Fora a falta de ética que existe muito nesse meio. Eles inventam coisas cabulosas na cara dura só pra vender, chamar atenção ou conseguir mais audiência. Isso faz com que o colunismo se distancie mais do jornalismo e perca muito de sua credibilidade e respeito.

    PS: Sim, Yuri! Precisamos mesmo! ASUHASU! XD

     

  4. Blogger Marina Rosas disse:

    concordo com o yuri, o colunismo social na europa é muito forte, e os eua tbm não fica pra trás dando mto espaço as macaquices de "cantoras" pop

    eu acho isso mta futilidade msm, mas pra ser sincera, acho q o jornal acaba refletindo o que são seus leitores. se o colunismo social tem mto espaço deve ser pq tem como público nã só a classe abastada da sociedade, mas tbm pessoas mais simples que, como o jota falou, tentam viver uma vida melhor apenas olhando a de seus ídolos..

    mto bom o texto e o tema ro-g!

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online