EXEMPLO DE LEAD:
'
Na semana passada, no centro de humanidades 2 da Universidade Federal do Ceará (onde fica o departamento de Comunicação Social), aconteceu a recepção dos mais novos alunos de Jornalismo e Publicidade da UFC. Como é tradição, os já alunos do curso recepcionaram os recém-chegados com brincadeiras ''quase humilhantes'', mas também com muita diversão e integração. Isso aconteceu para ''premiar'' a conquista das vagas na Universidade Pública.
'
'
Pelo que pesquisei o LEAD jornalístico é isso. Responder ao leitor, independente da ordem, perguntas básicas sobre a notícia : quando, como, onde, quem, o quê e por que. Sobre o formato do LEAD jornalístico, tenho uma questão. Será que o LEAD tem que seguir sempre o padrão? Proponho mais poética ao LEAD. Claro que algumas notícias não permitem, mas ,por exemplo a notícia acima, podia ter diso escrita com mais emoção e mais detalhes. Não o fiz pois eu segui o padrão do LEAD. Eu sou particularmente contra esse conceito de PADRÃO.
'
'
Para finalizar deixo a questão: O LEAD DEVE SEGUIR O PADRÃO OBJETIVO OU DIFERENCIAR E SEGUIR UMA LINHA MAIS ARTÍSTICA/POÉTICA?!
'
Marcadores: Jornalismo, Roger Q. Pires
Escritor por Roger Quentin Pires,
segunda-feira, 13 de agosto de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
segunda-feira, 13 agosto, 2007
no caso do lead não há necessidade de algo mais artístio/poéticojá que ele vem suprir a necessidade de quem não tem tempo para ler algo mais detalhado...eu acho...
segunda-feira, 13 agosto, 2007
ele foi feito pra ser enxuto, do jeito que é. :)
segunda-feira, 13 agosto, 2007
acho q é mto importante ser objetivo, pois não é todo mundo que tem tempo pra ler detalhadamente, mas precisa saber o que está acontecendo no mundo!
segunda-feira, 13 agosto, 2007
Acho que o padrão deve, muitas vezes ser seguido. Mas toda regra tem uma exceção não é verdade??
segunda-feira, 13 agosto, 2007
O lead é p ser prático e simples! Mas acho q devíamos usar um pouco do poético, para atrair os leitores, que muitas vezes não lêem a matéria toda
terça-feira, 14 agosto, 2007
O lead é como se fosse uma fórmula, uma base, o ponto de partida.
Cabe a nós modificá-lo ou não, ams claro que alguns textos exigem a sua composição, outros nem tanto, daí entra em ação a criatividade.
quarta-feira, 15 agosto, 2007
acho q o formato do lead nao deve ser preso a padrao nenhum, pq como foi dito.. existem materias q permitem uma flexibilidade pro poético... e se esse tom poético atrair o tipo de público que deve ler a matéria não acho q essa alternativa deva ser posta de lado..