<body>

LEAD JORNALÍSTICO

.:voltar:.

EXEMPLO DE LEAD:
'
Na semana passada, no centro de humanidades 2 da Universidade Federal do Ceará (onde fica o departamento de Comunicação Social), aconteceu a recepção dos mais novos alunos de Jornalismo e Publicidade da UFC. Como é tradição, os já alunos do curso recepcionaram os recém-chegados com brincadeiras ''quase humilhantes'', mas também com muita diversão e integração. Isso aconteceu para ''premiar'' a conquista das vagas na Universidade Pública.
'
'
Pelo que pesquisei o LEAD jornalístico é isso. Responder ao leitor, independente da ordem, perguntas básicas sobre a notícia : quando, como, onde, quem, o quê e por que. Sobre o formato do LEAD jornalístico, tenho uma questão. Será que o LEAD tem que seguir sempre o padrão? Proponho mais poética ao LEAD. Claro que algumas notícias não permitem, mas ,por exemplo a notícia acima, podia ter diso escrita com mais emoção e mais detalhes. Não o fiz pois eu segui o padrão do LEAD. Eu sou particularmente contra esse conceito de PADRÃO.
'
'
Para finalizar deixo a questão: O LEAD DEVE SEGUIR O PADRÃO OBJETIVO OU DIFERENCIAR E SEGUIR UMA LINHA MAIS ARTÍSTICA/POÉTICA?!
'

Marcadores: ,

“LEAD JORNALÍSTICO”

  1. Blogger Darwin disse:

    no caso do lead não há necessidade de algo mais artístio/poéticojá que ele vem suprir a necessidade de quem não tem tempo para ler algo mais detalhado...eu acho...

     

  2. Anonymous Anônimo disse:

    ele foi feito pra ser enxuto, do jeito que é. :)

     

  3. Blogger Marina Rosas disse:

    acho q é mto importante ser objetivo, pois não é todo mundo que tem tempo pra ler detalhadamente, mas precisa saber o que está acontecendo no mundo!

     

  4. Anonymous Anônimo disse:

    Acho que o padrão deve, muitas vezes ser seguido. Mas toda regra tem uma exceção não é verdade??

     

  5. Blogger Ingrid Baquit disse:

    O lead é p ser prático e simples! Mas acho q devíamos usar um pouco do poético, para atrair os leitores, que muitas vezes não lêem a matéria toda

     

  6. Anonymous Anônimo disse:

    O lead é como se fosse uma fórmula, uma base, o ponto de partida.
    Cabe a nós modificá-lo ou não, ams claro que alguns textos exigem a sua composição, outros nem tanto, daí entra em ação a criatividade.

     

  7. Blogger musicaparaouvir disse:

    acho q o formato do lead nao deve ser preso a padrao nenhum, pq como foi dito.. existem materias q permitem uma flexibilidade pro poético... e se esse tom poético atrair o tipo de público que deve ler a matéria não acho q essa alternativa deva ser posta de lado..

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online