Texto de Darwin Marinho e Dora MoreiraEm meio a cena musical caótica de fortaleza surge algo que parece ser a luz no fim do túnel. Em agosto passaram por aqui eventos que receberam a missão de divulgar a cena independente: o Ponto.Ce e a Feira da Música. Em sua segunda edição, o Ponto.ce mantém uma dinâmica muito válida: chamar bandas do cenário nacional alternativo para tocar ao lado de bandas mais desconhecidas. A feira da Música chega À sua sexta edição trazendo, além de palestras, oficinas e rodadas de negócios, vários shows. Os eventos dividem a opinião dos aficcionados por música - enquanto uns dizem que tudo é perigoso, outros dizem que é divino, maravilhoso.
Todos estamos cansados de ouvir as pessoas reclamando que falta espaço na mídia, faltam lugares onde possam fazer shows, faltam gravadoras que se interessem e todo esse chororô...Mas falta tudo isso mesmo, e quando acontece eventos como o ponto.ce e a Feira da música, que são feitos por pessoas que entedem muito bem a cena indepedente, é de se esperar que sejam democráticos, que dêem destaque a produção local e ao potencial musical desses artistas. Infelizmente há uma espécie de apadrinhamento.Pois é... essa prática que foi tão natural em outros tempos e hoje considerada vil ainda está presente na produção de eventos como esses. Contudo, não se pode ignorar o esforço da Feira em divulgar o trabalho de artistas que não têm espaço na grande mídia, além da consideravel descentralização do evento, que se dividiam em pólos diverso, espalhados desde o Dragão do Mar até o Bom Jardim.
A Feira da música,como o nome já diz é um evento um tanto quanto voltado para o comércio - até um pouco mais que o esperado... O grande problema é que a forte presença de stands de grandes empresas, rodadas de negócios e palestras voltados para o mercado terminam por engolir os que ali estão pelo simples amor à musica, como os donos de sebos, os artistas -que se apresentam e vendem seus produtos- e os professores que ministram oficinas.
O que observamos, no geral, foi o fato de ser uma feira se sobrepondo, por vezes, à idéia de envolver a cidade no universo musical.
Grupo do Blog colhendo material de áudio no stand do Ponto.Ce na Feira da Música
Marcadores: Darwin Marinho, Dora Moreira, Música
Escritor por Roger Quentin Pires,
quarta-feira, 22 de agosto de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
quarta-feira, 22 agosto, 2007
bom texto...
lúcido e com o sarcasmo muito bem imposto.
abraço à todos.
quarta-feira, 22 agosto, 2007
eu fui aos 2 eventos citados no texto - ponto.ce e feira da música - e concordo muito com o que vocêz escreveram, principalmente nesse lance dos apadrinhamentos...
gostei muito do texto e da ousadia de criticar o que as pessoas fazem questão de fingir que não veêm.
ahh, parabéns pela estréia doraa! tenho certeza q vc vai acrescentar muito no blog, principalmente na coluna de música!
quarta-feira, 22 agosto, 2007
Tô adorando essa onda de atualidades nas matérias do blog. Mais uma vez o darwin está inserido no contexto crítico dos eventos que acontecem aqui em Fortaleza, gosto de ver isso. Parabéns pela 'trimatéria', meninos. Pra quem gosta de música e quer ver a sua divulgação, é louvável que se comente a 'feira da Música' aqui no blog.
Beijo em vocês.
quarta-feira, 22 agosto, 2007
Fui a feira da musica , mas nao fui ao shows.
Ouvi dizer q forma bons; já a feira tava legal , tipo, eu gostei.
Qnt às criticas ai dessas duas pessoas ótimas que escreveram, tipo
acho que mesmo com tudo isso ai, esses espaços já são válidos. Ruim assim!? Pior sem isso...
**Textos em parceria ficam bons viu!?
quinta-feira, 23 agosto, 2007
ah... o texto foi escrito por mim e pela Dora, mas tem idéias do Caracas, do Preá, do João... e de outras pessoas que participaram da discussão pré-texto!
Dora encontramos o equilíbrio! \o/
quinta-feira, 23 agosto, 2007
válido é demais, Roger
mas o fato é que podia valer muito mais ;)
:}
quinta-feira, 23 agosto, 2007
ah, e brigada, vocês são jóia :}
quinta-feira, 23 agosto, 2007
A matéria está realmente boa e bem escrita. Gostei da forma como explicaram o evento e o que pensam à respeito do assunto.
Eu que não fui à feira da música, não tenho nada a comentar. Mas estive no bexiga no sábado que teve ponto ce na praça verde e confesso que fiquei feliz em ter ido somente ao bexiga naquele dia... Não gostei muito do que vi.
:)
quinta-feira, 23 agosto, 2007
comentário ai de cima é meu , viu?!
=D
domingo, 02 setembro, 2007
Eu gostei do sarcasmo também!