<body>

Literatura cor-de-rosa

.:voltar:.


A busca pela fantasia e a capacidade se sonhar são os ganchos para a venda.


Os chamados romances de banca chegaram ao Brasil no século XIX, sendo traduzidos primordialmente do francês e constituídos de muitas lágrimas e dramas. Acompanhavam a valorização da beleza e doçura feminina dos contos de fadas e mostravam o homem com superioridade física, econômica e social, se tornando febre entre as moças brasileiras no final da década de 70.

Entre os fatores responsáveis por todo esse sucesso, estavam a facilidade de leitura e os preços acessíveis dos folhetos. Além disso, esse tipo de romance era a única fonte de informação, para as jovens, sobre sexo no início dos anos 80. Destinados às moças e mulheres com grandes jornadas de trabalho, os enredos sentimentais se tornaram uma espécie de escape. Eles apresentavam a elas novas oportunidades de sonhar.

Voltada mais para o lazer que para a arte, a literatura para as moças consistia na variação de um modelo de história, e não na ruptura. Era sempre uma mocinha pobre que encontrava um rapaz rico numa viagem e os dois se odiavam até se descobrirem profundamente apaixonados. Tinham também um vilão, e as cenas de sexo eram relatadas sutilmente, talvez pela época. Era sabido também que a mocinha e seu príncipe seriam felizes para sempre, mas o que importava para as leitoras era como eles conseguiriam ficar juntos.

Os romances sentimentais difundem um ideal de comportamento para que as mulheres fossem aceitas e queridas socialmente. Feiúra ou beleza artificial eram características que competiam às anti-heroínas, sempre más.

Entre as séries mais famosas dos romances de bancas, estão Sabrina (mais romântica e com sexo light), Júlia (mulher madura e independente), Bianca (casamento com humor) e as novas Mirella e Sabrina Sensual (mais apimentadas).

Se as leitoras americanas preferem expressões mais explícitas nas cenas de sexo, as brasileiras reclamam do uso de termos chulos. Elas optam por um tom mais místico nas narrações do ato de amor, o que requer um maior cuidado durante a tradução.

Ainda hoje, séries como Júlia e Sabrina vendem em torno de dois milhões de exemplares por ano e podem ser encontradas em bancas de revistas e sebos. Paralelamente, existe o sistema de trocas dos números mais antigos. O preço das edições atuais desses folhetins varia em torno de cinco e doze reais.

Marcadores: ,

“Literatura cor-de-rosa”

  1. Blogger Marina Rosas disse:

    Mais uma vex um ótimo texto Bia!
    Super leve e informativo!
    Parece q essa "literatura cor-de-rosa" influenciou muito as telenovelas...

     

  2. Blogger Ingrid Baquit disse:

    Biiiia! Ótimo tema e texto muito bem escrito.. Muito interessante ver a evolução da mulher e dos papéis femininos na literatura..
    É por isso que é tão bom ler, a gente viaja, imagina, inventa e é feliz.
    Parabéns amiga! #)

     

  3. Blogger Johnn. disse:

    Bia!!!
    Nó, finalmente acho que vou conseguir comentar aqui!

    Parabéns pelo trabalho e pesquisa, ficou super legal!
    Você escreveu muito bem sobre o assunto!

     

  4. Blogger Unknown disse:

    Já tinha entrado no blog, mas é a primeira vez que vou comentar =P Parabéns pelo texto Bia! É legal qdo a gnt faz uma coisa e depois vê que como resultado ficou bom, né?
    Já tô vendo que vou aprender muito com todos vocês quando as aulas começarem!

    beijos ;*

     

  5. Anonymous Anônimo disse:

    Ô Bia fiasquenta! O texto não tá nada fraco nem tão pouco o tema. A tua criatividade supera o que quer que tu esteja passando. Adorei as informações, tua pesquisa foi excelente. Fora o textinho leve de sempre, que nos faz ler sem sentir os parágrafos passarem.
    Um beijão.

     

  6. Anonymous Anônimo disse:

    Bia, apesar de não satisfazer o meu gosto literário, fiquei impressionado com a sua pesquisa e a forma doce de sua narração.

    Também não sabia de tal tiragem aqui no Brasil, apesar de ter o conhecomento da grande circulação destes folhetins no meio da moçada.

    Parabéns pela sua diversidade temática.

     

  7. Anonymous Anônimo disse:

    Já conhecia o blog mas nunca havia comentado.
    Parabéns Bia é muito bom quando a gente descobre a verdadeira vocação.E você se expressa de uma forma linda e criativa.

     

  8. Anonymous Anônimo disse:

    Eu tenho uma mãe viciada nesses livros!
    O mais engraçado é que ela naão me deixa ler e usa como desculpa que eu vou "me viciar em besteira"
    hahaha

     

  9. Anonymous Anônimo disse:

    Não tenho o hábito de ler estas revistinha, mas gostei da sua pesquisa.
    Parabéns, continue escrevendo.

     

  10. Anonymous Anônimo disse:

    Já fui viciada nestra literatura. Lia um daqueles bem longos de uma única vez. Chegava a sonhar e as vezes chorar com as heroínas dos romances. Achei interessante sua pesquisa. Realmente são bem vendidos, mesmo existindo a forma mais econômica da troca.Foi uma pesquisa bem interessante. Parabéns!

     

  11. Anonymous Anônimo disse:

    Seu texto me trouxe recordações do meu tempo de menina moça.Parabéns.

     

  12. Blogger Roger Pires disse:

    Bia, pra variar, texto com mt qualidade...
    Tu faz taum bem feito de proposito ou é sem querer!??
    hehehe

    bem,
    Eu nao concordo com esse tipo de literatura, acho meio alienante. Mas, eu sou um chato. Já vi mts menininhas lendo sabrina , sinal q faz sucesso né!?
    fazer o q...

     

  13. Blogger Unknown disse:

    Eu amo e Literatura Romântica, ela faz sonhar e deixar a imaginação ir longe. Os números de vendas destes livros provam o qto são lidos, pena q não ganhem tanto destaques como os Best-Sellers q a maioria das pessoas nem tem acesso. Outra coisa ruim é a falta de reconhecimento nossa, de escritores brasileiros q como eu criam histórias doces e românticas como estas. Tenho algumas coisas publicadas neste site, o Recanto das Letras.
    Perfil:
    http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=14384

    E-BOOK - Velho Oeste - Texas 1863 / Kansas 1874
    http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/789878
    Gente eu amooo esta história....é linda demais, e não é pq é minha, não!!! rsrsr

    E_BOOK: A Espanha (conta a história de uma mulher q viaja e redescobre a sua sensualidade e sexualidade) Tbm adoro este pqno livro!!!
    http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/785015

    Através do perfil se tem acesso aos contos dividos em categorias: Sensual romântico, terror, suspense, fantasia, infantil!!!
    Sejam bem vindos todos q desejarem conhecer.
    Ahhh, e por favor deixem comentários. Td o q nos escrevem é de um imenso valor!!!
    Beatriz lindo blog, continue, poste mais informações. Com a ajuda de pessoas como vc a Literatura Romântica não morre, e acaba ajudando nós os escritores brasileiros!!! Bjs

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online