______________
Materiais ''básicos'' para um Jornalista
Algumas profissões tem carga horária de trabalho definida, ou pelo menos teoricamente (8hrs /dia). No Jornalismo, a carga horária, nem na teoria, é definida. Algumas profissões têm um assunto definido. Jornalismo envolve todos os assuntos que nos cercam. Os jornalistas devem estar atentos a tudo em todas as horas. A Notícia não costuma esperar. Até eu, que nem entrei nesse curso ainda, já imagino que minha vida profissional só vai parar realmente quando eu me aposentar, até lá o jornalismo será constante na minha mente.
Se não, vejamos (sempre quis usar essa expressão)...
Um Jornalista tem que estar preparado para cobrir qualquer notícia, conseqüentemente ter uma idéia geral de quase tudo que nos cerca. Na minha opinião um jornalista não pode ter fanatismos, pelo menos não na esfera profissional. Vejo muitos estudantes de jornalismo ligados ao rock e que detestam AXÉ, por exemplo. E se o interesse da maior parte da população for saber o que aconteceu, com detalhes, no FORTAL(carnaval fora de época de fortaleza)? Você vai negar-se a cobrir? Se sim, estará pondo seus interesses em detrimento aos da população, os leitores.
Quanto à carga horária de trabalho, repito : a notícia não espera. O Profissional vai lá, fecha o jornal ou o programa, sai do trabalho e ...!?! Já tem de estar pensando no amanha, afinal enquanto ele estava produzindo as matérias de hoje, estavam surgindo novas notícias. O Jornalismo não pára.
Para exemplificar, no sábado 28/07, durante a final de voley masculino do pan-americano uma chamada com o repórter CésarTralli... Fidel Castro ordenou a volta de uma parte da delegação desportiva cubana que se encontrava nos alojamentos dos jogos pan-americanos do Rio de Janeiro. Certo e ai!? O Repórter vai lá, checa informações ,consulta fontes, enfim... E SE O TAL JORNALISTA NÃO TEM CONHECIMENTO DO TIPO DE GOVERNO IMPLANTADO EM CUBA!? ah tá... em Cuba, todo mundo sabe como é o governo né?! E se fossem os atletas do Panamá, por exemplo?!Como é o sistema governamental do Panamá!?
Deve se ter o mínimo, o mínimo não, o MÁXIMO de conhecimento sobre tudo, para atuar no jornalismo. Bem que todo mundo diz que é fundamental ler bastante nessa profissão...
Marcadores: Jornalismo, Roger Q. Pires
Escritor por Roger Quentin Pires,
segunda-feira, 30 de julho de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
segunda-feira, 30 julho, 2007
rogeeer..gostei da sinceridade da profissão!
é osso mesmo trabalhar com jornalismo!
temos que acordar e domir antenados no mundo..um piscar de olhos é uma noticia a menos! mesmo sabendo que jornalista tem que saber de tudo..vale a pena reconhecer que nao sabemos de quase nada! claro, sabemos mais do que a maioria das pessoas..mas nao somos especializados em nada! politica, educação, esporte, cultura e entre outros..informaremos tudo e qualquer tipo de noticia que acharemos importante..mas quem manda no jornal, o jornalista ou os leitores? como iremos pesar o que é importante para os outros?
isso ainda teremos muuiiito a aprender! ;P
4 longos anos!
depois você da a resposta ok?
beijos ;*
e mais uma vez, parabéns pelo site!
segunda-feira, 30 julho, 2007
O post foi bem interessante XD~
mas como te disse no msn : não gsotei muito do exemplo do fortal ^^' - existem jornalistas para cada "estilo" de notícia. Por exemplo, usam a Fátima Bernardes pra apresentar o Pan no Jornal Nacional e usam o Zeca Camargo pra fazer a cobertura do show do U2 - Ela é uma senhora séria e talz, ele é um quarentão jovial que adora música .
Concordo 100% com a frase " O Jornalismo não pára." - Agora mesmo estamos perdendo notícias =p
Outra colocação que concordei foi a do conehcimento do jornalista: é indispensável! - Não só para o Jornalista como para qualquer pessoa que trabalhe na àera de comunicação social.
^^
Sucesso XD
segunda-feira, 30 julho, 2007
eh a profissao que nos espera...
assim como o tempo, concordo com a fairmação: o Jornalismo na pára!
segunda-feira, 30 julho, 2007
e eu amo muito isso. :D
terça-feira, 31 julho, 2007
Tua cara Ro-g, hiper investigativo!
Como estávamos falando, é mais ou menos como um detetive! Ou é um detetive mesmo? Pode ser.. um detetive da sociedade, tem o máximo de informações sobre ela, tenta decobrir mais e transmite sua própria conclusão!
..
*
sexta-feira, 03 agosto, 2007
ainda bem que nem de jornalismo eu gosto!
até parece...