Há quem pense que o teatro é uma arte elitista, e não posso negar que ela aparente. Os espetáculos ocorrem em prédios, que limitam a entrada de pessoas que tenham problemas de transporte. Os espetáculos podem custar caro (isso é apenas um engano, mas fica pra outro texto). É diante desses problemas que o teatro parece ser cada vez mais uma arte não aproveitada.
É justamente por essa falta de acessibilidade que a Prefeitura de Fortaleza faz da cidade um enorme palco para o V Festival de Teatro de Fortaleza. Praças, terminais e grandes teatros de nossa cidade sediarão mais de 100 espetáculos no período de 20 de julho à 4 de agosto.
A descentralização dos espaços de exibição de espetáculos é o grande mote do FTF, que, nesse movimento, pretende alcançar novos e transeuntes públicos. "O grande objetivo do Festival é mostrar a produção de teatro que temos em Fortaleza, e que a temos em várias formas; não só o teatro italiano, mas também outras linguagens, como a da rua, a do teatro de bonecos. Pretendemos que as pessoas que vão saindo do seu horário de trabalho e que não tenham costume de ir ao teatro sejam instigadas. E a novidade deste ano é Mostra dos Bairros. Antes, eram somente nos terminais e nas praças, mas não nos centros culturais e espaços públicos das regionais. Agora, o Festival se abriu mais”, pontua Almeida Júnior, presidente da Federação Estadual de Teatro Amador (Festa).
A Mostra de Teatro de Bonecos, organizada pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (Abtbon), ocupa os terminais de ônibus; a Mostra do Teatro de Rua invade a Praça do Ferreira, organizada pelo recém-rearticulado Movimento de Teatro de Rua; a Mostra Lona Livre, espaço de experimentação, ocorre sob lona de circo armada na Praça José de Alencar. “E agora estamos indo à comunidade não só levando espetáculos na Mostra nos Bairros, mas trabalhando oficinas. Não é só ‘levar’, mas abrir diálogos”, explica José Alves Neto, coordenador do Núcleo de Teatro da Funcet.
Durante o FTF, ainda ocorre o XVI Congresso Brasileiro de Teatro, com delegados de todo o País. No sábado, o FTF ainda ganha apresentação do longevo Grupo A Barraca, de Portugal, com o espetáculo Darwin e o Canto dos Canários Gregos. Por fim, ainda acontece a Mostra Repertório, com a apresentação de espetáculos do Grupo Expressões Humanas, da diretora Herê Aquino. “O Grupo tem um trabalho consolidado no teatro local, não pára de produzir e tem continuidade. Busca uma pesquisa estética e de atuação. Além de ter sido premiado com editais públicos de teatro”, explica José Alves Neto a escolha do grupo homenageado. Em 2006, o grupo escolhido foi o Bagaceira, que este ano fecha a programação do FTF com o espetáculo recém-montado PornoGráficos, no Teatro Antonieta Noronha, dia 4.
Vocês podem conferir as programações de todas as mostras ou por dia, além das oficinas, pelos sites:
• Mostra Especial Adulto e Infantil: http://ftf.com.br/mostra_adulto
• Mostra Paralela (Praça José de Alencar): http://ftf.com.br/mostra_infantil
• Mostra Teatro nos Bairros: http://ftf.com.br/mostra_repertorio
• Mostra Teatro de Rua (Praça do Ferreira): http://ftf.com.br/mostra_teatro_boneco
• Mostra Teatro de Bonecos (Terminais de ônibus): http://ftf.com.br/mostra_teatro_rua
• Oficinas: http://ftf.com.br/oficinas_v
• Programação por dia de TODO Festival: http://ftf.com.br/por_dia
Por motivos diversos o texto foi livremente e cara-de-paumente recortado e adaptado do site: http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/712977.html
Marcadores: Daniel Bandeira, Teatro
Escritor por Dan,
quinta-feira, 19 de julho de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
sexta-feira, 20 julho, 2007
Livremente e cara-de-paumente é?
ahauahaua verdade,li a matéria no jornal..
Mas o Dan já tem experiencia e pode sim o faz tá!
Espero acompanhar todos os dias do FTF pelo menos as principais apresentações...
Bem,e não vou partir para o pessoal para com o estudante que fez a matéria,espero eu que ele ja saiba. :*
sábado, 21 julho, 2007
espero ver algumas mostras nesse festival! cara-de-paumemte é ótimo! hehehehe
sábado, 21 julho, 2007
booooa daniel!
tem q ser cara-de-pau as vezes msm!
=]
o importante é divulgar o festival, qnts mais meios, melhor!
segunda-feira, 30 julho, 2007
cara-de-paumente pórem é uma boa emformação ... ops informação...
enfim APOIO AO TEATRO!!!