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A Guerra entre as Marcas





Tudo no Brasil é diferente. Não há como negar. O clima é diferente, o futebol é diferente, as favelas sao diferentes, a justiça é diferente, as pessoas são diferentes, até a política entre os comerciais são diferentes. Enquanto um comercial norte-americano “chocou” as pessoas por um garoto usar uma lata de Coca-cola como degrau para alcançar uma Pepsi, no nosso país não se pode nem sequer citar o nome de outro produto que elas já caem em cima com processos e tudo mais. Eu sei que precisamos de um pouco de ética e bom senso para saber usar “uma marca contra ela mesma”. Trata-se de uma competição e é natural essa guerra, mas isso de querer derrubar os outros, seja falando mal de um produto em um comercial, ou metendo processos por uma citação boba, não é em nada sadio.

Vamos a alguns exemplos:
  • Anos atrás a Bom Bril lançou amaciante de roupa, chamado Mon bijou, que na época tinha um concorrente. Na primeira propaganda Carlos Moreno apresentou o Mon Bijou e o concorrente, lado a lado. Os dois produtos estavam debaixo de um lenço, ele tirou o lenço de cada e apresentou ao publico os dois notificando o diferencial do Mon Bijou. Após veiculação da propaganda a concorrência entrou com uma ação na justiça e tirou o comercial do ar. Semanas depois, aparece Carlos Moreno e os dois produtos embaixo do lenço, lado a lado novamente. Ele fala, mais uma vez, das vantagens do Mon Bijou, e não tira o lenço do outro produto, dando ainda a entender que é o da concorrência e ainda fala a frase "E você não vai aparecer na televisão porque reclamou muito".Mais uma vez a concorrência entrou com ação e tirou do ar o comercial. Na terceira propaganda, Carlos Moreno está com os dois produtos embaixo do lenço e, de novo, ele retira o primeiro lenço e mostra o Mon Bijou, falando de suas vantagens, e no finalzinho ele tira o lenço do segundo e lança ao público o novo Mon Bijou com cheiro Lavanda. Estratégia que impossibilitou a concorrência de mover ação judicial contra e alavancou as vendas do novo produto da Bom Bril.
  • Outras que sempre estão brigando entre si são as marcas de cerveja. Na época do lançamento da Nova Schin, usaram o slogan “Experimenta”. Tempos depois aparece um comercial da Antarctica com um bebedor indo ao bar com um tapa ouvidos pedindo uma Boa, tendo ao fundo, mas sem som, pessoas “dizendo” Experimenta! Outra guerra, mais uma vez na cerveja, foi o troca-troca do Zeca Pagodinho nas propagandas, se não me engano de Schin e Brahma. Ele “era da Brahma, foi para a Nova Schin e voltou pra Brahma”. Sem falar da Skol dizendo que as outras bebidas são todas quadradas. Nessa briga das cervejas, já acontece algo mais aceitável. Eles não citam nomes dos concorrentes, mas deixam a entender quem são, contudo não é motivo para meter processos e tudo mais.





Não sei o que é que há com o Brasil que acham que não se pode dizer os nomes das outras marcas que já afirmar ser algo desleal e chegam a levar à justiça.

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  1. Blogger Saulo Lima Lemos disse:

    Q negocio dificil esse post de hj

     

  2. Blogger Marina Rosas disse:

    Gostei do exempo do amaciante!
    mostra que quanto mais barulho se faz por nada, mas o público se interessa a as vendas do concorrente aumentam!
    quanto mais polêmicas, mais vendas!

     

  3. Anonymous Anônimo disse:

    esse é o meu garoto!

    excelente texto ... e é pq eu to com sono ... seu texto não fez durmir ... me acordou!

    bjo na bunda!

     

  4. Blogger Roger Pires disse:

    Isso é uma grande besteira.
    Usar o nome de outra marca deveria ser permitido sim.
    Se houvesse uma ofensa grave , ai tudo bem , suspende o comercial.

    Tivemos ai o exemplo do MC'Adeus, do KING BURGUER.
    Que q tem usar o MC"?
    tanto que a MC'Donalds pelo enos ate agr nem ligou...

    COMPETIÇÃO É NATURAL E VITAL AO MERCADO!

     

 

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