<body>

FOTO QUE SEDUZ

.:voltar:.





Hoje resolvi falar um pouco sobre minha futura profissão: fotopublicidade.

Quando você pára em frente um outdoor ou folheia as páginas das revistas, depara-se com fotografias bem produzidas e super criativas que induz a acreditar que precisamos realmente daquele produto ofertado. Pois é, antigamente não era bem assim...




No final do século XIX a fotografia já podia ser utilizada em propaganda pois a tecnologia halftone (Reprodução impressa de uma fotografia ou de outra ilustração que utiliza pontos com espaçamento uniforme de diâmetro variado para produzir a aparência de vários tons de cinza.) disponibilizava em 1880. No entanto, Europa e Estados Unidos só começaram na fotopublicidade dez anos depois. Até 1910, o principal modelo estético da fotopublicidade era o Art Noveau. O que quer dizer isso? Aquelas fotos de mulheres com cabelos bem arrumados, sorridentes, segurando o produto anunciado. Bem artificial, não?



Mais a evolução chegou, e com ela, a extensão da fotopublicidade em vários lugares do mundo, inclusive o Brasil.





Até 1930, a ilustração a traço era a base da propaganda impressa em nosso país, até porque toda a propaganda não era tratada por agências especializadas como nos dias de hoje, mas pelo próprio jornal ou revista que veincularia os anúncios. Neste mesmo ano, as agências estrangeiras começaram a chegar no Brasil e tinha uma imensa dificuldade de fazer propagandas com fotopublicidade, pois nossos fotógrafos não tinham qualificação para esse tipo de fotografia.






Em 1940, Chico Albuquerque surge como o pioneiro na fotopublicidade entre os fotógrafos brasileiros. Albuquerque, como era conhecido em São Paulo dá o pontapé inicial para a nossa liberdade de criar fotos brasileiras em propaganda, sem precisar das fotos fabricadas pelos americanos. E o mais legal de tudo, é que o Chico é cearense! Em um próximo texto, vou falar um pouco sobre ele, mas quem quiser logo conhecer o trabalho deste homem da terra que teve uma história linda na fotografia em geral, é só entrar no site do Instituto Chico Albuquerque, entidade sem fins lucrativos, que tem como único objetivo, montar exposições com o trabalho do fotógrafo, tanto no Brasil como no exterior. É só acessar:






Depois de toda essa trajetória, a fotopublicidade ganhou definitivamente seu espaço na propaganda e hoje temos a tecnologia de ponta e efeito como o fotoshop para deixar os anúncios cada vez mais persuasivos, comunicando-se com o público só pelas imagens. Duvido que você não tenha sentido vontade de tomar uma Coca-cola bem geladinha só de ver a imagem da garrafinha suando!







Marcadores: ,

“FOTO QUE SEDUZ”

  1. Blogger Marcella disse:

    Gente, só peço desculpas por ter postado só hoje, é porque ontem eu não tive tempo, mas espero que gostem da leitura!

     

  2. Blogger Marina Rosas disse:

    adorei o tema marcella!
    acho que a fotopublicidade consegue ótimos resultados, grava bem a imagem do produto na cabeça do consumidor..
    =)

     

  3. Blogger Gisa Carvalho disse:

    pois eh... eu sou vitima das imagens que aparecem nas propagandas... mas eu nao sou uma simples vitima, acho que ja fiu sequestrada, e ja houve ate tentativa de homicidio(kkkkkkkkkk)
    pois eh Marcella, vc tratou mt bem desse assunto, que tenho certeza, faz muitas vitimas como eu!

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online