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Entrevista: assunto?! Publicidade...

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Para uma entrevista é aconselhável pesquisar sobre o tema, ter um material técnico e blá blá blá... Mas a gente não fez isso. Não pesquisamos quase nada mas elaboramos algumas perguntas e arranjamos uma filmadora, um mp3 com função de gravador, 4 pré-estudantes de comunicação e duas pessoas dispostas a falar sobre PUBLICIDADE...



Será que isso deu certo?




Foto: Bia, Roger, Marina e Darwin após a entrevista.




Tiago Araripe, 55 anos - Diretor de Criação
Rodrigo meireles, 25 anos - Diretor de Arte
Agência LINK




Sabemos que publicidade é uma profissão contemporânea e bastante dinâmica, o que nos deixa a dúvida quanto a importância do diploma nesse ramo da comunicação. Perguntamos aos entrevistados se a formação universitária é imprescindível à profissão. Eles entraram em um consenso e nos respoderam que nessa área o "talento" é mais importante; inclusive Tiago Araripe não tem formação acadêmica. Ainda sobre a pergunta, Tiago observa que para o
jornalismo a formação universitária tem mais peso do que na publicidade devido às burocracias do mercado em cobrir as cotas de emprego para novos jornalistas e barreiras reguladoras na formação destes. O que nos faz concluir também que há maior facilidade de jornalistas tornarem-se publicitários do que o contrário.



Há uma curiosidade entre muitos em saber qual a predominância de preferências e opiniões na formação da publicidade, já que os profissionais da área estão mais aptos para discutir o trabalho. A resposta foi: Cliente manda mais, agência obedece. Principalmente no Nordeste, onde a propaganda é vista como um gasto, diferente do Sul, que é vista como um investimento.

Tivemos algumas discussões em relação ao uso de apelações nas propagandas, como a inclusão de animações ou figuras femininas e exibição de suas formas. As conclusões foram todas em volta de que mulher na praia (um lugar social e que indica diversão) de biquine não é apelativo, não tanto quanto "uma mulher de mini-saia apresentando um programa infantil". Já falando de "propagandas criativosas", Tiago e Rodrigo afirmaram que muitas nem são eficientes (vale ressaltar que muitos de nós lembramos da propaganda ao invés do produto), porém prevalece o ponto de vista do cliente.


Também nos mostramos interessados em saber o que é necessário para fazer uma publicidade. As pesquisas se concentram em preferências e tendências do mercado, público alvo, estratégia de venda e a mídia mais adequada; podendo ocorrer a exploração de mídias alternativas ("BUILD DOOR", OUTDOOR, BUSDOOR, HOT SITE, AÇÕES DE INTERNET, AÇÕES DE RUA...), servindo como complemento ou dependendo da estratégia publicitária.

Um dos integrantes do grupo de entrevistadores, Beatriz Jucá, pergunta se o publicitário perde a credibilidade quando defende dois políticos opostos em campanhas políticas (como o caso da Luiziane e do Cambraia). Tiago Araripe compara seu ofício ao dos advogados, onde ressalta que não passa de uma relação profissional.


Outra pauta em questão foi a apresentação recente do OUTDOOR: VAMO FAZER BARULHO PORRA!!! O qual foi censurado pelo CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária). Os entrevistados afirmam que "agressão é diferente de impacto de comunicação". A essência da comunicação está em idéias que tenham força e conteúdo suficiente para chamar a atenção e que para isso existem outras soluções criativas.

Como encerramento da nossa entrevista escolhemos o tema da poluição visual, como exemplo em São Paulo. Muitas outras cidades de diversas nacionalidades sofrem com isso. A procura por pontos estratégicos nos grandes centros urbanos faz com que suma a visão da paisagem natural.





E num é que deu certo? Mesmo com toda a inexperiência, os quatro futuros estudantes de comunicação conseguiram fazer a tal da entrevista e dela arrancaram muitas informações e curiosidades, além da visão de de publicitários já experientes de alguns temas.





Entrevista de: Roger Quentin Pires, Darwin Marinho, Beatriz Jucá e Marina
Rosas



Texto de: Sara Aragão, auxílio e apoio de Darwin Marinho e Roger Q. Pires

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“Entrevista: assunto?! Publicidade...”

  1. Anonymous Anônimo disse:

    Vale ressaltar:


    Principalmente no Nordeste, onde a propaganda é vista como um gasto, diferente do Sul, que é vista como um investimento.

     

  2. Blogger Darwin disse:

    primeira entrevista publicada, que emoção! e até onde sei é o nosso primeiro texto em conjunto... bem, minha participação não foi tão ativa pq fui o cinegrafista, mas ajudei nas perguntas...
    =D

     

  3. Blogger Roger Pires disse:

    Bem,
    mesmo com alguns indicios de muita - muita mesmo- inexperiencia; foi uma ótima experiência para nós...
    se ficou bom!?
    sou suspeito , mas foi feita com mt empenho...
    NOoooooossssaa...
    pareci um velho falando..
    =D

     

 

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