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____Para produzir algo no ramo da comunicação é necessário informações e a maioria das matérias jornalísticas e das campanhas publicitárias contém informações fornecidas por instituições ou personagens que testemunham ou participam de eventos de interesse público, as fontes.
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Antigamente a maioria das informações estavam nos livros, afinal o computador e consequentemente a internet só apareceram no fim do século passado. Para saber uma informação sobre algo ou alguém era preciso corresponder-se por carta com alguém que pudesse ajudar ou procurar em livros, tornando o processo de pesquisa algo lento (muito lento). Essa situação parece ''pré-histórica'' quando já somos capacitados a achar informações em segundos pela internet ou até mesmo por uma tecnologia [quase antiga] : o telefone. ____Com a ajuda de sites de pesquisa na internet, principalmente o Google.com, o trabalho de pesquisa resume-se em digitar o que está procurando e, entre as inúmeras opções que o site lhe oferece, selecionar o que mais lhe convém.
____Fácil né? Aí que está a problemática. Apesar da facilidade e dinamicidade, as fontes que provêm da internet não são tão confiáveis. A verificação da veracidade das fontes cabe ao profissional, que opta, ou não, em usar informações de fontes certamente confiáveis ou de ''fontes frias''.
____Inclusive neste texto, você está lendo sem saber ao certo de onde tirei estas idéias, se são confiáveis, verídicas... e se eu não tivesse escrito isso, voçê nem olharia ali em baixo se tem as fontes deste texto. Nesse sentido, também é culpa do leitor esse descaso com a verdade da origem das informações, afinal, os leitores não se interessam em investigar a credibilidade dos textos ou imagens, limitam-se a achar bom ou ruim.
____É claro que não custa nada [aliás, é super importante] investigar a veracidade das informações que serão usadas; um telefonemazinho aqui, um e-mailzinho ali, uma lida num livro aculá... Pelo wikipédia.com eu não boto minha mão no fogo! Lá todos podem editar qualquer informação. Mas acredito fielmente no companheiro Google, isso até eu ter que pesquisar com mais profissionalismo, ou seja, entrevistar pessoas, ler profundamente sobre o assunto, saber a origem das informações e/ou imagens, pesquisar em livros, enfim... acho que os sites de busca são só facilitadores, não devem ser a fonte principal.
____::CRITIQUE-ME!!!:: >>>>>>>
*Notinhas nada haver com o texto:
-Nota 0 para a programação do ponto.ce
-Nota 5 para a greve dos servidores na UFC
-Nota 9.9 para o stencil ''social'' que ilustra algumas paredes da cidade
-Nota 10 para o recente Cine Ceará
Marcadores: Jornalismo, Roger Q. Pires
Escritor por Roger Quentin Pires,
segunda-feira, 18 de junho de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
segunda-feira, 18 junho, 2007
Vou falar a verdade
as vezes eu nao confiro as pesquisas do Google
e eu nao confio na Wikipedia tbm
xP
tah massa maHn
segunda-feira, 18 junho, 2007
Pesquisar é uma tarefa que, sem dúvida, requer um certo trabalho e disponibilidade de tempo. Muitos jornalistas não têm tanto tempo assim, tendo que escrever matérias de várias laudas sem ter alcançado uma plena segurança sobre as pautas através de pesquisas.
A falta de tempo é, sem dúvida, um dos fatores que impedem o pesquisador de checar suas fontes.
É claro que a internet facilita muito a área de pesquisa, mas não podemos esquecer que checar as informações que vamos publicar é uma questão de ética.
Gostei desse lembrete seu pra gente, Roger! Uma professora da universidade até tinha me ensinado um jeito de pesquisar no google.com, adquirindo só trabalhos científicos e confiáveis, mas esqueci. Se me lembrar depois, posto aqui em outro comentário.
segunda-feira, 18 junho, 2007
essa faciliade é uma faca de dois gumes... mas é aí que entram os futuros bons jornalistas que saírão daqui, separando o joio do trigo, levando a verdade para os leitores...
terça-feira, 19 junho, 2007
aaaah minha coluna preferida:jornalismo!!
gostei do tema e da sinceridade q vc colocou no texto!
alguém confia na wikipedia?? td mudno mexendo vira bagunça msm!
quarta-feira, 20 junho, 2007
sites de busca sao indispensaveis sim.. é o primeiro contato de quem pesquisa com a matéria pesquisada.. não deve ser a única fonte pois existem muitas outras opções como havia antes da existencia desse tipo de site!
materia bem interessante =D
valeu rogeR!
e tu bia.. tsc tsc.. vai atrás disso looogo.. hehe ;]
quarta-feira, 20 junho, 2007
ei cidadão ... tah bom, tah bom msm o texto!
me soou bem original ... tipo, tenho quase certeza q veio da sua cabeça essas palavras escritas nesse post (quase certeza pq nunca tenho certeza d nada ... sendo assim vc chegou no ponto maximo, o "quase certeza" heheheh) ...
sucesso aew ...
quarta-feira, 20 junho, 2007
Há.. eu confio não , mas na hroa do aperto.. é rpa lá que eu corro mesmo, oh? xDDD
domingo, 24 junho, 2007
Muito interessante esse tema.. eu vejo muito por minhas irmãs, que copiam, colam e imprimem qualquer coisa p um trabalho..
Saudades daqueles tempos de livros e enciclopédias..
Mas.. como o tempo anda apertado p muita gente, o negócio é pedir ajuda p google e ter uma noção da veracidade dos fatos.
sábado, 30 junho, 2007
Este comentário foi removido pelo autor.
sábado, 30 junho, 2007
A importância da internet para a produção jornalistica é sem dúvida evidente. O processo e a dinâmica da vida nas redações (sejam ela de TV, impresso, internet etc.)não seriam faceis (pelo menos nos dias de hoje) sem a facilidade das ferramentas de busca.
Uma coisa que me intriga é que muitas vezes os espaços de busca são confundidos com fontes.
Google por exemplo não é fonte é busca. Nele, sim, pode-se encontrar sites especializados no que cada um procura, mais ninguém coloca lá em baixo "fonte: google".
Quanto a verdade da informação... isso me intriga mais ainda.
Mas aí é outra estória...