<body>

"Você aperta o botão, nós fazemos o resto" - A Popularização da fotografia.

.:voltar:.


*A Coluna de Fotografia está sendo postada excepcionalmente neste domingo, mas na próxima semana voltará a ser postada aos sábados.

Pode parecer exagero a afirmação de que fotografar se resume a saber apertar um botão. Mas, atualmente, vemos que não é mais necessário ter um conhecimento elevado das técnicas fotográficas para registrar uma boa imagem. As inovações tecnológicas deram essa “facilidade” aos leigos.
A popularização da fotografia deve-se inicialmente às idéias do norte-americano George Eastman. Ele eliminou muitos custos e dificuldades dos fotógrafos ao lançar a câmera Kodak em 1888. Se antes fotografar significava carregar quilos e quilos de equipamentos e perder bastante tempo com o processo de revelação do filme (feito sempre pelo próprio fotógrafo), após Eastman isso foi resolvido de acordo com o slogan da Kodak: “Você aperta o botão, nós fazemos o resto.”
O processo era bastante vantajoso: a pessoa fotografava, levava a câmera para a companhia de Eastman, onde o filme era revelado, e recebia de volta a câmera recarregada com um filme para mais 100 fotos. Eastman foi além, ao lançar a famosa Brownie (câmera miniatura de baixo custo) dando outro passo para a completa popularização da fotografia.
O mundo caminha e com a tecnologia digital, a revolução mais recente, chegamos a uma nova etapa no rumo da massificação da fotografia. A cada dia surgem no mercado modelos mais econômicos e de diversos tipos: celulares com câmera são um grande exemplo. Há, no entanto, uma divisão de opiniões. Os que defendem essa tecnologia destacam vantagens: refotografar no mesmo instante, caso o resultado seja insatisfatório; armazenar grande quantidade de fotos; enviar imagens via internet (aliada importante do fotojornalismo), além da alta qualidade da imagem que ela permite.
Por outro lado, fala-se em banalização e empobrecimento da arte de fotografar. Antes havia a preocupação do fotógrafo de só gastar filme após grande esforço e talento para ajustar a máquina no momento da foto. Com a digital, isso pode ser deixado de lado, já que as possibilidades de melhorar as imagens no computador são quase infinitas.
Essa popularização, contudo, deve ser encarada como algo democrático. Ela dá a chance aos amadores de demonstrarem talento de diversas formas: seja captando flagrantes (ataque ao WTC, por exemplo) ou eternizando momentos em família, sem necessidade de conhecimentos profissionais. Isso não significa, porém, que qualquer um possa chegar tão fácil ao nível de um Sebastião Salgado ou um Henri Cartier-Bresson.

“"Você aperta o botão, nós fazemos o resto" - A Popularização da fotografia.”

  1. Blogger Roger Quentin Pires disse:

    Ae ,Tomate,
    Quase que esse texto nao vai ao ''AR'', mas ainda bem que foi pq ta mt bom.

    Bem eu defendo a tecnologia nesse tema, td bem que as makinas e metodos antigos têm seu charme , mas essa tecnologia digital é mt facilitadora e [quase] INDISPENSÁVEL!

     

  2. Blogger Bruno Bacs disse:

    tomaaaaate
    mto bom mah!!
    sem excessos e com a mensagem passada com tranquilidade e facilidade
    =D

    pois eeh.. fotografar tah bem mais tranquilo.. a tecnologia dexou tudo mais rapido e ao alcance de QUASE todos.. hehe.. pra fotografia foi um graaande avanço nao se pode negar..

     

  3. Blogger Darwin disse:

    realmente tem esse impasse entre a democratização e a banalização da fotografia...
    é bem difícil ver alguém com uma câmera digital preocupada se a luz da foto tah boa e n sei mais o q...

     

  4. Anonymous Anônimo disse:

    Nossa.. texto leve de se ler, a me nsagem fluiu.. espero ver mais desses por aqui.. sem exageros de informações e uma linguagem bem simples, bem dinâmica!

    *E com toda essa facilidade ainda num fotografamos nenhum encontro.. poxa =P

     

  5. Blogger Gisa Carvalho disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

     

  6. Blogger Gisa Carvalho disse:

    tomateeeee...
    fico muito feliz por minha ideia ter-lhe sido util!!!
    vc foi mt sabio em falar deste assunto, "você aperta o botao, a gente faz o resto", bem interessante... ja tinha ouvido falar disso, num mini curso de fotografia, mas nao parei pra analisar o que isso realmente significava.
    Parabens pela sua estreia!

     

  7. Anonymous Anônimo disse:

    Inda bem ... eu amo a tecnologia!
    eu só quero eh apertar o botão msm ... só num sei qual eh mas isso eh o d menos ...


    Sobre o autor: parabens pela estreia ... tema muito bom!texto bem escrito ... soh faltou dizer quem era os dois cidadaos do final do texto ... percebi q devem ter sido grnades fotografos neh?(dãããã ... hauhauhauahua ... deduçao logica ...) mas se desse pra mostrar um canto ai onde possamos ver o trabalho deles ... era bão ....

     

  8. Blogger Marina Rosas disse:

    tomate mandando bem na estréia!!!!
    ótimo texto!
    acho q esse é um típico casa de q a modernidade pode mto bem coniver com o antigo!
    a tecnologia ajudou mto as pessoas comuns a esternizarem seus momentos com a fotografia, mas arte não pode e acredito q ñ vai ser banalizada!!

     

  9. Blogger Mocinha Falante disse:

    Muito bom, João! A gente vive às voltas com a tecnologia e acaba esquecendo os percursos percorridos até que ela chegasse às nossa mãos. =) Texto muito bacana, engrosso o coro dos que querem ver novamente textos seus aqui.

     

  10. Blogger Ingrid Baquit disse:

    Tomatooo!
    Só agora que consegui ver teu post.. mas adorei.. lembrou muito nossa aula com o Fernando.
    Também acho que as pessoas perdem um pouco da arte da fotografia, não se preocupam com ficar boa ou não, pq podem apagar. Mas, tb gosto dessa tecnologia, deixa mais acessível p os leigos.. #)
    Amei a estréia!
    Bjooo

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online