A Literatura tem o objetivo de aperfeiçoar a sabedoria, e os livros são as principais ferramentas para a transmissão do conhecimento, independendetemente do conteúdo.
A Filosofia é a ciência que busca a verdadeira sabedoria, mas é pouco valorizada pois criou-se o pré-conceito de que, por não ser um a ciência prática não tem muita utilidade, porém a ciência filosófica é a precurssora de todas as ciência existentes, inclusive a Física e a Matemática, sabia?
Pensando no abismo que há entre a Filosofia e a sociedade, vários filósofos utilizaram um tipo de literatura popular para expôr suas teorias: o romance.
O
romance filosófico possui a mesma estrutura de um romance comum, daqueles escritos por José de Alencar, Machado de Assis, dentre outros; mas difere-se no tema, que nesse caso é a Filosofia. Hermann Hesse iniciou esse tipo de Literatura com o romance filosófico "SIDDHARTA" em 1922. O jovem Brahim, não satisfeito com o que aprende com os Mestres da Índia Antiga, decide buscar a Verdade sozinho. Nesse livro Hermann Hesse questiona "O que é Deus, quem é Deus?" . Interessantíssimo para quem está realizando essa busca. Esse livro, devido o enredo no qual as reflexões filosóficas foram inseridas, agradou ao público que, normalmente não buscaria livros de teor filosófico para ler.
Na atualidade, o romance filosófico de Jardier Gaarden chamou a atenção de pessoas no mundo inteiro. O Mundo de Sofia tem todos os requisitos de um romance emocionante, com muito suspense e aventura, mas, de uma forma sutil conta-nos a história da Filosofia, desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade. Sofia, próxima de completar seus 15 anos começa a receber cartas anônimas com questionamentos sobre o mundo e sobre ela mesma, e a partir daí se desenrola um emaranhado de histórias superinteressantes, vale a pena dar uma conferida.
A Literatura tem muitas faces, e é nesse ponto que se iguala à Filosofia; ambas procuram estimular a busca pelo pleno conhecimento, mas ainda estão pouco presentes na vida da maioria das pessoas. Abaixo, estão nomes de livros de grandes romancistas filosóficos, para que a leitura seja um hábito, e a busca pelo conhecimento interior e exterior seja uma constante nessa caminhada tão misteriosa que é a vida.
*Sofia em grego, quer dizer sabedoria.- Siddharta - Hermann Hesse - 1922
- A Montanha Mágica - Thomas Mann - 1924
- A Náusea - Sartre - 1938
- O Estrangeiro - Albert Camus - 1940
- O Mundo de Sofia - Jardier Gaarden - 1° edição 1991
Marcadores: Literatura, Marcella
Escritor por Marcella,
domingo, 10 de junho de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
domingo, 10 junho, 2007
adoro a Sofia e o mundo dela,tbm adoro romances filosóficos... embora O Mundo de Sofia tenha sido o único que li dos q vc citou. Bem... esse tipo de romance torna a filosofia muito mais interessante... ler livros de filosófos é meio maçante, pelo menos para mim...
fez uma ótima estréia garota!
domingo, 10 junho, 2007
Tipo
Não gosto mt de romances,
mas filosofia, isso eu gosto...
Acho uma ciencia infinita, encanadora...
Afinal a filosofia é subjetiva,interpretativa, e está em tudo na vida!
Adoro ler alguma coisa filosófica!!
Belo Tema
domingo, 10 junho, 2007
Super legal o texto!
Engraçado é que estou lendo O Mundo de Sofia de novo hauahuaha
segunda-feira, 11 junho, 2007
Sempre tive vontade de ler esse livro... muitos falam bem!
=)
quarta-feira, 13 junho, 2007
Realmente: parabéns!!!!!!!
sério, parabens ...
acho q vc naum tah acreditando entaum vo dizer d novo: parabens!
so mais uma vez pra ficar mais chato: parabens!
pode tah sendo chato ler isso mas eh sincero: parabens!
eh a ultima vez: parabens!
a negra agora: parabens!
vo dizer mais nada naum ... parabeeeeeeens!!!!
acho q já dei a enfase q eu queria neh ... entaum tah bom ... soh mais um, o ultimo: parabeeeeens!!
pronto!fim!
pedido: eu quero mais filosofia!
soh pra naum perder o costume ... parabens!
quarta-feira, 13 junho, 2007
Marcella, gostei bastante do texto!
Senti-me instigado a ler a cada frase escrita! Gostei do tema, da forma como foi abordado, da relação com o livro que, apensar de nunca ter lido, ouço falar muito bem. =D
quinta-feira, 14 junho, 2007
mto bom tema!!
só li metade do mundo de sofia e isso já faz uns 6 anos...
mas o dia do coringa, q tbm é do jostein gaarden é um livro de pré-filosoifia e é mto bom!
adorei o texto, q como o daniel disse dá vontade de ficar lendo ateh o final!