<body>

A literatura é sua festa, sua música, sua dança e seus 80 anos.

.:voltar:.

Escrever sobre literatura brasileira sem dedicar algumas linhas ao intelectual Ariano Suassuna teria o mesmo efeito de falar de Canudos sem citar Antônio Conselheiro. Assumindo um caráter cada vez mais nacionalista, o autor da famosa obra O Auto da Compadecida acabou se revelando um ícone na defesa da cultura brasileira e da literatura nordestina.

Escolhendo a poesia como primeiro gênero literário para a vasta produção que viria, Suassuna se destacou não só na literatura, como também no teatro e na arte. Foi professor de disciplinas como Estética e Cultura Brasileira, se consagrando como um gênio da cultura popular ao idealizar um movimento em prol da arte local, em 1970.

Enquanto muitos artistas tentavam se adequar à Ditadura Militar, Ariano não só mantinha suas idéias, como executava o Movimento Armorial em Recife, cujo objetivo consistia na criação de uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.

Considerado único, Suassuna cria sua própria estética na produção do Romance d’A Pedra do Reino, que transcende um misto de poema, romance, crônica e sátira. E desse misto, vale salientar o aspecto de crônica, conseguido através do relato de casos supostamente históricos, como, por exemplo, a referência à morte de João Dantas, assassino de João Pessoa, no momento anterior à Revolução de 1930 e que acarretou a morte de seu pai, então Governador da Paraíba.

Tendo o sistema televisivo como um dos principais instrumentos de divulgação do seu trabalho, o escritor paraibano não se opõe à televisão, mas discorda com relação à falta de prioridade aos programas culturais e à ausência de uma visão mais crítica do telespectador. Afinal, a tevê não é somente arte, bem como entretenimento e noticiário.

Trata-se de um homem que lê de tudo. Um homem que utiliza diversos folhetos de cordéis e famosos romances publicados como inspiração e fonte de aprendizado. Um escritor que usa a sabedoria adquirida para compor uma arte graciosa e repleta de sonhos, poesias, lembranças, tradições, comédias e tragédias. Tudo isso com uma dosagem surpreendentemente harmoniosa de elementos literários e populares.

Foi esse literato que teve seus 80 anos comemorados por todo o país em 16 de junho de 2007. Foi ao recriador da cultura popular que os maiores jornais do Brasil quiseram homenagear na última semana. É esse intelectual que continua sua luta para evitar a descaracterização e vulgarização de sua cultura com a veia contraditória que sempre o acompanhou.

Marcadores: ,

“A literatura é sua festa, sua música, sua dança e seus 80 anos.”

  1. Blogger Gisa Carvalho disse:

    Bia, mt bom falar sobre Suassuna!!!sou fã do Auto da Compadecida...


    seu texto esta mt agradavel, e eh mt bom ter informaçoes sobre esse tao bom escritor!

     

  2. Blogger Saulo Lima Lemos disse:

    Legaaaal Bia
    e nem tah tao grande assim
    eu vi uns dias ai a Pedra do Reino na Tv
    mto legalz... envolvente msm
    xD~~

     

  3. Blogger musicaparaouvir disse:

    biinhaaaa

    heey tah massa oh..
    mas tu devia enxugar naao.. haeuhea eh massa eh grande =x huaeuhea o roger eh q eh chato auehaeuhua

    o seu ariano tah podendo mesmo.. mto bom nao dexar passar em branco algm com essa importancia pra nossa cultura! =DD

    bjooo biaa

     

  4. Blogger Darwin disse:

    o seu Ariano é foda mesmo... suas histórias são envolventes, seus personagens marcantes... n é muito difícil encontrar um João Grilo e um Chicó por aí... até mesmo um Quaderna... e o melhor é ele dizendo, "tão fazendo tanta coisa nos meus 80 anos que eu fico me perguntando o que vão fazer nos meus 160"
    hehehhe

     

  5. Anonymous Anônimo disse:

    Muito bem, Beatriz! Fico feliz em saber que pessoas jovens começam a valorizar os reais defensores da nossa brasilidade, sem nenhum preconceito. Os anglicismos e os estrangeirismos impertinentes nos tiram do sério.

    O Suassuna e o Movimento Armorial precisam eternizar-se, mas para isso necessitam do apoio incondicional dos jovens.

    Parabéns ao Blog e à você.

    Fui!

     

  6. Blogger Roger Quentin Pires disse:

    Poxa desde aquele longa sobre o Lins do Rego que quero conhecer melhor esse ''tal Suassuna''

    vlw ai ,Bia, por esclarecer para os que nao conehciam

    Sobre o texto, adoro o Auto da Compadecida, uma das melhores obras brasileiras em minha humilde opiniao!
    e o cara ai parece se garantir mesmo!!

    *nao sou chato naum viu preá!?! =(
    e pode fazer texto longo sim , o que importa é não deixar ficar chato, é fácil , é só fazer como esse!
    =)

     

  7. Blogger Dan disse:

    Eu adoro quando são trazidos temas da atualidade, torma a matéria tão palpável! E bia, sem dúvidas, pra mim, você é uma exelente escritora! Você dá uma unidade, uma sequencia fabulosa ao texto. As informações são absorvidas sem que notemos! Gosto muito do seu jeito de escrever e do que escreve! Adoro Suassuna, e retratá-lo tão bem assim é uma maravilha de ler! Parabéns mais uma vez, e talvez eternamente! Beijo linda!

     

  8. Anonymous Anônimo disse:

    Bia, teu texto é ótimo. Parabéns pela pesquisa e pelo tema abordado. Gostei do blog e do trabalho feito por vocês, ainda não sabia da sua existência. Agora o endereço virou 'favorito' aqui.
    Um beijão e vou seguir acompanhando.

    Maria laura.

     

  9. Anonymous Anônimo disse:

    O Auto da Compadecida com certeza é uma das maiores obras nacionais, além de repeentar bem o Nordeste: mesmo pobre, bem-humorado!

    Ótima escolha, Bia! Suassuna é um grande gênio da Literatura. É um prazer para o blog carregar um texto falando desse cara!

     

  10. Blogger Marina Rosas disse:

    suassuna é o cara!
    consegue ser regionalista e universal ao mesmo tempo e tem o raro dom de ser popular sem baixar o nivel de suas obras!

    a bia se garantindo de novo!!
    ótimo texto!
    ñ se reprima bia, pode colocar textos enormeeeees! uahuhauhauhauhauhaahuha

     

  11. Anonymous Anônimo disse:

    Muito bem Beatriz,voce vem mostrando que herdou do seu pai a paixao de escrever bem.Continue porque voce tem tempo de escrever e logo será um ícone da nossa literatura.

     

  12. Anonymous Anônimo disse:

    parabens pelo texto!

    agora confesso q to mais empolgado (deve ser pq eu acabei d ler) com Nelson Rodrigues ... dô mó valor esses caba q falam d putaria!

    huahuahuhauhua

    parabens novamente!bom texto!como sempre!

     

  13. Blogger Ingrid Baquit disse:

    Bibiiii! A cada dia que passa, descubro que gosto demais do seu modo de escrever. Textos grandes ou pequenos( se bem que eu prefiro os grandes), sua escrita é envolvente e a gente ler sem nem perceber o tamanho do texto.
    Muito bom o Suassuna, consegue falar de temas delicados, como a pobreza, de uma maneira bela

    Parabéns!

     

  14. Anonymous Anônimo disse:

    Adorei o texto. Escreveu muito bem e com uma leitura que atrai a gente. Está de parabéns!

     

  15. Anonymous Anônimo disse:

    Parabéns, Beatriz! Não só pelo texto, que é belíssimo, mas por tê-lo lido hoje no jornal O Povo num destaque especial. Gostei do reconhecimento do editor. Bravo!

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online