<body>

"E tropeçou no céu como se ouvisse música"

.:voltar:.


A música tem a capacidade de nos transportar para um plano mais elevado, por serem carregadas de sentimentos nos levam a experimentar as mais diferentes sensações. Veja o trecho de “Certas canções” de Milton Nascimento:

“(...) Certa emoção me alcança
Corta-me a alma sem dor
Certas canções me chegam
Como se fosse o amor (...)”

A música pode ser vista como forma de catarse, em “Minha voz minha vida” Caetano usa a expressão, “seu calor escraviza, mas é a única libertação”.
Em “A Banda”, de Chico Buarque, o trecho “a minha gente sofrida despediu-se da dor pra ver a banda cantando coisas de amor” mostra a capacidade da música de nos afastar dos problemas, é como se a música pudesse servir de consolo depois de uma grande dor. “A Banda” é uma crônica que mostra como a passagem de uma banda em uma rua tediosa liberta as pessoas de suas vidas tacanhas pelo menos por alguns minutos. Isso se repete em outras músicas do Chico, em “Olê, Olá” ele pede para “a amiga” não chorar enquanto ainda tem samba no fim da música o samba acaba e diz “e agora minha amiga já pode chorar”; em Tem Mais Samba, “Que o bom samba não tem lugar nem hora, O coração de fora Samba sem querer, Vem que passa Teu sofrer” Essas músicas dialogam diretamente com quem está ouvindo fazendo um convite para o samba, o que também acontece em uma do Roberto Carlos onde ele fala “Não quero ver você tão triste assim” e também em “Nossa Canção” que ilustra perfeitamente o abandono, é uma canção de despedida, triste, mas no fim dá uma certa esperança, é muito fácil se imaginar na situação contada através dessa letra, já que quase todo mundo deve ter passado por algo parecido.

Caetano e Vinicius de Moraes falam da tristeza como o ingrediente essencial para fazer uma canção em Desde que o Samba é Samba do Caê, “A tristeza é senhora, desde que o samba é samba é assim” e em Samba da Benção do Vinicius, “mas pra fazer um samba com beleza é preciso de um bocado de tristeza...” E Marisa Monte mostra uma das faces da música com que mais me identifico a nostalgia, a canção “Esta melodia” ilustra muito bem isso. Por ser cheia de emoções, verdadeiras ou fingidas, a música nos transporta para um mundo criado pelo compositor, nos fazendo mergulhar em seus sentimentos. Agora me lembrei de uma cena do filme Amadeus, eu sei que essa não é a coluna de cinema mas preciso contar, um dos personagens do filme, Salieri, diz que ouvir a música de Mozart era como ouvir a própria voz de Deus, isso é uma tentativa de mostrar o caráter divino da música.

Triste, alegre, nostálgica, melancólica, divina, pagã, seja como for só não deixe de ouvi-la, e não subestime o poder de uma boa música.

Marcadores: ,

“"E tropeçou no céu como se ouvisse música"”

  1. Blogger Simone Carboni P. Arcoverde disse:

    A música envolve todo o nosso ser: pensamentos, sentimentos e emoções, comportamentos ... Ela transpõe todas as barreiras de nacionalidade e cultura. Por isso eu amo a música!
    Parabéns pelo blog!

     

  2. Blogger Saulo Lima Lemos disse:

    huum
    mto bom o texto
    hauhuahauah
    me lembrei ateh da musik
    "viveeer... e nao ter a vergonha de ser feliz"
    uma musik classik, boa e q todo mundo canta e seus males espantam

     

  3. Blogger Dan disse:

    Darwin, esse é o segundo texto seu que leio, e posso ver o grande talento para análise que vc tem! Gostei muito do texto! Informativo, direto, simples, cheio de referências, mostra um trabalho de grande conhecimento e pesquisa! Parabéns, adorei!
    Grande abraço rpz! ;)

     

  4. Blogger Marina Rosas disse:

    Adorei a sensibilidade do texto!
    afinal a música é muito mais pra ser sentida do que analisada racionalmente!
    tema muito bem aproveitado num texto q nos instiga a ler até o fim!

     

  5. Anonymous Anônimo disse:

    Gostei da forma como escreveu trechos das músicas e deu sua opinião deles!! ,)

     

  6. Blogger [barba] Uonderias disse:

    a escolha da guitarra...
    foi ao acaso?
    ou pq viu no meu msn uma semelhante?

     

  7. Blogger Roger Quentin Pires disse:

    olha,
    um dos melhores textos que li aqui no nosso blog.

    Me identfiquei bastante pois adoro esse lance de analisar a letra da música, eu chamo de SABOREAR a música ao invez de só ingeri-la.

    *só uma coisa;
    acho que a imagem nao tá combinando com o texto =X

     

  8. Anonymous Anônimo disse:

    Todo mundo junto: uma salva d palmas para nosso amigo Darwin ...

    Ah, lembrei d umas letras tb ... d uma menina confusa, meio sem rumo, carente q canta " ... quem vai querer a minha perequita, a minha perequita, a minha perequita?" (sucesso Forró Real ...)
    Outra tb eh o simbolo da revolta d uma sociedade, uma musica q fala, q abrange o contexto geral d nossas vidas, fala acima d tudo da forma d vida q nois vivemos, do sistema q estamos inseridos, ai vai um trecho: " ... o pastel tá caro vai ter q abaixar, pq se não abaixar o freguês não vai comprar ..."

    huahuahuahuau

    mas uma brincadeira sem graça pra descontrair ... ou contrair msm sei la ...


    obs: toda música é boa música!

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online