<body>

Cinema, economia, sociedade e outras coisas...

.:voltar:.


Aproveitando o Cine Ceará hoje vamos falar de festivais!


Segundo o Guia Brasileiro de Festivais de 111 festivais serão realizados em 2007, em 2006 esse número era 72. Estima-se que esse mercado movimenta cerca de 20 milhões, vindos principalmente de patrocínios federais, e gera mais de 10 mil empregos. Também existem mais 100 festivais internacionais que recebem filmes brasileiros em mostras competitivas e informativas, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) seleciona o filme e financia o envio e as passagens para os locais onde ocorrem os festivais. Mas qual a razão desses números? O único motivo para eles estarem aqui é impressionar, números sempre passam confiança, e nesse caso mostra um lado mais economista dessa "indústria do entretenimento". Além do Cine Ceará outros dois festivais serão realizados aqui na Terra da luz, o Curta-Canoa em setembro e o Nóia - Festival Brasileiro de Cinema e Vídeo Universitário em novembro. No nordeste esse ano serão 16, sendo quatro em Pernambuco, o estado dessa região com maior número de festivais.
Os festivais desempenham um papel essencial na divulgação da produção nacional, além de serem bastante democráticos quase sempre são gratuitos ou a preços populares, o que é muito importante visto os preços dos cinemas atualmente, mas o problema é fazer as pessoas que lotam os cinemas para ver Homem Aranha, Piratas do Caribe, Harry Potter, Shrek e companhia se interessarem em ver um filme de baixo orçamento que discute política, religião, arte, educação... Infelizmente a cultura de massa está bem distante do que é considerado "alta cultura”. Não que a maioria da população prefira coisas que não trarão nenhum acréscimo para sua consciência político-cultural, mas resolveram fazer a escolha mas simples. É mais fácil ir ao cinema e assistir um blockbuster que teve uma matéria em todos os jornais do que assistir aquele filme braseiro que teve uma nota inexpressiva perdida no meio do anúncio daquele blockbuster, mas essa já é outra discussão...
Infelizmente a semana em que os olhares da indústria cinematográfica brasileira estiveram sobre nossa cidade está acabando, e já encerraram as mostras abertas ao grande público. Quem não foi perdeu a oportunidade de ver bons filmes que não entrarão no circuito comercial e que dificilmente conseguirá ver de outro modo, além de ter diretores, produtores e atores bem acessíveis, o que é ótimo pra fazer contatos caso você queira trabalhar no meio. Não se desespere se você perdeu, ainda vamos ter outros festivais por aqui esse ano e dessa vez não troque a tela de cinema pela tela de TV ou computador...


Calendário dos Festivais Nacionais e outras coisas...
http://www.kinoforum.org.br/guia/2007/index.php
Agência Nacional do Cinema
http://www.ancine.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Marcadores: ,

“Cinema, economia, sociedade e outras coisas...”

  1. Blogger Roger Pires disse:

    Super-Informativo!!
    =)

    Bem , acho ótimo esses festivais de cinema.
    Acho um espaço hiper importante (além de prazeroso) para divulgação do cinema, em especial o nosso brazuca, que anda [idiotamente] desvalorizado!!!

    * o Grupo EmFormação provavelmente participará desse festival Nóia!!!
    AGUARDEM!

     

  2. Anonymous Anônimo disse:

    bacana dmais essas coisas...
    sempre que posso vou em festivais do tipo!

     

  3. Anonymous Anônimo disse:

    mto bom saber que esse mercado de festivais está crescendo, e tbm que outros festivais acontecerão aqui em fortaleza, não participei ativamente do cine ceará, mas espero participar desses outros.

     

  4. Blogger Marina Rosas disse:

    Quem não foi pro cine ceará perdeu mto msm!
    eu sei qu eé difícil parar sua vida durante uma semana e ver tudo o que passa, mas pelo menoa alguma coisa dá pra ver!

    O pouco que eu consegui ver (ainda vi os grandes vencedores: melhor curta e melhor longa) me acrescentou muito e me mostrou coisas que dificilmente vou ver de novo!

    Adorei o texto, e o tema não poderia ter sido mais propício!
    E acredito que concordo com o darwin, pois de que adianta o númerod e festivais continuar aumentando se ainda apenas uma pequena parcela da população participa??

     

  5. Blogger Marina Rosas disse:

    ah.. esqueci de comentar!
    ADOREI a montagem!!

    como diria o roger: "a imagem tá massa!"
    =]

     

  6. Blogger Fabianny de Alencar disse:

    "mas o problema é fazer as pessoas que lotam os cinemas para ver Homem Aranha, Piratas do Caribe, Harry Potter, Shrek e companhia se interessarem em ver um filme de baixo orçamento que discute política, religião, arte, educação..."

    Esse é mesmo o problema! Uma das coisas que mais me deixa triste é o fato de não haver o custume de ver curtas aqui no Brasil, principalmente quando há tantas coisas boas sendo produzidas!
    parabéns pelo post, moço (:

    .

     

  7. Anonymous Anônimo disse:

    tudo tem seu valor ... a cultura d massa tb!mas é logico q ha uma supervalorizaçao dessa cultura e por consequencia uma desvalorizaçao das "outras culturas" ...

    Paciência ...
    Pedido!Dá umas dicas d filme tb mah ... uns três filmes bons por post??

     

  8. Anonymous Anônimo disse:

    Valeu pelo texto aee.. muito bom, e valeu pelas informações dos futuros festivais!

    E adorei o "...ainda vamos ter outros festivais por aqui esse ano e dessa vez não troque a tela de cinema pela tela de TV ou computador..."

    Alguma indireta para os futuros comunicadores??
    xDD

     

  9. Anonymous Anônimo disse:

    necessario verificar:)

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online