.:voltar:.
Já dizia o famoso trocadilho: Toda propaganda é uma publicidade, mas nem toda publicidade é uma propaganda. Uma propaganda tem por finalidade apresentar um produto ou uma área de trabalho e induzir o consumo do tal ou até mesmo da prestação de algum serviço. Já publicidade age de forma mais abrangente, não tem a obrigação de vender, mas sim levar o conhecimento ao alcance das pessoas, tornando íntima a relação entre projeto e cliente, fazendo uso de diversos mecanismos: a propaganda, o marketing (preocupa-se com preço, locais de distribuição, entre outros) ou o merchandising (aproveita-se de programas ou outras propagandas para se promover). E é neste que eu queria chegar, o famoso 'Merchan'.
Muitos se confundem com o real significado da palavra merchandising - podendo ser traduzida de maneira mais geral por mercadização. Sabe aquela coisa chata que acontece quando você está assistindo a novela das 8 e aparece a Regina Duarte super entusiasmada com o novo creme da 'Avon' porque deixa as mãos mais suaves? Ou quando a Claudete (apresentadora) pára tudo pra apresentar a nova HP que não só tira foto como também filma, hein? E vem com cabo longo... Chato, não é? Eu também não gosto, porém essa é uma forma de merchandising e acredite: é a melhor forma de aproximar a marca do consumidor - imagens + produtos = testemunhal; e uma das mais caras, já que o retorno é muito maior e mais rápido que o de um anúncio/campanha.
Outras fomas de 'Merchan' é a degustação em supermercados, ou destacamento de produtos no meio de outros, tomamos como exemplo as prateleiras de bebidas sempre com um monte de pastilhas e amendoins pendurados pertinho delas apesar de ali não ser a seção deles.
Como espectadora, não aprovo a tática de merchandising, pois fica aquela cena solta. Porém, com olhos de futura publicitária, sou fã do merchan, já que aquela cena solta vem através da chamada de uma personalidade agindo como uma testemunha,o ouvinte, que já estava "ligado", continua prestando atenção. E quem nunca se sentiu influenciado ao ver aquela celebridade usando ou mostrando um produto, hein?
-> O nascimento da Merchandising: [De acordo com o site wikipedia] Antigamente os produtores levavam suas mercadorias para serem comercializadas nos armazéns, onde todos os feijões ficavam em embalagens iguais (venda a granel).Alguns produtores decidiram destacar seus feijões dos outros inserindo uma inscrição na embalagem e assim diferenciando os seus produtos. A partir daí essa diferenciação foi evoluindo até se separar do produto em si e atuar isoladamente.
Marcadores: Publicidade, Sara Aragão
Escritor por Anônimo,
terça-feira, 22 de maio de 2007.
Deixe aqui a sua opnião.
segunda-feira, 21 maio, 2007
Saraaa! Gostei muito do seu texto, como sempre envolvente e divertido.
Sucesso pra gente neste blog e pra você na sua coluna! ;)
segunda-feira, 21 maio, 2007
Bem lembrado o lance do merchan...
Eu já me senti influenciado à comprar por personalidades famosas...
Se alguém no pânico disser que o produto é bom eu acredito, mas acredito pq ,pra mim, os caras do panico representam credibilidade e sinceridade... ai influência no merchan.E se algum dos hermanos aparecer na Tv mandando comprar alguma coisa, kebro meu cofre e vou correndo comprar![calma tow exagerando]
=]
segunda-feira, 21 maio, 2007
Sarinhaaaaa... tá muito bom teu texto muié (mas só tu pra assistir a Claudete né!? hauahau)!! Bjo bjo
terça-feira, 22 maio, 2007
Sarinha, mulher, tu arrasou hein?
Bem que tu disse que pesquisou foi muito mas valeu a pena!!!! Muito sucesso pra ti viu! Bjssss!
terça-feira, 22 maio, 2007
sarinhaaa!
precisa nem dizer neh..
tah mto massa, conceitual, informativo e mto proximo do leitor!
adorei msm!
\o/
;DD
terça-feira, 22 maio, 2007
gostei muito do texto sara! parece que a gente tá sentada conversando contigo!
muito bem lembrado o que o roger falou, cabe aos consumidores saberem quem são os artistas que tem credibilidade para comprar os produtos anunciados por estes.
e cabe ao publicitários identificarem essas pessoas que tem grande apelo com o público! a sara já sacou esse lance e vai se dar bem nn publicidade!
terça-feira, 22 maio, 2007
Tá muito chique essa menina... Parabéns pela estréia. Bjim
terça-feira, 22 maio, 2007
Bem... inicio meu pitaco parabenizando a futura publicitária por seu belo texto... direto, bem humorado e inteligente, ela conseguiu transmitir, por palavras simples e num contexto envolvente... ah, tudo bem, eu sou amiga dela hehehe! Eu sou suspeita... mas não é de hoje que admiro essa criaturinhazinha aê, e pelo q conheço, ela vai se dar bem mesmo na publicidade. Sabia q vc era talentosa e sabia lidar com as palavras, mas você me surpreendeu com sua facilidade de comunicar uma idéia sem recorrer a palavras difíceis, como você consegue se direcionar sem particularizar a idéia, sem restringir o tipo de leitor... qualquer um entende, e gosta! O assunto também é digno de aplausos... esclareceu mt! E... bem, eu, pessoalmente, sou contra o merchan... mas vc, como publicitária, abordou o assunto de maneira limpa, sem rodeios, e tornou até compreensível a utilização desse artifício nos meios de comunicação de hoje. Em suma, parabéns!
bju
terça-feira, 22 maio, 2007
tá massa sara
vai tomar o lugar da fátima bernardes, eheehe
sucesso
terça-feira, 22 maio, 2007
eu gostei do texto ... e interessante! Eu não gosto muito de propagandas, claro que tem umas que até acho interessante, mas a maioria deixa você acreditar que não faz parte da sociedade por não ter condições de ter um certo produto ... tipo isso! Muitos acabam se sentindo um lixo ... the end! Beijo Sarinhazinha, navegar é preciso e surfar mais ainda ... jel usando o teu blog para fazer "Me..." da minha frase Surf, Pq a vida é uma onda
terça-feira, 22 maio, 2007
Texto mtoo booom!! Snebarap Sara!
Adorei o 2º parágrafo, me identifiquei com ele! WEUHEWU!
Essa pessoa tem futuro, minha gente! XD
terça-feira, 22 maio, 2007
parabéns !!!!
ta mt massa !!!!!
continua assim !!!!
;)
terça-feira, 22 maio, 2007
Eu acho a maior forcação de barra os merchan de novela, mas...funciona! Pelo menos é o que as pesquisas apontam.
Sara, dá uma olhada no meu blog, que também trata de pp. É sobre foto publicitária.
um abraço
terça-feira, 22 maio, 2007
Sábias palavras, Sarinha! Apesar de ser contra o “merchan”, indicou que é um método eficaz de atrair a atenção do ouvinte.
Muito sucesso!!
beijããão!! =D
terça-feira, 22 maio, 2007
HuahuahuhauHAUhuah muito comédia o texto, Sara!!!
Por isso que não aguento mais assistir pânico... parar tudo pra fazer propaganda de Guaraná Dolly é dose ¬¬
ri demais auahuahuahuha
terça-feira, 22 maio, 2007
Eu sabia ... sucesso puro!
Ow menina réa pai d'egua!
Continue assim fia ... tema bom, texto bom ...
terça-feira, 22 maio, 2007
Sara, seu texto esta otimo, divertido e informativo. Gostei muito!!!!
terça-feira, 22 maio, 2007
Sara, gostei demais do teu texto!
vc conseguiu prender a atenção do leitor de um jeito simples e divertido. Adorei!
terça-feira, 22 maio, 2007
rapaz, to vendo que a galera ta se esforçando mesmo... vcs tao dividindo os temas entre si?
ficou legal, vamos ver os proximos ^^
terça-feira, 22 maio, 2007
é...primeiro texto tá bom..
bora ver os outros!!
{ crítico não?! kkkkkkkk =xx }
mas tá legaal!!! \o/
tu se garante escrevendo!
xDD
terça-feira, 22 maio, 2007
essa eh a minha gatona! gostei do texto...bem explicativo...soh tenho uma coisa a dizer: me convença... :P
terça-feira, 22 maio, 2007
Sara! Parabéns pelo texto, muito bem elaborado. De total objetividade, sem perder o caráter inpessoal. O tema foi, na minha opinião, muito bem escolhido! Para nós que vamos entrar nesse mundo tão contrastante entre beleza e sujeira é fundamental esse domínio! Acho que poderia ter dado uma incrementada na parte opinativa, e concordo em ser "abusado" visualmente com os merchans.
Grande beijo! E muito sucesso para nós! Acho que o Blog está sendo mais do que maravilhoso! =D
terça-feira, 22 maio, 2007
Bem, como prometi no aniversário da Bia, estou lendo e comentando!
O texto tá bem simples, e você poderia, nas próximas semanas, aprofundar o assunto, que poderá causar tantas discussões entre os jovens comunicólogos que por aqui passarão.
Vida longa ao blog de vocês! Sucesso!
;D
quarta-feira, 23 maio, 2007
Prima!! Primeior desculpa n ter olhado o blog antes é q tava meio ocupada. Olha vc arrasouuuu... adorei o texto! Alias o blog em si ta muito bom! bjos!
quarta-feira, 23 maio, 2007
bacana
^^
quarta-feira, 23 maio, 2007
Sarinha, vou te dizer... nem eu sabia que tu escrevia tão bem hein...o texto ta mto bem escrito, ta show!!!
quinta-feira, 24 maio, 2007
moçada tá muito bom o bolg d vcs
nos deixa "os futuros publicitários" muito mais informadosd e animads com a nossa futura carreira.
parabéns
vou virar visitante numero 1=D
parabéns SARINHA continue com sua inteligencia sagáz, futura sócia =D
kkkkkkkk
bjão td d ebom pra vcs e pro blog =D
quinta-feira, 24 maio, 2007
moçada tá muito bom o bolg d vcs
nos deixa "os futuros publicitários" muito mais informadosd e animads com a nossa futura carreira.
parabéns
vou virar visitante numero 1=D
parabéns SARINHA continue com sua inteligencia sagáz, futura sócia =D
kkkkkkkk
bjão td d ebom pra vcs e pro blog =D
quinta-feira, 24 maio, 2007
Olha aeew
a bixa se garante
ahuahuahauhauahuah
o prox sou eu msm eh?!?!?
quinta-feira, 24 maio, 2007
Este comentário foi removido pelo autor.
quinta-feira, 24 maio, 2007
Humm, muito bom o texto, a propaganda é a alma do negócio, tanto prova que eu estou aqui, lendo e comentando. O problema: Publicidade ou Propaganda? E que tal Merchandising? é vender sem se vender ... mas isso é missão para você =). Gostei muito da iniciativa do blog, uma ótima forma de interagir, e você vai ver como a vida universitária transforma as relações, quanto mais ferramentas tivermos melhor. Continue assim, obstinada, objetiva e caminhando, quem sabe a gente não trabalha junto, hehehe, bjinhos =) e até a próxima.