<body>

TOP 10

.:voltar:.

*Este texto foi escirto por Saulo Lima

Este blog estreou recentemente. Ainda não me considero um grande crítico de comerciai de TV, mas tomei a liberdade, fundamentando-me em algumas opiniões, de fazer uma lista, meio que simbólica, de 10 marcas com as melhores propagandas na TV brasileira. Isso mesmo! Não se trata de “uma melhor propaganda de um produto”, e sim, dos melhores anúncios de várias marcas – no caso dez – que sempre vêm inovando seu trabalho a fim de, não apenas, ganhar novos clientes, como também assegurar seus habituais compradores. Por isso não estranhem a falta de uma propaganda criativa. Levou-se em consideração o histórico das marcas.Dentre os critérios utilizados, observou-se se a propaganda era original, chamativa e persuasiva. Ao fim do processo, chegamos ao seguinte resultado:


10Albany: Esse “confronto” homem x mulher, por causa das diferenças entre os sexos, serviu base para uma propaganda bem interessante do Albany que fala das diferenças entre homens e mulheres. Algo, assim digamos, “leve”, que não fosse interpretado como uma forma de preconceito ou semelhante.


9Brahma: A Brahma, atualmente com o Zeca Pagodinho, não é uma das melhores propagandas da TV, apesar de o novo slogan – “Quarta-feira agora é Zeca-feira”, que está mais para lema, já ter virado mania. Mas não podemos deixar de esquecer seu “auge”. Já presenciamos duas ótimas campanhas com esse produto. Um deles foi a dos caranguejos/siris que saiam e bebiam a cerveja de um indivíduo na praia e que, no fim, ainda o zombava com o, na época, tão falado “Nã na na na”. Outra foi na época de Copa do Mundo de 2002 (que traz ótimas lembranças, por sinal) com a tartaruga craque no futebol e seu “íííííí”.


8Chevrolet: Das propagandas atuais de carros, esta é a que chama mais atenção. Seu slogan é uma frase de incrível auto-confiança que nos faz acreditar, se comprarmos, adquiriremos o melhor produto. Sim, estou falando da “Campanha do Vectra”.Antes desta campanha “estrear”, as pré-estréias faziam um chamado por um melhor design do carro. Após um tempo, a marca vem dizendo que depois de vários testes com inúmeros designs, cores e acessórios, restou apenas um estilo para o novo Vectra: o antigo Vectra, acompanhado de uma frase singela: Um Vectra não precisa de mais nada. Realmente, sou obrigados a concordar. Este carro é um ótimo produto, com um preço acessível em comparação a outros de mesmo estilo. É bonito, elegante e que, de acordo com o que quer dizer o novo slogan, “se melhorar, estraga”.


7 Unibanco:Ultimamente, o comercial de animação gráfica da Unibanco vem desbancando a concorrência. Através dos carismáticos “mascotes”, a empresa vem ganhando cada vez mais clientes. Até porque a sua propaganda não é, em nada, enganosa. Tudo que eles afirmam fazer, eles fazem mesmo. É algo simples e engenhoso.


6Visa: Sou obrigado a destacar a mais recente campanha desta empresa. É uma propaganda bem criativa e de impacto. O “Agora só falta isso; não falta mais” é, realmente, uma frase de efeito que nos faz acreditar que este é O produto. Sem deixar de lado a grandiosidade da produção do comercial. Também não é divertida, mas é muito interessante e de uma simplicidade incrivelmente engenhosa.Entretanto não consegui encontrar uma propaganda desta campanha na rede mundial de computadores. Mas isto não me impede de postar um grande comercial desta mesma marca.


5Claro: A Claro pode estar no mercado há pouco tempo, mas vem sempre com ótimas propagandas. São criativas, divertidas e envolventes. É impossível destacar uma ou duas de seus comerciais, uma vez que ela tem sempre inovado. Alguém aí se lembra daquela, se não há engano, no Natal, em que filhos ganham dos pais um Marcelo Antony ou uma Karina Bachi e eles não gostam? “Poxa mãe, eu queria um celular da Claro, por ter muitos modelos, baratinhos e que lhe dá até R$ 600,00 de bônus”. Outra, também muito divertida, é aquela em que, também no Natal, a mãe “flagra” a filha falando com alguém. Esta prontamente responde: “Tô falando com o Papai Noel. Dããã! Pensou que fosse com o chipinho da Claro?”.Outra, umas das mais recentes é a que diz o que nós podemos fazer com o dedo indicador. Simples e criativa, mas interessantíssima. Devo confessar que o comercial encantou muitas pessoas.


4 Mastercard: Desde que foi lançado, o “Existe coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.” virou um slogan inesquecível. Praticamente um exemplo de vida. O bordão é genial e “ta na boca do povo”. Tanto por ser criativo, como por ser verdade mesmo. Nem tudo se compra. Nem tudo se vende. E é isso que a campanha em si quer dizer. Os sentimentos não têm valor comercial. Mas o resto, sim.


3 Seda: A marca seda sempre traz uma ótima propaganda, criativa e divertida, mas a que mais me chamou atenção até agora foi aquela com o slogan “Me olha. Me olha de novo”. Uma frase que chama a atenção, por ser realmente o que acontece com as mulheres, acompanhada de um anúncio bem criativo e que, além de tudo, ainda faz do sexo feminino uma raça confiante, inteligente e com respeito próprio.


2Skol: Essa é uma das únicas propagandas que sempre tem temas divertidos e criativos. Sempre inovando, a Skol já trouxe vários temas divertidos. A “cerveja que desce redondo” não precisa apelar com milhares de pessoas dizendo experimenta para convencer seus compradores. Usando-se de temas criativos, ela faz pessoas pararem o que estão fazendo para a assistir.


1 Bradesco: Viu-se nesta lista, que as propagandas eram, antes, originais do que grandes. Entretanto esta empresa soube conciliar as duas características. É, até agora, a melhor e maior propaganda brasileira. Bradescompleto é o slogan mais criativo, produtivo e auto-confiante de todos os tempo. Elogios para este não faltam. Agora, de todas as propagandas já apresentadas deste banco, a partir deste slogan, com certeza, a melhor é aquela com Cirque de Soleil. Um clássico. Amabilíssimo. Comparando as atrações artísticas magníficas e envolventes do espetáculo ao trabalho e às propostas do Bradesco.

Marcadores: ,

“TOP 10”

  1. Blogger Roger Quentin Pires disse:

    bom texto!

    bem,
    gosto da do Bradesco, principalmente com o Cirque de Soleil e o slogan BRADEScompleto.
    Mas tb destaco a do mastercard:
    o textinho--
    tal coisa $$ , tal coisa$$, já isso NÃO TEM PREÇO !!
    é sensacional!!
    =]

     

  2. Blogger Darwin disse:

    o texto tá ótimo, a descrição das propagandas ficou mto boa, assim... eu incluiria outras campanhas, como as do Dove, se n me engano é da mesma empresa que fez a do Seda...e a do mastercard é fabulosa, umas das melhores idéias de campannha q já vi, tanto que está aí há um bom tempo...

     

  3. Blogger Marina Rosas disse:

    aê!!
    mais um futuro publicitário de sucesso!
    valeu saulo!

    tbm achei q faltou a do dove: "campanha pela real beleza" acho mto boa msm!

    aaah a melhor de tds, na minha opinião é a do mastercard!

     

  4. Blogger Yuri Leonardo disse:

    "É, até agora, a melhor e maior propaganda brasileira. Bradescompleto é o slogan mais criativo, produtivo e auto-confiante de todos os tempo (sic)."

    Acho que aí esticou a baladeira :D
    Mas, concordo até certo ponto.. BRADEScompleto foi uma sacada de mestre.
    Futuros bixos, o blog tá de parabens! Eu, ao menos, estou ansioso em conhecer cada um de vocês.
    Continuem com o bom trabalho.

     

  5. Blogger Dan disse:

    Que trabalho de pesquisa e análise fabuloso, Saulo! Não concordo com algumas propagandas, mas a forma como vc soube pensar e criticar cada uma foi ótima! O texto é uma verdadeira análise publicitária, vasculhando todos os aspectos. Adorei! ;)

     

  6. Blogger Marcella disse:

    Massa Saulo gostei muito do seu texto. P/ mim a mais legal é a do Mastercard, amo demais esse slogam acho que como outras propagandas como da Bombril, batom garoto, valisérie, esse jargão ficará na mente das pessoas! Parabéns1

     

  7. Anonymous Anônimo disse:

    Ah.. adorei... as criticas das propagandas tb, apesar de essa não ser a minha lista! xDDD

    Mastecard vai virou mania.. que nem compre batom.. Haha!
    Valeu Sr. Saulo!

     

  8. Anonymous Anônimo disse:

    adorei o texto!! soh queria lembrar o q eu considero o mehlor slogan: "porque a vida é agora" essa frase eh d uma propaganda do Visa! eu acho perfeita.. qnd vc vai comprar uma coisa, tah indeciso pq n quer gastar dinheiro, dai lembra da frase pq a vida eh agora.. perfeita!
    mas mto boas as criticas..

     

  9. Blogger Wanderley Neves disse:

    Gostei do texto, larva!

    Mas, não dava pra fazer um top 11 e incluir o garoto Bom Bril no texto não? É uma campanha duradoura e muuuuuuuuito divertida. Uma verdadeira obra-prima do Washington Olivetto.

     

  10. Anonymous Anônimo disse:

    boa garoto!!
    bem citadas as campanhas ... só num gosto das d cerveja ...
    pra mim sensacional é a da Albany ...

    vlw garoto ... se garantindo hein ...
    marroiiiiiaaa

     

  11. Anonymous Anônimo disse:

    Saulooooo! Bem-vindo ao blog!
    Muito interessante seu post! Tão bom relembrar dessas propagandas que marcam né?!

    Tava lendo e pensando em como esses slogans ficam na nossa cabeça mesmo #)

    Bjoooo \o

     

  12. Anonymous Anônimo disse:

    Bem tá muito bem escrito o texto, mas cara tenho só uma coisa, se queres ser um publicitário MESMO reavalia essa da Skol, há tempos que não desce redondo, e caiu no estracismo de usar mulheres seios e bundas para emplacar a cerveja, o desce redondo de antigamente agora é colocado como o seio de uma garota, um marketing extremamente apelativo e viral, assim como o de outras cervejas hoje em dia, creio que os responsáveis pelo marketing das cervejas apostam apenas no esteriotipo do machista querendo ver mulher gostosa, ou então fazendo porção de coisas como um futebol, voley de praia, em festas super animadas e no final fica quase um sarcasmo aquele "se beber não dirija" que está sendo obrigado a colocar, comparando a propagandas de cigarro, em que tudo vc pode, e no fim avisam que fumar faz mal, mas antes ti prometem um reino quase divino.... enfim acho um jeito pifio de fazer propaganda é apenas mexer com o machismo e raízes ruims que estão encruadas na sociedade

    ;) e olha q eu não faço publicidade, eu faço história, vim visitar aqui a pedido de uma pretensa amiga (conheci hj ^^ ) mas se me verem não me apedrejem *corre*

     

  13. Blogger Beatriz Jucá disse:

    Gostei da forma como você criou o texto. Sem dúvidas, existem campanhas publicitárias muito interessantes, mas lendo os comentários aqui, lembrei do comercial da valisere. Esse eu acho sensacional... Lembram do 'meu primeiro valisere'? hauiheuiae...

    Parabéns, Saulo!
    Continue pesquisando e nos ensinando mais sobre a publicidade! :*

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online