<body>

"E ver um mundo novo, sair do meu aquário"

.:voltar:.


Vivemos em um país de grandes extensões territorias e, como em qualquer parte do mundo, as manifestações artísticas nao acontecem numa seqüência lógica. Então por onde deveríamos começar o nosso garimpo?
Que tal se começássemos por um estado que tem um incentivo à cultura tão baixo a ponto de inviabilizar o acontecimento de movimentos como o "Música no Museu", que percorre museus do país divulgando e trazendo conhecimentos da sonoridade de instrumentos musicais como a harpa? Acho que seria uma boa idéia... Então, vamos começar pelo Ceará.
Com o auxílio de amigos e de poucas emissoras de tv e rádio que cedem algum espaço às bandas locais, chegamos a uma lista encabeçada pela banda Brevis.

Brevis significa o que realmente parece: breve, curta duração. Quem garante? Formada em 2005, por cinco rapazes (Miguel Cordeiro - Vocal; David Rodrigues - Guitarra e Vocal; Jorge Roque - Guitarra; JJ - Baixo; Paulo Victor "Bolinha" - Bateria) de Fortaleza, a banda já tem um currículo respeitável: uma apresentação no "Festival Ceará de Música" e duas na "maior boate da América Latina" ao lado de Fresno (RS) e Forfun (RJ), mesmo fazendo um som diferente das bandas de emocore citadas.
A banda Brevis faz um som contemporâneo, ou seja, de difícil classificação. Talvez esse seja seu diferencial. O que vai nessa caldeira não são diretamente os clássicos do rock. A banda junta o post rock¹ do Sigur Ros e post hardcore² do The Used e Finch. Por essa leve versatilidade, alternando estilos diferentes nas suas composições, a Brevis vem ganhando seu espaço.

A Brevis parece já ter encontrado o seu caminho dentro das composições e a receptividade tem sido muito boa. As letras, falando de angústias introspectivas em tons confessionais, já renderam à banda apresentações em grandes eventos do estado, como o Ceará Music, e em grandes boates como Mucuripe Club, sem abandonar os ambientes que lhes apresentaram ao público cearense, como Hey Ho Rock Bar.
Não nos cabe dizer a quem nos lê se a banda, no caso, apresentada é boa ou ruim. Todos nós temos a nossa opinião formada quanto ao que nos agrada e você, leitor, sabe o que é lhe agrada e o que não.

¹ (mistura de rock progressivo, Pink Floyd, por exemplo, com o rock alternativo, Beck, Jet, Coldplay...)
² (a versão mais recente do hardcore).

*Mais informações, músicas da banda, fotos...:
Título: Aquário de Coisas - Brevis

http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=37321
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8216835
http://www.youtube.com/watch?v=DyaA1IpxGKY
http://www.fotolog.com/brevisrock

*Agradecimentos:
Lívio Rocha - www.deverasperfido.blogspot.com

Marcadores: ,

“"E ver um mundo novo, sair do meu aquário"”

  1. Blogger Marcella disse:

    Oh Bruno, parabén e obrigada! Parabéns pq vc soube nos envolver com o seu texto, e obrigada por nos abrir portas, conhecer outras vertentes da música. Acredito que hoje não dá mais pra dividir estilo, o mais legal da atualidade é a mistura, vc tanto parecia um novo som, como conhece ritmos que foram esquecidos no passado bem distante. Valeu d+++!

     

  2. Blogger Roger Quentin Pires disse:

    bem,
    admito que nao havia ouvido falar sobre a BREVIS. Mas acho que isso é uma das intençoes desta coluna , apresentar novas opcoes!
    mt bom o texto!
    SUCESSO!

     

  3. Blogger Darwin disse:

    mto bom o texto,informativo, imparcial, descontráido, mto boa essa coluna de música, tá se garantindo mto rapaz!

     

  4. Blogger Marina Rosas disse:

    tbm não tinha ouvido falar dessa banda...
    mas pela mistura de estilos deu vontade sim de conhecer!
    mto bom bruno, sempre traga novidades pra gente!!

     

  5. Anonymous Anônimo disse:

    Cara, obrigado pelo espaço e pelas palavras. Valeu mesmo por escolher a gente.. espero que o som tenha agradado aos leitores do blog! Parabéns aí pelo trabalho, aroveitando a deixa aqui.. esse SÁBADO (02/06), tocaremos ao vivo na rádio MIX (95,5 fm ) , às 18 horas. Confiram!
    Abraços e sucesso !

     

  6. Blogger Unknown disse:

    Legal o que vc escreveu... a banda é boa mesmo! até + !

    Bruno Buca

     

  7. Anonymous Anônimo disse:

    o início foi muito bom, mas quando você começou a falar da banda, se perdeu. fica parecendo que o maior mérito deles é ter tocado no mucuripe e no ceará music (você até fala sobre isso duas vezes!).
    "angústias introspectivas em tons confessionais" não é aconselhável.
    e não deixe de dar sua opinião. jornalismo é opinião.

     

  8. Anonymous Anônimo disse:

    esse texto eu gostei mais!!!!
    tah filéé!!!

    com relaçao a banda: nunca tinha ouvido falar ... bom mostrar um som novo pra glr e tal ... mas tu num tem nenhum link pra baixar naum mah??

    vlww garoto ... arrosa!!!

     

  9. Anonymous Anônimo disse:

    Gostei muito dos primeiros paágrafos do seu texto como já havia comentado pessoalmente! E quando cheguei nos outros parágrafos , desculpe anônimo mas vou discordar de vc.. conseguiu fazer uma abordagem prática e direta do que seria a banda! E gostei de verdade qndo ele falou "angústias introspectivas em tons confessionais". Não estamos em nenhum Jornal, muito menos trabalhado pra alguém, aproveitamos esse blog pra realmente colocarmos o que vier em nossa cabeça e da forma que vem!
    Qnto a necessidade de ser informado duas vezes os lugares de apresentação da banda tb num vejo problema nenhum.. já que são lugares bastatente conhecidos e a primeira citação não foi lá tão direta!!!
    Parabéns, adorei o texto, mas sei qeu vc tem ainda melhores por aí Preá!
    Beijoo

     

  10. Anonymous Anônimo disse:

    Gostei do texto mas, tb acho que faltou sua opiniao.

     

  11. Anonymous Anônimo disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

     

  12. Anonymous Anônimo disse:

    Preáá! Adorei ter falado sobre bandas cearenses.. nada como privilegiar o que é da gente né?!

    Conheço o JJ, muito gente boa. Vou dar uma olhada nas músicas deles tb!

    Bem acessível seu texto #) Parabéns!

     

  13. Blogger Beatriz Jucá disse:

    Assim... eu gostei do texto sim e acho que o jornalismo nem sempre é opinativo. Claro que eu não sou a espertona e sei pouca coisa sobre jornalismo e tal. Mas já ouvi muito falar em jornalismo imparcial. eu penso que expor a notícia tb é jornalismo... e aí? ele tinha que ter dito se gosta ou não da banda? não seria interessante tb deixar que os leitores ouçam e tirem suas conclusões, de vez em quando? Creio que o q ele quis foi mostrar que existem bandas diferentes por aqui. Bandas que tocam tipos antigos renovados e têm oportunidades de participar de coisas grandes [daí ter falado do mucuripe e tal..], não entendi que ele tinha falado daquilo pra dizer que os caras são bons pq foram ao mucuripe. Talvez o papel do autor tenha sido mais de apresentação, saca? e aí os outros formam as suas opiniões. Ah se a rede globo fosse assim! hehe =D

    Quanto às críticas acima, elas sempre serão muito queridas neste blog, assim como os elogios também. Então, não precisam ficar acanhados em se identificar por aqui. Dia desses, eu tava até comentando com o Roger: 'seria tão bom se as pessoas criticassem mais'. Pq críticas são construtivas e elogios são gratificantes. Não tenham medo de fazê-los, a gente adora os dois com certeza!

    E eu também queria aproveitar e agradecer a todos que estão lendo o blog. Um abraço!

     

  14. Blogger Roger Quentin Pires disse:

    Críticas?!?!
    Adoramos Críticas...
    Áfinal , ng se engane, esse é ,além de td, um blog EXPERIMENTAl E PESSOAL!!
    vamos errar,experimentar,acertar, enfim...


    *qnt ao lance ai do texto ,tocaram no mucuripe no ceara music...e isso é um dado importante e representativo, pelo menos eu acho.

     

 

:: conversa fora ::

 


 

:: colunas :: 

 

:: recentes ::

 

 

:: arquivo ::

 

 

:: links ::

 

 

 

 

los casinos online